Ciência > Contra o consenso atual, historiador defende que Jesus foi apenas um mito Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Tersio Gorrasi

    Apenas mais um que deseja seu espaço na mídia com idéias já obsoletas e amplamente refutadas. Nenhum fato novo, original ou relevante foi acrescentado, ou seja apenas CTRL-C e CTRV de autores anteriores

    Responda
  2. Brízido Galeano

    Milhões de pessoas morreram por causa da Religião. Um dos fatos que me chamou a atenção foi quando o cristianismo chegou na China no século 19 através de pastores. Um certo chinês entendeu que era irmão de Cristo e a consequência foram milhares de mortes. Falo da Revolta Taiping. Se quando morremos, viramos alma e aí tem os sinônimos: visagem, assombração, alma do outro mundo etc. Prefiro pensar que chegando o desenlace, então, "c´est fini"!!!

    Responda
  3. Benedicto Ismael Dutra

    Zeus, Apólo, Olimpo, seriam mesmo mitos? A mitologia grega com seus entes tem paralelo nos povos nórdicos e romanos, com outros nomes. Wotan para os germânicos. Odin. Asgard, Valhala. Jesus lançou as bases, mas a humanidade tem muito a pesquisar e buscar compreender as leis da vida para alcançar forma de viver benéfica, com paz e progaresso real, sem provocar miséria e destruição do planeta. O poder cega o homem inclusive quando representante de religiões.

    Responda
  4. Paulo Henrique Andrade

    O documentário "Zeitgeist" ("O espírito do tempo") mostra que os pontos centrais da narrativa de Jesus foram copiados de mitos mais antigos, especialmente mitos egípcios. O filme é baseado em farta documentação histórica e arqueológica.

    Responda
  5. Thiago Boaventura

    "É um direito do Fitsgerald defender suas causas. Experimento a presença de Jesus todos os dias em minha vida. Ele vive e porque Ele vive eu posso crer no amanhã. Mas mesmo que tudo fosse farsa, abençoada farsa que nos torna pessoas melhores" - minha mãe Alcena Maria Borges.

    Responda
  6. Wagner Santos

    Não se prova que algo não existe. Isto é algo não científico. Consenso de especialista é também um eufemismo para posição não científica de especialistas, baseada não em fatos mas em opiniões. Algo com fortes evidências não precisa de decisão consensual. Os fatos são que a referência mais utilizada foi severamente adulterada. E para estudiosos sérios isto a torna inválida. Cientificamente há evidências dúbias suportando a existência da pessoa conhecida como Jesus. O mito religioso então....

    Responda
  7. Rinaldo Reis

    Cheguei hoje para o almoço de Páscoa em família na casa de minha mãe, ela estava muito chateada com este artigo da Folha. O jornal que faz um esforço danado para perder seu assinantes. Falei para ela cancelar sua assinatura de mais de 50 anos. A minha de 30 anos, eu cancelei ano passado, por conta de Boulos, Singer e correlatos.

    Responda
  8. Maurício Amadeu

    Não só existiu como está aqui agora.

    Responda
  9. Celito Medeiros

    Os Essênios mantiveram seus escritos de antes, durante e depois da vida de Jesus, tendo sido encontrados em 1975, os Achados do Mar Morto. É fascinante, mas não creio que o Vaticano iria adotar. Cada um dos 4 Evangelistas desejou escrever sua própria versão baseados no que pesquisaram, 60 anos DC. O Imperador Constantino pode ter sido o causador destas perturbações e distorções, 323DC, incluindo o arquétipo de Deus Sol. Não sou religioso, mas admirador da ‘palavra’ de Jesus e alguns contextos.

    Responda
  10. Antonio Ribeiro

    Mateus 19:21. Jesus disse a ele: “Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. Atos 4:34. Não havia uma só pessoa necessitada entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda. Atos 4:35 e o depositavam aos pés dos apóstolos, que por sua vez, o repartiam conforme a necessidade de cada um. A oferta de José Barnabé. Pode ter havido Jesus. Mas, não há cristianismo.

    Responda
  11. Antonio Ribeiro

    Atos 2 (…44) Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum. 45 Vendiam suas propriedades e bens, e dividiam o produto entre todos, segundo a necessidade de cada um. 46 Diariamente, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração. Se houve Cristo, não há cristianismo.

    Responda
  12. Antonio Ribeiro

    Atos 2 (…44) Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum. 45 Vendiam suas propriedades e bens, e dividiam o produto entre todos, segundo a necessidade de cada um. 46 Diariamente, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração. Se houve Cristo, não há cristianismo.

    Responda
  13. ALCINO CAETANO DE SOUZA

    Se Jesus Cristo foi mito ou um ser celestial, nada posso afirmar. Agora, que continua sendo miraculoso com toda certeza O é. Em nome dEle milhares de pessoas construíram templos suntuosos, mansões magníficas e gordas contas bancárias.

    Responda
    1. Célio Aparecido Alves Beserra

      Aceite meu conselho de boa vontade : se não tem nada de aproveitável a dizer, não perca uma chance de ficar calado.

    2. Célio Aparecido Alves Beserra

      Aceite meu conselho de boa vontade : se não tem nada de aproveitável a dizer, não perca uma chance de ficar calado.

    3. Célio Aparecido Alves Beserra

      Aceite meu conselho de boa vontade : se não tem nada de aproveitável a dizer, não perca uma chance de ficar calados.

  14. Paulo Abreu

    Um mito não sobrevive 2000 anos com a força de Jesus Cristo. Ele mudou o mundo. Aonde quer que você vá na superfície da terra, encontrará sempre uma cruz.

    Responda
    1. Claudio Moreira Roberto

      Sou catolico ! Porem cientificamente nao da para provar de fato sua existencia . Se o a , apenas como um judeu rebelde talvez a provas por ter sido este homem crucificado.. agora no Espiritual sua força ou mito atravessa milenios...

    2. Antonio Ribeiro

      Esta referência nada diz. A segunda maior religião do mundo é a muçulmana. Segundo projeções, daqui a vinte anos, eles serão mais de um quarto da população mundial. Se esse cenário se concretizar, o número de muçulmanos nos Estados Unidos vai mais do que dobrar e um quarto da população israelense será praticante do islamismo. Moḥammed (Maome) para muitos também é um mito.

  15. MARCOS FERNANDO DAUNER

    Em breve , este ilustrado diário irá publicar que Marcos, Mateus, Lucas e João foram brothers do Big Brother . Haja falta de assunto ...

    Responda
  16. Benedicto Ismael Dutra

    Talvez o grande problema tenha sido a divulgação da bíblia, livro espiritual que foi compreendido pelo raciocínio de forma literal e que sofreu muitos implantes e ajustes da hora. Os ensinamentos de Jesus deveriam ter complementado o que o povo judeu já compreendia desde Moisés. A ciumeira de lideres religiosos pôs tudo a perder. Um mito não atravessa os séculos. Jesus existiu em carne, mas sua essência é de Luz. Os discípulos se refugiaram. Constantino aproveitou-se da oportunidade para Roma.

    Responda
    1. Wagner Santos

      Um mito não atravessa séculos? Por esse argumento posso afirmar que todos deuses greco romanos existiram, assim como Isis, Osiris e Anúbis, que atravessaram mais tempo que o cristianismo.

    2. Celito Medeiros

      Você está certo em sua linha de raciocínio, talvez por falta de espaço não escreveu ainda mais... Acho que só atrapalharam um conteúdo importantíssimo que foi a Palavra de Jesus, lamentavelmente só escribas poderiam relatar com mais clareza e retidão, mas estes eram contratados, haviam poucos. Se retirarmos qualquer opinião ou fato, deixando apenas a essência dos ensinamentos, seja de quem forem, são muito especiais e penso serem de Jesus, mesmo eu não sendo religioso.

    3. Antonio Ribeiro

      Sem o imperador Constantino, o cristianismo,. uma das diversas pequenas seitas do médio-oriente, teria se extinguido. Como religião do estado, o catolicismo, primeira religião cristã institucionalizada, se espalhou pela antiguidade. Depois, as caravelas dos povos descobridores, a impuseram ao povos originários dos países colonizados. Mas, este cristianismo católico e suas dissidências, nada tinha a ver com o que era a seita primitiva. Esteve sempre a serviço dos poderosos.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.