Opinião > Marcha reduzida Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Herculano JR 70

    Capital não tem patria. Nem as pesquisas q são feitas em empresas. Se elas acharem que no Brasil é mais vantajoso pesquisar elas o farão . Mas o invento tera a nacionalidade que a empresa achar mais conveniente. Sou a favor de so pesquisa basica estatal. E independente de universidades que devem ser diminuidas em importancia com o fim de dilpomas como reserva de mercado.

    Responda
  2. Wilmar Brito

    USA, Rússia, China, Japão...acreditam em Pesquisa / Desenvolvimento ~ PD. China acredita no cresc econômico c/ aprox 2,5 do PIB dest à PD * // ( p/exemplo "energia" ) formam 8000 doutores / ano. OBS China já está no BR c/+de 27 bilhões reais p/ investir / energia

    Responda
  3. Hildebrando Teixeira

    Ou continuamos fingindo que produzimos conhecimento científico no Brasil (com altíssimo custo para a sociedade) ou então privatizamos a pesquisa no País numa situação em que haja cobrança por resultados.

    Responda
  4. Hildebrando Teixeira

    A adesão foi baixa simplesmente porque não têm do que reclamar por aqui, ganham muito bem e produzem quase nada de conhecimento de interesse para o País, representando apenas mais um feudo de privilégios. A pesquisa nacional deve ser privatizada, como nos EUA e aí, certamente, aparecerão os resultados em novos conhecimentos que geram desenvolvimento da sociedade.

    Responda
  5. Luiz Carlos de Abreu Albuquerque

    É humilhante: os EUA só na área de saúde investem R$82 bi anualmente em pesquisa; o Brasil em todas as áreas, R$3,3 bi. Infelizmente, a ciência e a inovação não florescem na pobreza, no descaso.

    Responda
  6. Cloves Oliveira

    Como diria um cientista americano, "horse cookies!". Não falta dinheiro para pesquisas. O que falta são projetos e ideias que motivem os investidores a investir em pesquisas. Se alguém surgir com uma ideia inovadora, não faltarão empreendedores dispostos a investir. O problema da pesquisa universitária é o provincialismo e a burocracia. Se uma grande empresa decidir investir numa pesquisa numa universidade pública, será informada que os resultados se tornarão públicos por lei.

    Responda
    1. edilson borges

      os resultados não serão tornados públicos por lei, podem gerar patentes, pode-se fazer defesa de tese em sigilo, contratos de sigilo. o problema não é esse...falta mesmo é empresário disposto a arcar com o custo e risco da pesquisa. sempre devemos ter em mente, sobre desenvolver tecnologia: roubar se der, comprar se tiver alguém vendendo, e se nada disso, arriscar (muito) e desenvolver.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.