Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alberto Melis Bianconi

    Posicionamento mais que correto, e basta para isso descartar os fanatismos que esse assunto provoca. Mas me pergunto se podemos confiar que os ministros do STF, de repente -- num passe de mágica? --, possam recuperar o equilíbrio necessário para um julgamento isento. Se o desejo fosse de esclarecer o que se passou com a Petrobrás, acredito que apenas uma revisão de toda a Lava-Jato por um tribunal internacional poderia ser bem sucedido.

    Responda
  2. Antônio Carlos de Paula

    E o juiz Moro não atiça o outro lado com suas atitudes midiáticas e teatrais?

    Responda
  3. José Cardoso

    Preso e condenado em primeira instância por ser avião do tráfico fica enjaulado. Poderia ser solto em prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica, sua "profissão" seria impedida. Já para os criminosos de colarinho branco, a tornozeleira é menos efetiva, pois tem muitos modos virtuais de se comunicar com seus asseclas e continuar suas atividades. Mas são esses que são libertados. O STF deve olhar para o sistema prisional como um todo.

    Responda
  4. Wilmar Brito

    Problema.br é o pobrema ! Pobrema "ão.br" painhoão "Eu sou o criador !Sou a justirça !..." * Criou a maior fábrica de "povo enganado" del mundo ...

    Responda
  5. Wilmar Brito

    Painhoão lu + confraria corrupção ( todos partidos, inclusive da petizada ) se na China trabalhassem : ganhariam " perpétua + trabalho + delação + etc )

    Responda
  6. ROGER HOEFEL

    Estranho: o missivista Motta disserta sobre os excessos do Judiciário somente quando o "andar de cima" ....

    Responda
  7. vera lucia baptistao

    A Justiça, nunca foi um jogo. É um dos ´poderes da Republica, cujo único fim, é proteger o cidadão (multidões) incautos, contra os malefícios de pessoas inescrupulosas que se travestem de políticos unica e exclusivamente para enriquecimento próprio, e da maneira mais ilícita possível.

    Responda
  8. vera lucia baptistao

    Os excessos dos corruptos que liquidaram as finanças , o orgulho, a fé, que havia nos Brasileiros, até o Lava Jato nos proporcionar as dimensões das Falcatruas o que podemos dizer desse jogo ?

    Responda
  9. FRANCISCO MACIEL

    Um dos problemas sérios na democracia brasileira que está provocando a falta de justiça para pobres e justiça para a Oligarquia é que para ser candidato a Ministro do Supremo, um eventual e provável Chefe de Poder, precisa ser indicado pelo Poder Executivo e sabatinado, em seção secreta, pelo Poder Legislativo. Isso nos faz sentir vergonha de ser brasileiros.

    Responda
  10. FRANCISCO MACIEL

    Jogo para agradar multidões? Não fosse o Palocci oferecer material para mais um ano de trabalho ao Doutor Moro e o Doutor Fachin, com o devido apoio da Doutora Cármen Lúcia, enviar direto para o Plenário da Corte sua decisão monocrática negando Habeas Corpus ao Palocci, não teríamos acabado com esta avalanche de Habeas Corpus da Segunda Turma. Isso sim, agrada a multidão indignada com justiça só para a Oligarquia.

    Responda
  11. Maria Angelica Brito

    Texto infantilizado para agradar os políticos dele in quentes e seus asseclas despudorados, você faria enorme sucesso em paisecos com seus ditadores que adoram bajuladores, é o crime organizado e seus ramos midiáticos para perpetuar a impunidade, triste país e sua mídia do atraso e seu academicismo de terceiro mundo..

    Responda
    1. Murilo Azevedo Brasil

      O que você andou fumando?

  12. Sonia Rocha Marques

    Vinicius Mota demonstra equilíbrio e, acima de tudo, lucidez em sua coluna. Oxalá sirva de reflexão para os que se excedem em todos os seguimentos da Opinião Pública.

    Responda
  13. Ricardo Lobo

    A verdade é uma só : Dentro do que é estritamente legal, as leis até hoje nos levaram à porcaria de país que temos hoje. Lembrando que as leis não são instruções vindas do próprio Deus mas sim, idéias que saem da cabeça dos políticos.

    Responda
  14. Herculano JR 70

    E Marcelinho Odebrecht, que afinal produz pontes e hidroeletrica, pq esta preso em prisão cautelar? A tortura esta de volta para provocar delação. So politicos serão soltos? Prisão e coisa barbara. Bem, o Lava Jato fez seu papel. E hora dos agentes se mudarem e perceberem que se o pais andar todos ganharão muito mais. Apoio a separação do capital do estado e uma fiscalização do estado rigidamente pelo sistema de produção. Vamos crescer a 10% aa

    Responda
  15. Gil Cabral

    Em tese a afirmação esta certa,mas no Brasil a justiça até hoje só agradou aos criminosos corruptos,já passou da hora de beneficiar as multidões.

    Responda
  16. EDUARDO BASTOS

    No dia em que os ministros do STF não forem indicados por presidentes, aí sim poderemos dizer que não há "jogo" midiático. MPF e STF não são bolhas isentas e desconectadas do contexto. Que se exponham as decisões! Que se deixe o povo perceber as picuinhas e "manobras". A transparência do processo não irá tirar sua celeridade. Pelo contrário, mostrará que todo nosso arcabouço jurídico é muito menos isento e imparcial do que se imagina. Melhor a guerra explícita do que o conchavo oculto.

    Responda
    1. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      Perfeito. É o nó górdio do sistema. Mas, ainda supera a mediocridade dos legislativos. Basta ver a origem e a forma como são eleitos os ditos ‘representantes’ do povo. Enquanto os indicados para o STF e MPF, o quarto poder, são do ramo com currículo bastante exposto pela mídia. Com marcação individual permanente. Basta ver esta matéria e os comentários. Faz a diferença.

  17. Paulo Sergio Ribeiro Varejao

    Muito lúcida, racional e sobretudo justa a opinião do jornalista Vinícius, que não é técnico na matéria. Declarações impróprias de membro do MPF, por não conseguir manter um acusado na cadeia, transparece disputa, e excesso de prazo das prisões cautelares e penas muito altas, nunca vistas no Brasil, mostra irrazoabilidade. O MPF deixou de ser fiscal da lei para ser mero acusador, e o Judiciário hoje coage prendendo para forçar delação, ultrapassa seus limites e causa terror prisional.

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      De onde você tirou a evidência que o Judiciário "coage" a delação e de que faz "terror judiciário"? Os delatores estão livres para não delatarem. Se o fazem é porque percebem que podem ter benefícios em suas penas. O instituto da delação é legal e está previsto em lei. Não vejo motivo algum para falar em "Terror Judiciário". O que há é simplesmente a execução do Estado Democrático de Direito. Seu juízo é mais moral do que legal.