Opinião > A base do ensino Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. LUIZ RUIVO FILHO

    Certamente quem mal lê os escritos da própria língua, na verdade também mal fala e mal escreve, o que um absurdo tendo em vista que o ensino fundamental, diga-se responsável, é sofrível e tem repercussão negativa no ensino médio e superior. O mesmo se aplica à matemática com operações básicas de somar, diminuir, multiplicar e dividir e a famosa "prova dos nove". No entanto, não cabe descuidar da história, geografia, filosofia dentre outras, preparando as pessoas para o sucesso na fase adulta.

    Responda
  2. Benedicto Ismael Dutra

    Educação: preparar para o trabalho e para a vida. Ler, escrever, perceber a magia dos números, formam o básico. Saber que nasceu no planeta Terra, uma estrela que gravita num sistema, dotado de especiais condições para a vida, com rios, mares, solo, ar, florestas, é fundamental para a formação de seres humanos responsáveis que compreendem a vida, cujo cérebro trabalhar em conjunto com a alma com mais eficiência. Grande ajuda oferece Roselis von Sass com seu livro Os Primeiros Seres Humanos.

    Responda
  3. FRANCISCO PUCCI

    A cada época seu modismo. Não será esse o mais novo deles?

    Responda
  4. Herculano JR 70

    Escola obrigatoria e oficial so 4 anos p aprender ler escrever e aritmetica. Depois as empresas devem se organizar p treinar seu pessoal c escolas profissionalizantes. Ha todas as profissoes nas empresas. O Senai, embora do Sistema S, que é compulsorio, é o melhor exemplo de ensino profissionalizante. Ganhou o WordSkill, pouco divulgado, um orgulho p o Brasil. Essa escola chechelenta atual, quase inutil, ñ sera redenção d Brasil. E uma escola elitista d nobreza e clero da Id Media.

    Responda
  5. José Cardoso

    Português e matemática sempre foram a base e devem continuar sendo sem dúvida. No caso de português, redação dá mais trabalho para o professor corrigir e atribuir nota, mas é o fundamental.

    Responda
  6. Denis Tavares

    Há algo que sempre achei que deveria fazer parte do currículo escolar, que deveria ser básico e ensinado ao longo dos anos: lógica. Disciplinas como português e matemáticas são entendidas como estruturantes para as outras. Contudo, o que é estruturante para português e matemática? Lógica! Lógica é o "segredo" do raciocínio e da argumentação, é o "detetive" das falácias. Incrível não terem se dado conta disso ainda.

    Responda
  7. Cloves Oliveira

    Estamos acordando para o fato de que nossas escolas não devem ser usadas como laboratórios de experimentos mal formulados e que as nossas crianças não devem servir de ratos de cobaia. M.L. King dizia que a função da educação, do qual o ensino formal é apenas uma parte, é ensinar as pessoas a pensar intensamente e a pensar criticamente. Mais importante do que aumentar o conhecimento, a função da escola é a de despertar o desejo de criar e inventar gerando adultos capazes de criar coisas novas.

    Responda
    1. Jonatas Paulo de Brito

      Sem dúvidas, concordo com sua visão. O mínimo a se buscar seria a capacidade de raciocinar críticamente, sendo indispensáveis o estudo da lógica e a prática eficaz da escrita e leitura. Porém, desanima lembrar que as regras e os sistemas de ensino ainda são estabelecidos pelos detentores do poder. A estes não interessam súditos críticos pensantes. Basta a instrumentalização básica para servir.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.