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  1. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

    A principal preocupação com a educação no Brasil é evitar que o cidadão tenha capacidade de raciocínio crítico e base cultural para fazer questionamentos incômodos. Por outro lado é imprescindível formar técnicos de qualidade em quantidade suficiente para atender a elite econômica. Nossa educação deve gerar bons médicos, engenheiros e advogados mas não é desejável que pensem livremente ou que enxerguem além de suas áreas de atuação.

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  2. Rogério Bueno

    A versão definitiva da Base Nacional Curricular Comum padece dos mesmos erros que os PCNs, da década de 1990: não resultaram de um amplo debate nacional com todos os agentes do processo educacional e portanto carece de legitimidade com os seus implementadores. Além de fazer concessões questionáveis aos grupos ultraconservadores ao excluir as questões de gênero que estão postas na sociedade.

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  3. Rogério Bueno

    A versão definitiva da Base Nacional Curricular Comum padece dos mesmos erros que os PCNs, da década de 1990: não resultaram de um amplo debate nacional com todos os agentes do processo educacional e portanto carece de legitimidade com os seus implementadores. Além de fazer concessões questionáveis aos grupos ultraconservadores ao excluir as questões de gênero que estão postas na sociedade.

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  4. EDUARDO BASTOS

    Quanto mais leio sobre Base Curricular, mais gosto de "homeschooling". Nada como o Papai-Estado querendo ditar o que devemos aprender... Triste!

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  5. André Brandao

    A f o l h a cumprindo sua missao conservadora. Tudo é ideológico. A direita é que traveste sua ideologia como verdade. Esta reforma é um gigantesco atraso.

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  6. André Brandao

    A f o l h a cumprindo sua missao conservadora. Tudo é ideológico. A direita é que traveste sua ideologia como verdade. Esta reforma é um gigantesco atraso.

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  7. Flavio Matos Petroli

    Outra ótima novidade trazida por esse governo que só quer o bem das pessoas! Essas políticas ocultas de manipulação do aparelhamento estatal se valendo dá tentativa de convencimento através dos meios de comunicação a elas subordinadas está cada vez pior! Ruizinho esse texto hein!

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  8. JOSE CARLOS BEZERRA

    As causas? Bem, maioria dos municípios brasileiros (em torno de 5700) por má vontade ou por convicção de não ser importante, não contribuem para a melhoria do ensino fundamental. A educação municipal (e também a estadual do ensino médio) está como um paciente com doença crônica. Não melhora, não piora. E isso nada tem a ver com viés ideológico sobre conteúdos ou disciplinas ou a decretos do MEC.

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  9. JOSE CARLOS BEZERRA

    “O fim da alfabetização agora ocorrerá ao final do segundo ano”. Isso me espanta. Me parece com alguém por decreto fixar que o dia começará as 9:00 H. O movimento de translação da Terra estaria se lixando para tal decreto. Assim estará a realidade da Educação no Brasil para esse decreto sobre a educação fundamental. E a realidade da educação fundamental no Brasil pode ser avaliada por nossas colações no Pisa da OCDE.

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  10. joao schneider

    Quando melhorar nosso desempenho caótico no teste de PISA, aquela piada de Brasil pátria educadora pode se tornar realidade.

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