Luiz Felipe Pondé > Os intelectuais não aprendem com a 'experiência histórica'? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
"Intelectuais" fajutos isso sim, só blá blá blá mas não se empenham em ajudar e melhorar o paÃs.
"O modo de divisão do trabalho deve mudar no mundo". Essa frase não quer dizer nada. Em que contexto foi dita? Se formulada agora, talvez se refira à s atuais condições tecnológicas. Afora essa especulação e a confusão produzida por Pondé para demonstrar a falácia da frase, o modo de divisão, ou a divisão do trabalho tem mudado ao longo do tempo, em função de uma multiplicidade de fatores. Em sÃntese: a frase, a coluna, e este comentário restaram absolutamente inúteis.
O problema dos intelectuais é que eles não atuam com muita frequencia na prática., na teoria é mais gostoso né !!? Olhando no retrovisor ainda,mais fácil..Quero ver puxar o rabo do leão com ele vivo !!!
É a vaidade, meu caro. A maldita vaidade. Essa maldita acomete você, eu, artistas, intelectuais, cientistas, polÃticos, ....qualquer um. Os intelectuais menosprezam a santÃssima trindade no homem: o livre-arbÃtrio, a vaidade e o pertencimento. Patrocinar o livre-arbÃtrio e a vaidade do homem. Esse é o diferencial na postura dos liberais sobre a esquerda. E essa é a apropriação que lhes rendem as vitórias. O pertencimento nos leva a apoiar um dos bandos. É de natureza complexa.
Excelente edição. Tenho muitos amigos intelectuais e todos tem o mesmo problema a meu ver: vivem totalmente fora da realidade, tudo para eles é teoria perfeita virtualmente, nunca entendem nem vivem a realidade. E por isto que temos tantos filósofos defendendo o indefensável: a moral do cidadão Lula; isto porque todos eles não vem ou não querem ver a realidade dos fatos concretos do acontecido desde 2002.
Brilhante este artigo. Culpam os pobres e analfabetos pelas eleições de polÃticos corruptos e incompetentes. Os pobres e analfabetos votam influenciados pelas propagandas feitas pelos intelectuais. Podemos ver agora intelectuais tentando trazer o governo anterior que causou esta crise profunda novamente ao poder. Não possÃvel minimizar a pobreza com programas assistencialistas. A pobreza só vai ser minimizada com trabalho para todos e com salario suficiente suprir todas as necessidade d famÃlia
Os intelectuais não aprendem com a experiência histórica por causa do fanatismo ideológico de cunho quase religioso, derivado principalmente do marxismo. Tratam a "sociedade" como se fosse uma entidade real, por isso acham que podem planejar tudo, a divisão do trabalho, a distribuição de renda... Na verdade a sociedade é uma abstração, o que existe são indivÃduos com vontade, consciência e interesses próprios, cuja vida não pode ser planejada como se fossem robôs sem vontade própria.
Sabias palavras do Marcelo; resumindo: O Inferno é aqui na terra, é aqui que pagamos nossos pecados. O Capitalismo nunca foi perfeito, mais é o sistema mais justo que distribui a cada um a parte que lhe toca pelo seus esforços e responsabilidades.
O capitalismo, o liberalismo econômico, não é o paraÃso na Terra, mesmo porque paraÃso na Terra não existe, a vida aqui é dura mesmo, e a natureza, implacável, não tem pena de ninguém, Mas a verdade é que o capitalismo nunca prometeu o paraÃso, nem nunca afirmou que o sistema é perfeito. É, como já demonstrou a história, o único regime compatÃvel com a liberdade e com a eficiência econômica. Quem promete o paraÃso na Terra é o socialismo, mas invariavelmente entrega o inferno totalitário.
Da sabedoria oriental: a sobrevivência do ser humano e da própria espécie: instinto e razão. Neste embate advém a escuridão fundamental. Zeitgeist. “Para o homem primitivo, a noção de espaço era um mistério incontrolável. Para o homem da era tecnológica é o tempo que tem esse papel. ” Marshall McLuhan
Como sempre na mosca!
Dá um tristeza imensa quando se vê um homem brilhante como o Prof. Cândido morrer socialista. PaÃses e governos não aprendem, mas as pessoas têm obrigação de aprender. Nem os desastres da USSR com toda a perversidade contra os próprios cidadãos serviram para ensinar que, tirar a liberdade das pessoas em nome de qualquer ideologia, não justifica nada. Nem a guinada da China para o capitalismo serve para mudar a cabeça das pessoas que priorizam a proteção da identidade de grupo sobre tudo mais.
Não é preciso ir muito longe para ver o quanto os intelectuais estão distantes da realidade. Basta observar a educação brasileira, até agora construÃda sobre a égide de uma maioria de intelectuais que nunca vivenciaram o dia a dia de uma sala de aula. Não é de se espantar a razão pela qual o Brasil ocupa os piores e últimos lugares em programas internacionais de avaliação da educação.
Resposta a sua pergunta: SIM! Essa turma parece um bando de crianças mimadas, que acordam a hora que querem, não põe a mão no bolso para nada assim que passam os muros da sua Universidade e são escutados para falar de trabalho sem nunca ter pisado num chão de fabrica. Ainda acreditam que o trabalho é aquele retratado por Chaplin em "Tempos Moderno".
Sim, os intelectuais são muito "bobos" (original suprimido pela censura.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Os intelectuais não aprendem com a 'experiência histórica'? Voltar
Comente este texto