Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Denis Tavares

    São vários os motivos da China estar dando um grande salto. Creio que o mais importante é a valorização do ensino. No exame PISA, se pegar Xangai (Shanghai) isoladamente, vc terá a nota mais elevada do mundo no exame. Qual a ênfase? Exatas (matemática, física); Línguas (mandarim e inglês). Além disso, é um pais que está incorporando muito bem o capitalismo. Vc tem as grandes empresas, mas vc tem as pequenas manufaturas que são ainda mais impostantes para a economia que as grandes.

    Responda
    1. Denis Tavares

      A educação no Brasil é uma das piores do mundo. E há uma enorme resistência com relação às exatas. No Brasil, pensa-se que o desenvolvimento, a justiça social, a saída da pobreza decorrem do estudo de sociologia, antropologia, etc e tal. Na verdade, a melhoria na qualidade de vida só é alcançado a partir das engenharias.

    2. Denis Tavares

      E são as inúmeras pequenas indústrias que estão dando o salto na China. Lá que há espaço para a inovação, além claro, das universidades. Mas, creio, tudo começa com a qualidade na educação. Depois vem a liberdade para criar e a liberdade para empreender.

  2. Cloves Oliveira

    Outra coisa que precisamos entender é que a China não é um único país. Tem a China de Shangai que deu certo, mas também outra China que não deu certo e outra que nunca dará certo. Outro aspecto da China é que ela não tem interesse em exportar o seu modelo que deu certo, até porque isso seria impossível uma vez que tem raízes na história milenar do país. O que poderíamos copiar é o sistema meritocrático de escolha dos servidores públicos que somente após trinta anos tem chance de atingir o topo.

    Responda
  3. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    E não se pode esquecer a poluição atual, o cardápio atual, as leis atuais, as balas atuais, a liberdade total atual y otras cositas más...

    Responda
  4. José Cardoso

    Estive lá em 2010 e o que me chamou a atenção foi a censura à internet. Tentava acessar meu site e não conseguia. Pensei que estava fora do ar, mas chegando ao Japão vi que estava tudo normal. Devem ter algum sistema automático de filtros para algumas palavras chaves, não sei. Acho que o país é como uma grande empresa, e como tal se acha no direito de controlar o que seus funcionários podem ter acesso.

    Responda
  5. Ciro Oiticica

    "O Brasil tem a ambição de deixar de ser apenas um gigantesco mercado consumidor de tecnologia para se tornar produtor. Para isso, o papel do Estado como indutor de inovação é essencial." Com Temer e sua famiglia no poder, esquece.

    Responda