Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. sergio ribeiro

    http://boradiscutir.blogspot.com.br/2015/02/marx-os-direitistas-e-falsificacao-da.html

    Responda
  2. Paulo Henrique Andrade

    Artigo caricaturado e preconceituoso, que simplesmente mente sobre a candidata Le Pen, tal como fizeram com Trump, sempre distorcendo suas palavras e nunca mostrando as fontes da informação. Há vídeos disponíveis no YouTube onde podemos ver Marine Le Pen defendendo as liberdades individuais e o respeito aos imigrantes legais e combatendo o Islã por sua violação aos direitos humanos das mulheres e das crianças. O que ela combate é a invasão desenfreada de imigrantes ilegais via Alemanha.

    Responda
  3. José Cardoso

    Embora o programa econômico tenha alguma semelhanças com as esquerdas latino-americanas, esses movimentos nacionalistas na Europa e EUA estão mais associados à saudade da época de crescimento econômico e desemprego baixo entre 1950 e 1980. No caso do Brasil, seria saudade da época do milagre. Também teremos candidato em 2018 representando esse estado de espírito.

    Responda
  4. PROF ROGERIO LUSTOSA BASTOS

    (1) A França se rebela contra as ideias de Friedman da Universidade de Chicago; (2) trata-se de ideias fanáticas a favor do ultraliberalismo, gerando riqueza para poucos, pobreza para mtos. Daí essa dita economia fanática gera Trump nos USA e Marine Le Pen na França; (3) Emmauel Macron, um outro "Chicago Boys", é o próprio remédio que gerou Le Pen. Portanto é miopia política não se fazer autocritica desse fanatismo e ainda culpar a esquerda...Lamentável!

    Responda
  5. Rodrigo Silva

    O autor se esqueceu de um detalhe: o comércio, a ciência e a diplomacia não beneficiou a todos os países (e às pessoas dentro destes países) de igual maneira, donde é falaciosa a argumentação de que esta "racionalidade" deveria ser universal.

    Responda
  6. sergio ribeiro

    Só faltou dizer que a capital do Brasil é Buenos Aires. Quem mais defende o multiculturalismo e a recepção de imigrantes é a esquerda. A extrema-direita, desde Hitler e Mussolini sempre praguejou contra os comunistas por isso.

    Responda
    1. Paulo Henrique Andrade

      Hitler inspirou-se diretamente em Marx, que em seu livro "O Capital" pregou o extermínio da raça eslava, e se espelhou no exemplo do camarada Stálin, que em 1932-1933 promoveu o Holocausto Ucraniano - conhecido como Holomodor - no qual matou de fome 2 milhões de ucranianos mandando destruir as lavouras e bloqueando a distribuição de alimentos. A ideia de que Hitler era de direita é um mito. Hitler era de esquerda, e seu partido se chamava Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães.

  7. gilberto schoncer

    nao consigo entender um brasileiro opinando sobre a politica interna de um outro pais... varios deles traduzem , compilam artigos daquele pais e simplesmente publicam..a distancias kilometricassssssssssssssss ...e assim , a nave vai...

    Responda
  8. Leonardo Padilha

    A crítica ao que Le Pen representa está correta. A associação da Frente Nacional com as esquerdas, não. Lembremos que a extrema direita do período entre-guerras recebeu apoio do capital contra os comunistas. Isso poderá ocorrer caso Macron anuncie qualquer guinada em direção à proteção dos trabalhadores e manutenção do Estado de Bem-Estar Social que os neoliberais querem demolir. Neste caso, todas as críticas dos liberais a Le Pen desaparecerá imediatamente...

    Responda