Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Daniel Eustáquio Ramos Marinho

    Perfeito, Demétrio! A última linha de sua coluna é o que deve ser repetido e se trata do mais importante. Trata-se da primordial diferença entre aqueles que se utilizam de medidas como: "dois pesos e duas medidas". Se fosse a esquerda que estivesse no poder e atuasse na mesma medida, aplausos seriam dados pela atuação dos órgãos públicos responsáveis. Mas, enquanto isso, em países que apoiam, de modo irrestrito, tais violações se perpetuam e ocorrem dia após dia.

    Responda
  2. antonio brandao

    Caro Demétrio, oportuno o seu artigo. Me leva a lembrar a "operação mãos limpas" da Itália de 1990, em que o juiz Giovani Falcone foi morto em 1992 pelo crime organizado. Aí concluo o assunto Guimarães, embora tenhamos a questão pós verdade, totalmente inerente ao momento em que a tecnologia nos faz repensar informações, é importante exatamente por isto (pensar), bem como a capacidade de divulgação de fatos, vazamentos, "cascatas", etc., melhor do que na Itália, todo mundo alerta no Brasil !

    Responda
  3. mateus maia

    Está indo o tempo que o Homem de preto emanava respeito, hoje é só mais um tucano recalcado com a derrota iminente (a quinta seguida), mas 2018 ta aí e a urna não gosta da direita, e depois que os efeitos da mexicanização do Brasil e a legião de mendigos que serão formadas com o fim da previdência e da CLT, a esquerda vai nadar de braçada.

    Responda
  4. Antônio Carlos de Paula

    O juiz do sorriso Colgate com o mineirinho de Furnas, só age com objetivos políticos! Qual será a próxima?

    Responda
  5. MARIA STELA C MORATO

    Texto preciso, critico e bem articulado. É desta critica que o Brasil precisa. Petisra tem muito a aprender com ele.

    Responda
  6. Jorge Luiz Padilha

    O articulista, "dá uma no cravo e outra na ferradura.Outra pós-verdade, a gosto dos intelectuais, é supor que na era das bonanzas dos governos PT, blogueiros de esquerda agiriam de maneira ofensiva.A situação de polarização radical, as vezes de ambos os lados, se ampliou pelo rompimento da ordem democrática com o golpe descarado que derrubou Dilma.

    Responda
  7. Antonio Catigero Oliveira

    Há aproximadamente um ano, o cidadão ficou boquiaberto ao ver um juiz de primeira instância demonstrar seu poder discricionário em rede nacional, numa escuta ilegal de conversa entre Presidente e ex-presidente. Que bom que, por enquanto, ainda existe as "catacumbas da internet" equilibrando um pouquinho essa situação de penúria da informação e seletividade em vazamentos...Para aqueles que não querem ser reféns, ou cúmplices, dos espalhafatos dessa farsa de canastrões que está destruindo o país.

    Responda
  8. Luis Henrique Trindade

    A crítica do articulista, com relação ao bloqueio Eduardo Guimarães, é ridícula e tendenciosa. Blogueiros de direita, e quase toda a Grande mídia, fazem há anos, campanhas de difamação contra o PT, governos Lula e Dilma. Como sou leitor da folha, já li, inclusive dele mesmo, coluna baixando o bambu no lulopetismo.

    Responda
  9. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

    Demétrio, com sua cultura é de pasmar que não entenda que não é o caso do cidadão dever "lealdade às forças repressoras", mas sim de ter o dever cívico de auxiliar as autoridades a combater o crime. Auxiliar um criminoso inclusive é crime de "favorecimento pessoal" previsto no art. 348 do Código Penal.

    Responda
    1. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

      Porque criminoso é só quem foi condenado. Hitler não foi condenado, nem Stalin, nem Mao. Todos inocentes?

    2. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

      É o caso, meu caro Ricardo de, logo após um assalto, você esconder o ladrão em sua casa para ele não ser preso.

    3. Ricardo Ferreira

      "auxiliar as autoridades a combater um criminoso"? quem cara-pálida? você está falando de "alguém" que nem foi condenado ainda? É este tipo de mentalidade arbitrária que deve ser combatido em uma democracia.

  10. Mauricio Menezes Duarte

    Mas com polícia petista como isso é possível? Enquanto não se desmantelar esse grupo de petistas - infelizmente a Folha modera termos mais adequados quando se sente ofendida pelos não petistas -, grupo este que assola o poder público em várias esferas, mas sobretudo a federal, as retaliações vão continuar acontecendo à exemplo da operação Carne Fraca, ou será que alguém realmente acredita que essa operação defende algum interesse de algum consumidor brasileiro?

    Responda
  11. E Tavares

    Interessante, esse sr. "adenor Dias". Desrespeita as regras gramaticais, a iniciar pelo seu prenome com minúscula. Tá nem aí para a concordância (...democracia e liberdade ... é). Faz isso todos os dias, praticamente, mas tem opiniões sensatas e coerentes. Será que faz de propósito para mostrar que o que vale é a mensagem?

    Responda
    1. Luiz Carlos de Abreu Albuquerque

      É por causa desse tipo de mentalidade e pedagogia é que os estudantes brasileiros têm desempenho humilhante no teste internacional PISA. A linguagem escrita tem que ter um mínimo de regras, porque, se não, a interpretação do texto vira uma torre de Babel.

    2. José Ricardo Braga

      "não posso compreender que a literatura consista no culto ao dicionário" Lima Barreto. Sempre penso no Lima Barreto ao ler os comentários do Adenor. Argúcia e inteligência independem, realmente, da ortografia.

    3. nair odete de campos

      Não! Pode ter certeza q é pra escapar dá sensura da foia

  12. Adonay Evans

    Texto brilhante.

    Responda
    1. Ricardo Ferreira

      Magnoli acerta sim na análise, mas erra o alvo da crítica. Não foi a PF que de forma discricionária mandou prender o blogueiro, e sim o juiz, travestido de militante tucano, Moro que o fez. Para Moro, todos devem se submeter as leis, exceto ele mesmo.