Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    A corrupção está ligada à obtenção de vantagem por alguns à custa dos demais. Mas há casos complicados realmente. Um contrabandista que subornasse um fiscal da alfândega durante a vigência da lei de informática dos anos 80, e trouxesse um equipamento mais moderno seria um corruptor. E sua ação seria benéfica para a economia. A maior corrupção estava na lei, que beneficiava uns poucos a custa da maioria.

    Responda
  2. Herculano JR 70

    Eu penso que a teoria nada e mais que a pratica observada, modelada e registrada. Se a teoria não reproduz a pratica não é teoria valida.

    Responda
  3. Cloves Oliveira

    O problema é que o nosso conceito de corrupção é limitado a quem subtrai bens e dinheiro públicos. Mas a corrupção é tudo que contraria leis e os bons costumes. Nenhuma sociedade conseguiu prosperar sem corrupção. A questão é de grau e não de gênero. Sem corrupção não haveria necessidade de governo, policia, juízes e advogados. Num mundo sem corrupção médicos e sacerdotes não sobreviveriam, pois teriam que falar a verdade. A corrupção no Brasil é fato, mas é menos importante que a incompetência.

    Responda
  4. Herculano JR 70

    Corromper vem de corroer, não de roubar. Penso, corromper a ordem econômica em ultima instancia. Em uma visão dialética seriam as contradições ao modelo vigente. Ou em visão revolucionaria: corromper uma ordem para se construir uma nova -, não se constrói prédio novo em base velha. Afinal, toda desordem é o começo de uma nova ordem. Visto assim a corrupção é uma necessidade para evoluir

    Responda