Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Ricardo Braga

    Li a coluna do RAzevedo. Algumas opiniões dos argumentos dele sobre o voto em lista: É mentira dizer que não dá pra fazer eleição sem voto em lista: 2016 aconteceu. É falácia tentar atrair a direita, qualificando como imprescindível o voto em lista: A direita ganhou a eleição em 2016 sem ele. Os que claramente sucumbem sem o voto em lista são os corru.ptos do Congresso Nacional. Mas serão só eles ? Acho que não ! Lembram que era "com o Supremo, com tudo" ???

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      Não acredito que o Supremo sucumba com um Congresso excessivamente renovado. Mas acho que fragiliza: Tem muito "candidato a impeachment" lá dentro. Hoje não prosperam, mas e com um Congresso novo e 'desvinculado' ? E acho que se conseguirem tirar um, não param nisso... Não sei direito como é o rito, mas sei que passa pelo Senado e o Senado vai renovar 2/3...

  2. Antonio Catigero Oliveira

    Não sei o que chamar de "moderação" depois dessa reviravolta nos direitos dos Trabalhadores. Reverter algumas dessas atrocidades nas urnas, com um representante de esquerda restabelecendo alguns direitos sociais, será considerado "radicalismo" ou "moderação"?

    Responda
  3. Rodrigo Carvalho

    Não foram aliados “da direita” que traíram Dilma, foram os 12 milhões que ficaram desempregados, por conta da sua ignorância e incompetência. Incrível que ainda se acredite que o petismo é “disquerda”. Ser de esquerda é coisa séria, é compromisso contra a desigualdade, mas também com a cultura e o conhecimento. Não dá pra imaginar como “disquerda” um partido que elege como líder máximo um analfa de anedota, cafa-jeste e demagogo. E Zico era um chato perdedor, quem sabia da bola era o Romário.

    Responda
    1. Rodrigo Carvalho

      Petista é meio analfabeto funcional, só assimila uma parte dos textos que pensa que leu. Deve ser algum tipo de homenagem ao seu líder maior.

    2. Rodrigo Carvalho

      Petista é meio analfabeto funcional, só assimila uma parte dos textos que pensa que leu. Deve ser algum tipo de homenagem ao seu líder maior.

  4. Jairo Da Fonseca

    O PT já foi e agora é expurgar o PMDB do congresso através do não voto as seus candidatos.

    Responda
  5. NELSON PRADO ROCCHI

    Isso mesmo! O PT deve radicalizar. Só ganhou quando veio com a conversinha mole de paz e amor, mas isso era pretexto para fazer a maior quadrilha que existiu no Brasil nos últimos 500 anos. E agora? Lula fez o governo mais conservador da história do Brasil - nenhuma reforma estruturante, assistencialista, populista, aliado de empresários e banqueiros. É bom o PT radicalizar. Vai virar apêndice da Rede.

    Responda
  6. Wilson de Oliveira

    Dilma foi traída pela esquerda caviar, pelo capitalismo companheiro, e pelas consultorias aparelhadas na anti-sala da presidência. Dos aliados comprados nunca esperou nada, apenas fazia vista grossa.

    Responda
  7. MARCIO Gionco

    Faltou dizer que a esquerda está plantando o que colheu depois de anos no poder, inclusive a falta de diálogo. A direita tal como está aí é cria do PT, que se lambuzou todo.

    Responda
  8. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

    Na presente conjuntura, em que raciocinamos com o fígado, ser radical e sectário é mais eficiente. Se vale a pena? Depende para quem.

    Responda
  9. José Ricardo Braga

    Os congressistas (direita?) querem comprar a anistia na Lava Jato com as reformas liberalizantes. Quem está vendendo essa anistia é o empresariado, que (arroga que ?) tem como inviabilizar o trabalho do Sérgio Moro e do MPF. Acho que o Moro ainda tem cartas na manga e um indubitável senso de oportunidade que podem desmontar tudo isso. Mas foi "na mosca" essa parte da análise, tanto que a direita (apoiadores) logo se "arrepia" e reage de forma veemente à nudez desvelada. (Né, Eduardo e Marcelo ?)

    Responda
    1. MARCELO PITTA COELHO

      A agenda da direita, tanto a nova quanto a velha é liberal mesmo, queria que fosse o quê? Eu não estou sendo enganado por ninguém, defendo a agenda liberal porque concordo com ela. Se tem gente no Congresso querendo se aproveitar dessa agenda com outros propósitos é outra história, pode até ser que sim, mas não muda o fato de que é a agenda que o Brasil precisa para voltar a crescer.

    2. José Ricardo Braga

      Marcelo, obrigado por responder. O que quis dizer foi que vocês estão sendo enganados pelas velhas raposas de sempre que estão aproveitando a movimentação dessa nova direita pra impor a agenda de sempre delas. Os congressistas não viraram liberais, o Deus deles é outro ($). As reformas são convenientes para eles obterem apoio dessa parte da sociedade para se livrarem da Lava Jato (e outras cositas mas).

    3. MARCELO PITTA COELHO

      Isso é uma baboseira, típica de esquerdistas; teorias da conspiração baratas para disfarçar a falta de argumentos decentes.

  10. Jose Roberto X de Oliveira

    Uma boa análise sobre a política atual. Não há radicalismos. Ultra liberais X esquerda radical não dá para torcer para suas idéias emplacarem.

    Responda
  11. José Cardoso

    A questão não é ser moderado ou radical mas consequente ou inconsequente. Por exemplo, o Trump propôs baixar os impostos dos mais ricos e conseguiu vender ideia de que isso beneficia os mais pobres. É um inconsequente. Já o Bernie Sanders defendia aumentar os impostos, o que faz sentido num país com déficit elevado. Pode-se discordar da proposta mas ela é consequente. Ficar resistindo à contenção de gastos na previdência sem uma proposta alternativa de aumento de impostos é inconsequente.

    Responda
  12. MARCELO PITTA COELHO

    A direita não quer comprar sua anistia na Lava Jato com reformas liberais, quer fazê-las porque são imprescindíveis para que o Brasil possa voltar a crescer de maneira sustentada. Essa frase mostra bem como são falsas as manifestações do colunista quando defende ajuste fiscal. No fundo o que quer mesmo é esquerdismo populista.

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      Exatamete Marcelo. Lobo em pele de cordeiro, como todos os esquerdistas.

  13. André Brandao

    Excelente análise. Infelizmente nao sou tao otimista. A direi ta tem a rede g l o b o. Nao esqueçamos disso.

    Responda
  14. André Brandao

    Excelente análise. Infelizmente nao sou tao otimista. A direi ta tem a rede g l o b o. Nao esqueçamos disso.

    Responda
  15. EDUARDO BASTOS

    Meu Deus! Tudo isso para o sociologo continuar dizendo, nas entrelinhas, que o "PT tem razão"? Poupe-nos de sua cantilena esquerdista e honre o título de sociólogo. O PT não tem que passar pelo "luto". Tem que assumir seus erros e reformar suas propostas. Mas isso eu duvido que o articulista e propagandista irá propor. A sociologia merece mais.

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      Agora sim o Fabrizio demonstrou sua verdadeira idade intelectual. Triste!