Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. arnaldo feitoza

    A janela da esquerda só mira o próprio umbigo. Mesmo que custe o país.

    Responda
  2. Rodrigo Carvalho

    Centro-esquerda quem, cara-pálida? Rotular como "disquerda" o PT, Lula e Ciro (!) Gomes é uma enorme ofensa a qualquer esquerda civilizada. Principalmente o Ciro, depois daquela famosa foto em que aparece ajoelhado, beijando as mãos de ACM no aeroporto de Salvador.

    Responda
  3. José Ricardo Braga

    A análise parte de uma premissa errada: De que a esquerda precisa correr atrás de votos para se eleger. As condições de 2016 foram de exceção, com o impeachment da Dilma sendo o fato mais vistoso a ser explorado. Mas isso já virou história. Em 2014 o Aécio teve que correr atrás dos votos da esquerda para quase empatar com a Dilma. Como isso foi depois de Junho/2013 (nossa verdadeira revolução) acho difícil essas condições terem mudado.

    Responda
  4. Antonio Ribeiro

    Quer dizer que 71% da população, segundo o Datafolha, são esquerdistas? Ora, nos poupe. Se estas reformas passarem, em primeiro lugar as chances serão da direita extremada. Lembre-se que a CLT é cópia da Carta del Lavoro. Juristas de orientação integralista – o fascismo caboclo – foram encarregados, sob o comando de Alexandre Marcondes Filho, da elaboração do anteprojeto da CLT. Somente depois, é que a esquerda terá chances. Pelos estragos sociais causados pelas contrarreformas.

    Responda
  5. Weldon José Rosa Lima

    Realmente eu não entendo o porque de continuar assinando a Folha. A esquerda quase reduziu o país a pó, e vem um "articulista", descaradamente, defender a volta da esquerda ao comando !!! É pau de dar em doido !!!

    Responda
  6. EDUARDO BASTOS

    A esquerda só tem os votos dos bolsafamilions... kkk

    Responda
  7. gilberto schoncer

    conheço uns tres ex trot skistas, corr uP Tos e milio narios...um esta no xilin dró...

    Responda
  8. Raul Moreira

    "...voltar a "desgovernar', para ter chance de outra vez 'rhoubar'; é que querem dizer...! Que lástima seria! Derretam-se e suma em definitivo! ....chega de atraso e rhapinagem sistêmica....!

    Responda
  9. Wilmar Brito

    +painhoão lu gera crise até no inferno ! * Diabo soldado na caserna : "13 anos painhoãos.br ? Caras lá +diabos q nós ! Manzorraram até nossos garfos !"

    Responda
  10. Pedro de Oliveira

    O articulista escreveu esse artigo de olhos vendados. Se tivesse enxergando poderia dizer o contrário: a esquerda deverá brigar contra as reformas e torcer para que sejam aprovadas para em seguida voltarem a governar e bagunçar tudo de novo.

    Responda
  11. Wilmar Brito

    Ó arte ! Painhoão lu e seu quadro p/ paredes.onu "Minha casinha de pau a pique minha vida !" * Centro terreiro arranca leite das dilaceradas tetas da cabra BR !

    Responda
  12. Walmir à vila Vieira

    Caro Vinicius, este seu comentário o qualifica como um daqueles "batedores de panela de verde amarelo ao redor de um pato amarelo"...Faça uma "investigação jornalistica honesta" e diga ao povo: Onde que retirar direitos trabalhistas e previdenciários "garante" aumento de emprego e crescimento econômico....hipócrita!

    Responda
  13. Hildebrando Teixeira

    A simples existência de uma forte esquerda populista e o risco existente de alcançarem o poder já gera crise de confiança, afastando potenciais investidores e atrapalhando o retorno do País ao crescimento (como no final do mandato do F.H-C), afinal, você colocaria seu dinheiro num lugar que poderia ser administrado por 'líderes' como DIlmah ou Lulah, os quadrilheiros gastadores?

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      Corretíssimo!

    2. MARCELO PITTA COELHO

      É isso.

  14. ANGELO MENEZES

    Este percentual tinha que ser maior, pois somos 90% de analfabetos funcionais, ou seja, é por isso que estamos na situação em que nos encontramos hoje e cheio de "gersons" espalhadosquerendo levar vantagem em tudo. Um país sem educação é um país sem solução.

    Responda
  15. JOÃ O HENRIQUE GONÃ ALVES

    Não me canso de rir ao identificar o quão tendencioso é esse jornal. Sempre se colocando contra os trabalhadores e seus direitos. Contra as liberdades e avanços sociais. No coro, estão os paulistas reacionários pela própria natureza. Essa salada direitista que festeja dia e noite uma possível ditadura militar ou o fim dos partidos de esquerda é que anima os setores mais progressistas do país a continuarem lutando contra tudo isso. Uma luta sem fim para bater essa falange do mal.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Quanta besteira !

    2. MARCELO PITTA COELHO

      Falange do mal é o PT e a esquerda toda, que jogaram o Brasil nessa tremenda crise econômica, política e moral.

    3. JONAS FERREIRA NASCIMENTO

      Dá-me vontade de rir desses esquerdista que vêm como largar essas bandeiras esfarrapadas. Em quê a reforma trabalhista prejudica o trabalhador? O país é o mais protecionista no mundo, o que só leva ao desemprego via dificuldades de empresários em suportar seus encargos, além da maior carga tributária conhecida. Quem, na verdade, é hipócrita?, o articulista? Não me façam rir vermelhinhos saudosos das mamatas que esvaiem-se entre as mãos.

  16. Ronaldo Oliveira

    Penso totalmente ao contrário do articulista e pago pra ver. O povo certamente, sabendo que todos estão envolvidos na lava a jato, trará de volta ao palácio do planalto aquele que encarnar ser o grande oponente a uma só reforma, a da previdência, que esta vem sendo imposta sem um debate amplo e aberto. O povo gostaria que o governo jogasse limpo e este não age assim. Por que o governo não apoia a CPI da previdência no Congresso, por exemplo. Uma das características do brasileiro é ser vingativo.

    Responda
  17. José Cardoso

    Discordo. O Lula por exemplo quer a reforma da previdência. Só não quer o desgaste de ser a favor dela. É uma questão de estratégia: se a reforma passar, pode-se culpar o "governo golpista" por cortar direitos, e depois se eleito em 2018 surfar numa condição orçamentária menos catastrófica. Como a recuperação não deve ser muito forte até 2018, mesmo com a reforma, sua aprovação é o melhor cenário, inclusive para a esquerda.

    Responda
  18. Edson Martins

    O cara não sabe nem escrever em português. Pode se estreita, ou pode estreitar? Depois reclamam da mídia, todos tem espaço para se expressar!

    Responda
  19. Edson Martins

    O cara não sabe nem escrever em português. Pode se estreita, ou pode estreitar? Depois reclamam da mídia, todos tem espaço para se expressar!

    Responda
  20. Israel Sena

    A qua drilha ver melha criou a pior crise econômica do Brasil. Se esses mel iantes retornarem ao poder, será a derrocada final.

    Responda
  21. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Os devotos petistas agora apelam para uma luta de classe fictícia, ignoram deliberadamente a herança sinistra dos treze anos no poder, não levam em consideração a altíssima rejeição ao ex e enquanto tentam sabotar as reformas que o país tanto precisa, sonham com uma improvável volta ao poder. /Claudia.

    Responda
    1. MARCELO PITTA COELHO

      O pior é que talvez não seja tão improvável assim Claudia, apostar no discernimento do eleitor brasileiro é aposta arriscada.

  22. MARCELO PITTA COELHO

    Se a reforma da previdência não passar, e algum candidato da esquerda vencer em 2018 com a proposta do manifesto do Bresser, o Brasil será jogado na mais profunda crise, da dimensão da grega, ou da venezuelana.

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      Exatemente, Marcelo.

    2. MARCELO PITTA COELHO

      Retrocesso social foi o que a Dilma promoveu com suas baboseiras esquerdizoides.

    3. Nestor Bercovich

      Se a reforma da previdência passar, e algum candidato da direita vencer em 2018, o Brasil experimentará o maior retrocesso social e política de sua história.

  23. Nestor Bercovich

    Além do mais, o articulista parece acreditar que a aprovação da Reforma vai abrir o caminho para o crescimento. Na realidade uma coisa pouco tem a ver com a outra. A Reforma não é uma medida pro crescimento, é apenas parte do retrocesso social que o poder económico está tentando enfiar goela abaixo enquanto governe seu títere T/emer e sua maioria conter/vadora na Cámara.

    Responda
    1. MARCELO PITTA COELHO

      Baboseira típica de ignorantes.

  24. Nestor Bercovich

    O articulista, sec de Redação da F/olha, é g/olpista e anti-democrático: defende esta reforma da Previdência resistida por 71% dos cidadãos e apoiada por um g/overno que não foi votado e tem 85% de desaprovação.

    Responda
  25. EDECIO CUNHA NETO

    "Recuperação cíclica da economia"?!? Queria ver se essa "recuperação cíclica" estivese acontecendo agora caso Dilma estivesse no poder. Cíclica, nada, aconteceu por causa da midsnça da politica economica. O articulista parece entrar em contradição ao considerar que a permanencia de Dilma liquidaria as chances de Lula - ou seja, sem essa recuperação economica.

    Responda
  26. Brízido Galeano

    Inexplicavelmente, o articulista não citou que o período petista(2003-2016) resultou em escândalos(mensalão, petrolão, propina, caixa 2 etc). Com a provável retorno do Capo, seria para terminar o "serviço"? "Moro num país tropical, abençoado por Deus...", será?

    Responda
  27. Brízido Galeano

    Inexplicavelmente, o articulista não citou que o período petista(2003-2016) resultou em escândalos(mensalão, petrolão, propina, caixa 2 etc). Com a provável retorno do Capo, seria para terminar o "serviço"? "Moro num país tropical, abençoado por Deus...", será?

    Responda
  28. Gustavo von Krüger

    Vamos dar nomes aos bois? A "Greve Geral" foi uma grande sabotagem nos serviços de transporte público. Uma pá de cal na pretensão de quem quer convencer os donos de veículos de passeio a aceitarem restrições em favor do transporte público. Adesão? Aí o autor foi feliz: a convertidos e detentores de boquinha. Mas achei lindo: Jogam a população mais e mais contra os sabotadores. Que não resistiriam a um novo Data Folha se for feito essa semana.

    Responda
    1. Gustavo von Krüger

      Marcelo, a oposição à reforma da previdência não tem muito a ver com o que ocorreu sexta-feira, mas preocupa sim. O Brasileiro gosta de uma boquinha, e não abre mão, embora saiba que é um jogo insano de mico-preto. Uma hora vai estourar na mão de alguém. Só torce para nãos ser na própria. Mas de esquerda à direita, todos gostam mesmo é de Estado Amigo, Reserva de Mercado e Subsidio.

    2. Gustavo von Krüger

      Maria Gouveia, onde vc bebeu essa tem mais? Essa é da boa! Me arruma umas garrafas

    3. MARCELO PITTA COELHO

      Como diz a Maria Gouvea, o Lula cresceu e a maioria é contra a reforma da previdência. Ou seja, o Brasil está ferrado.

    4. maria gouvea

      Vamos dar nomes aos bois? a greve gera foi um sucesso, haja visto como a direita golpista envida esforços para nega-la. não adianta dizer que é coisa de sindicalista com medo de perder a boquinha, leiam os dados da pesquisa da própria Folha. Quem cresceu? Lula. Qual porcentagem dos favoráveis às reformas? 40%.Isto com maçica e aética condução das grandes mídias. Cai a ficha, gente, o Brasil não quer retrocesso social!