Hélio Schwartsman > A humanidade tem jeito? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Os governos passam por nós, enquanto as instituições remanescem com o tempo. O que importa, portanto, é como esse desenho institucional será mantido e para quem ele deve privilegiar. No Brasil, pessoas mais abastadas e polÃticos são claramente privilegiados pelas instituições. Portanto, é quase um milagre que a operação Lava Jato tenha sobrevivido até o momento em um local com tantos abafadores. Nossas instituições estão dando um grande sinal de força de vontade para se sobrepor a interesses.
Oh, Hélio, isso é pergunta que se faça? Essa coisa chamada humanidade há muito perdeu a capacidade de regenerar-se. Não tem jeito de jeito nenhum. O destino é ir rolando por aÃ, a trancos e barrancos, numa guerra de todos contra todos, como previu Hobes, até o dia em que o Sol atrair a Terra para o seu núcleo - daqui a uns 3 bilhões de anos e tudo virar uma bola de fogo. Não haverá mais Metropolitan, Louvre, Sagrada FamÃlia (de Gaudi), Torre Eiffel, da Vinci, C.Sistina, Beethoven, Kant, D.Quixot
Não há dúvida. Um fenômeno como os direitos das mulheres e dos gays só floresce porque o nÃvel de violência social é bem menor. Numa situação de guerra mais ou menos permanente como na República Romana até o infanticÃdio e a pedofilia eram costumes aceitos socialmente.
As palavras " esperança" e "democracia" repetidas varias vezes e empregadas por polÃticos e mÃdias daqui são manipuladas de outra maneira para povo, chama-se acomodação.
Além disso, inclua a mÃdia corrupta que infesta as mentes de pessoas que poderiam pensar com liberdade sobre o que realmente é bom para todos, almejando o bem comum
Acontece Adriana, que o que você acha que é realmente bom todos e para o bem comum, certamente não é unanimidade. Tem muita gente que não vai concordar com suas ideias e valores. Ou será que você acha mesmo que sabe o que é bom para todos? Não existe nada que seja bom para todos, as pessoas são diferentes, têm valores e gostos diferentes.
Este texto é uma leitura simplista do que é violência e de seus abusos. Inclua o uso de armas biológicas, o potencial armamentista das grandes potências, a pobreza, fome, genocÃdio de povos e culturas ancestrais, mas, principalmente, a destruição do meio ambiente. EvoluÃmos?
Se houver meio ambiente pra a humanidade.
O pessimismo sobre o Brasil não tem precedente histórico. Crises, pragas, guerras e massacres foram uma constante na historia civilizatoria. A corrupção nada é mais q a contestação a um modelo q não é perfeito, e q então é corrompido e dialeticamente permite nascer um novo modelo que dará novo impulso ao mundo. Somos um pais de imigrantes, e temos a tradição e costumes de europeus. Não somos em nada diferentes deles, e não há porque não seguir os mesmos caminhos, as vezes, ate fazendo atalhos.
A Europa foi destruÃda p guerra em 1945, (quer coisa mais corrupta que a guerra, pois ñ respeita a vida nem a propriedade?) demorou uns 20 p ser construÃda e sobre os escombros nasceu uma nova sociedade. Vivem bem há uns 60 anos e é o q nos separa deles. Um nada na historia civilizatoria, e o Brasil esta logo atrás. 20% da humanidade já vivem como nunca se imaginou. Em 80 anos estaremos no paraÃso na terra, a era do Explendorismo: fartura, segurança e sem trabalho obrigatório
A Suécia consegui recuperar-se dá corrupção? Certamente lá não há nenhuma praga tal com PT, Lula, Dilma, Ze Dirceu...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > A humanidade tem jeito? Voltar
Comente este texto