Opinião > Chances trabalhistas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Cloves Oliveira

    A reforma é necessária e bem vinda, mas não vai resolver o problema do trabalhador brasileiro que é o baixo salário. Isso por que os salários do trabalhador menos graduado e menos habilitado é influenciado por outros fatores, como a oferta e a procura, a produtividade e o desvirtuamento de instituições como os bancos. Por que uma empregada doméstica brasileira ganha muito mais trabalhando na Suíça? Em primeiro lugar o custo de vida é maior; mais gente procurando empregadas e menos empregadas.

    Responda
  2. Antonio Catigero Oliveira

    A terceirização da atividade-fim já é um meio de informalidade "formalizada". Só não vê quem não quer. Resolva às claras, transparentemente, com debate na sociedade, evidentemente que seria barrada. Mas não... aguardaram o momento exato de fraqueza política da esquerda para escalpelar o Trabalhador.

    Responda
  3. Antonio Catigero Oliveira

    Se a terceirização de atividade-fim é tão boa assim, por que precisou de uma farsa para ser realizada sem a participação da classe Trabalhadora? Será que é porque é "boa" apenas para o empregador? Os números demonstram que a terceirização leva à precarização do trabalho. Há 4 anos, vivíamos uma situação de pleno emprego, e isso incomodou muito o empresariado. Basta fazer uma pesquisinha básica das críticas de economistas liberais neste próprio jornal.

    Responda
  4. Maria Cecília de Arruda Navarro

    Porque os empresários haveriam de querer a terceirização com tanta ênfase? Seria para pagar os mesmos salários e benefícios aos terceirizados? Sendo assim, porque não os contratariam como empregados diretos? É incrível o contorcionismo verbal do governo para explicar o inexplicável. Maria Cecília de Arruda Navarro Bauru/SP

    Responda
  5. Antonio Catigero Oliveira

    O projeto de terceirização da atividade-fim é tão bom que estava engavetado por mais de 20 anos, até surgir a oportunidade perfeita: governo farsante sem voto, totalmente dependente do capital privado, com apoio incondicional da imprensa, ou seja: mais um momento para a promoção da precariedade trabalhista e arrocho salarial.

    Responda
  6. Joaquim Assis

    A possibilidade de se terceirizar a ativida-fim é uma regalia muito interessante para o empresariado, pois nessa relacão tripartite, tanto o tomador de serviço quando o prestador de serviço terceirizado poderão utilizar o trabalhador como produto principal para exploração econômica. Tomara que essas empresas de terceirização virem todas cooperativas trabalho.

    Responda
  7. Flavio Matos Petroli

    Tem um episódio muito engraçado dos "Simpsons" a respeito dá terceirização que indica bem o que vai acontecer.

    Responda
  8. Herculano JR 70

    Leis, mais leis, ha quem peça mais leis, feita por um congresso que conhecemos. De tantos direitos tutelados estamos onde estamos.PIB de -3% e muitos sem empregos , e sem nenhum direito. Chega de governo nos achando sem cerebro. Chega!!!!! Empresas sabem calcular seus custos. Quanto mais direitos se llhes impoe, se não puder atender seu colaboradores, ira buscar caminhos alternativos. Um é diminuir ao maximo a mão de obra, lem dos custos inerentes , tema qu alimentar os custos de processos traba

    Responda
  9. Herculano JR 70

    A gente se sente inseguro, mas eu toparia fazer um contrato p/ trabalhar sem nenhum direito trabalhista. Na conversão eu calcularia todos os meus ganhos anuais,salarios, 13, ferias+ 1/3, FGTS, 9% de INSS pois a contribuição passa 11 p 20%. Colocaria 30% em cima e estava feito. Recolheria o INSS por minha conta, as ferias por minha conta. Eu ganharia mais e a empresa diminuiria seus gastos com burocracia e controle. A folha deixaria de ser referencia p/ contribuição. Seria o lucro.

    Responda
  10. Herculano JR 70

    Na terceirização deve acabar com a responsabilidade solidária ou subsidiaria. Cada empresa deve ser responsável por si. O governo, por pura incompetência de fiscalizar, como diz que ser sua função, poe uma empresa a fiscalizar a outra, e assim fere o principio da terceirização. A empresa contratante aumenta sua burocracia, seus custos, e pior, é impossível controlar a prestadora, pois não vive seu dia a dia. É o sistema de tutela que vivemos. Acabamos achando que escravidão é direito.

    Responda
  11. Ricardo Knudsen

    “...há boas perspectivas de que o Congresso encontre uma solução satisfatória para regulamentar a terceirização de mão de obra.” Faltou dizer satisfatória para quem, visto que os trabalhadores não foram consultados. Toda uma geração de trabalhadores sequer ouviu falar desse projeto de 20 anos, que não estava no programa eleitoral de Temer, nem dos deputados do PMDB. Mais uma ação de estelionato eleiroral de Temer e aliados. Aprofunda-se o caráter autoritário e anti-social do governo.

    Responda
  12. Adonay Evans

    O Editorial parece correto e equilibrado. Porém, baseado no que? Que matéria ou mesa redonda, o jornal produziu até agora para comparar os dois projetos, num assunto de tão fundamental importância?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.