Opinião > Documento único Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Herculano JR 70

    Como se disse , o Poder de Estado é imoral. O documento unico é o sonho dos tiranos. Tudo em nome da capacidade do Estado Controlar. Ja não chega a Receita? Em nome de trnsgressores, de drogas, sonegadores um delata os outros. Somos controlados suficiente/e. Nos EUA nao ha voto eletronico ate nossos dias. Pq se sabe que o estado é corrupto. P q. RG, CNH, CPF, CTPS?

    Responda
  2. Cloves Oliveira

    Entre o Senado aprovar e a implementação acontecer, vai uma grande distância. O banco de dados de impressões digitais e DNA que já está em uso nos EUA a mais de trinta anos, aqui virou promessa. O problema é que a harmonização e a centralização de procedimentos é considerado em muitos casos como uma ameaça ao poder dos burocratas que resistem passivamente, e até agressivamente, qualquer mudança que possa torna-los obsoletos. Como dizia o Reagan, um burocrata com o orgulho ferido pode ser letal.

    Responda
  3. Gustavo de Souza Pereira

    O poder público é retrógrado, isso é fato. Além do apontado no editorial, o apego de poder público com velharia atrapalha muitos que atuam no poder judiciário, onde o processo é eletrônico, mas cartórios retrógrados resistem, de algum modo, à utilização da tecnologia. Exemplo, cartórios ainda exigem que os interessados retirem documentos no cartório, com assinatura de próprio punho do escrivão, quando se existe a assinatura eletrônica, o que possibilitaria ao interessa a facilidade da impressão

    Responda
  4. Dalmo de Souza Amorim

    Essa idéia é antiga, porém cartórios têm trabalhado para que não aconteça, já que - como táxis - irá retirar parte da enorme renda que o monopólio detém. Irá trazer "liqüidez" à identificação civil, onde outras forças evitam que prospere. Um contraventor, comprando uma passagem de ônibus, irá gerar um alerta de deslocamento; um saque bancário irá promover cruzamento de informações no sistema da receita, etc. A transparência que interessa a uma parte da sociedade, será a morte de outra parte.

    Responda
  5. LUIZ RUIVO FILHO

    Ao invés de "documento único" deve ser Cadastro Único com numeração própria e independente do CPF já que menores de 16 anos não tem CPF, portanto ficarão sem documento oficial de identidade. Baseado no Cadastro os Estados continuarão emitindo RG., CNH, CTPS tendo fins diferentes. O RG. vale por 10 anos e a CNH pelo exame médico, renováveis. A CTPS não. Aliás, todos devem constar o tipo sanguíneo positivo ou negativo e o telefone fixo ou celular de parentes do Portador para "aviso" de emergência.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.