Opinião > Cobrança atrasada Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Herculano JR 70

    Absurdo chamar educação um sistema de pseudo ensino que cria dependência de pais e filhos ate 25 anos ou 28 se for medicina.Sugiro mais: ensino oficial de 4 anos para ler escrever e aritmética, ate 11 anos. Depois que sistema produtivo treine os individuos para o trabalho, e ter renda, que é o que todos querem. Alias , o treinamento já acontece nas empresas, pois os alunos das escolas oficiais, pub. e priv., não tem motivação para aprender aquelas inutilidades, chegam nas empresas despreparados.

    Responda
  2. Herculano JR 70

    Arcaico é ainda existir universidades (Univ). Sejam todas pagas, mas que não sejam., mesmo gratuitas, criadoras de monopólios corporativos de profissões, reserva de mercado, via diplomas, a mais grave a da medicina. Univ foram criadas por papas e reis na Idade Media para a elite desocupada da época: nobreza e clero. Elitistas, estão ai ate nossos dias para servir os ricos que não trabalham aos 15 anos. Sugiro “Univ para Ninguém”. Univ. não é espaço de saber mas de privilégios. Eficiência zero.

    Responda
  3. Rodrigo Carvalho

    Pois é, são coisas deste Brasil. Deve ser o único país do mundo onde ignorantes que se imaginam "disquerda" acham "justo" que os pobres paguem impostos abusivos para que os ricos possam estudar de graça nas faculdades estatais.

    Responda
  4. JOÃ O MARINO DELIZE

    Eu sempre falei que o ensino superior gratuito é a forma mais injusta de se melhorar a educação no Brasil. Do jeito que está quem passa nos vestibulares são os filhinhos de papai que estudaram em escolas particulares e fizeram bons cursinhos a preço de ouro. Não devia haver ensino superior gratuito e esse dinheiro fosse canalizado para o primeiro e segundo graus e principalmente para o nível técnico. O ensino superior poderia até ser financiado pelo governo, mas de graça jamais.

    Responda
  5. Marco Antonio Silveira

    O editorial mesmo confirma que a medida para permitir o pagamento de mensalidades era brecha para a privatização ao dizer que estas cobririam a falta de recursos. A lógica das reformas atuais é cortar brutalmente os gastos públicos para que haja transferência de recursos para o capital financeiro e se abra maior espaço para a defesa de privatizações. É o Estado mínimo, que é mínimo para quem depende de serviço público e o máximo para o capital. É para isso que vocês apoiaram o golpe.

    Responda
  6. Odair Carlos Neves

    Universidade pública deve ser exclusiva para estudantes egressos de escolas públicas. Simples assim.

    Responda
  7. José Cardoso

    Acho que a só excelência deveria ser premiada. Acima de uma determinada nota no Enem, selecionando aproximadamente os 20% melhores, o aluno teria direito à gratuidade. Os demais pagariam normalmente.

    Responda
  8. Cloves Oliveira

    O Brasil perde a oportunidade de corrigir uma injustiça, ou seja, o fato de retirar dinheiro do ensino básico para o ensino superior. É uma tragédia, pois é uma solução do tipo perde-perde. Por outro lado, é preciso não ter a falsa esperança de que o problema das universidades será resolvido com mais dinheiro. A questão é de mudança de mentalidade de como as universidades devam ser administradas a começar pela arcaica eleição de Reitores que mantém de fora os melhores administradores.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.