Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paolo Valerio Caporuscio

    "Intelectuais" fajutos isso sim, só blá blá blá mas não se empenham em ajudar e melhorar o país.

    Responda
  2. Luiz Paulo Santana

    "O modo de divisão do trabalho deve mudar no mundo". Essa frase não quer dizer nada. Em que contexto foi dita? Se formulada agora, talvez se refira às atuais condições tecnológicas. Afora essa especulação e a confusão produzida por Pondé para demonstrar a falácia da frase, o modo de divisão, ou a divisão do trabalho tem mudado ao longo do tempo, em função de uma multiplicidade de fatores. Em síntese: a frase, a coluna, e este comentário restaram absolutamente inúteis.

    Responda
  3. Claudio Moreira Roberto

    O problema dos intelectuais é que eles não atuam com muita frequencia na prática., na teoria é mais gostoso né !!? Olhando no retrovisor ainda,mais fácil..Quero ver puxar o rabo do leão com ele vivo !!!

    Responda
  4. JOSE CARLOS BEZERRA

    É a vaidade, meu caro. A maldita vaidade. Essa maldita acomete você, eu, artistas, intelectuais, cientistas, políticos, ....qualquer um. Os intelectuais menosprezam a santíssima trindade no homem: o livre-arbítrio, a vaidade e o pertencimento. Patrocinar o livre-arbítrio e a vaidade do homem. Esse é o diferencial na postura dos liberais sobre a esquerda. E essa é a apropriação que lhes rendem as vitórias. O pertencimento nos leva a apoiar um dos bandos. É de natureza complexa.

    Responda
  5. Garcia ODS

    Excelente edição. Tenho muitos amigos intelectuais e todos tem o mesmo problema a meu ver: vivem totalmente fora da realidade, tudo para eles é teoria perfeita virtualmente, nunca entendem nem vivem a realidade. E por isto que temos tantos filósofos defendendo o indefensável: a moral do cidadão Lula; isto porque todos eles não vem ou não querem ver a realidade dos fatos concretos do acontecido desde 2002.

    Responda
  6. João Leite Leite

    Brilhante este artigo. Culpam os pobres e analfabetos pelas eleições de políticos corruptos e incompetentes. Os pobres e analfabetos votam influenciados pelas propagandas feitas pelos intelectuais. Podemos ver agora intelectuais tentando trazer o governo anterior que causou esta crise profunda novamente ao poder. Não possível minimizar a pobreza com programas assistencialistas. A pobreza só vai ser minimizada com trabalho para todos e com salario suficiente suprir todas as necessidade d família

    Responda
  7. MARCELO PITTA COELHO

    Os intelectuais não aprendem com a experiência histórica por causa do fanatismo ideológico de cunho quase religioso, derivado principalmente do marxismo. Tratam a "sociedade" como se fosse uma entidade real, por isso acham que podem planejar tudo, a divisão do trabalho, a distribuição de renda... Na verdade a sociedade é uma abstração, o que existe são indivíduos com vontade, consciência e interesses próprios, cuja vida não pode ser planejada como se fossem robôs sem vontade própria.

    Responda
    1. Garcia ODS

      Sabias palavras do Marcelo; resumindo: O Inferno é aqui na terra, é aqui que pagamos nossos pecados. O Capitalismo nunca foi perfeito, mais é o sistema mais justo que distribui a cada um a parte que lhe toca pelo seus esforços e responsabilidades.

    2. MARCELO PITTA COELHO

      O capitalismo, o liberalismo econômico, não é o paraíso na Terra, mesmo porque paraíso na Terra não existe, a vida aqui é dura mesmo, e a natureza, implacável, não tem pena de ninguém, Mas a verdade é que o capitalismo nunca prometeu o paraíso, nem nunca afirmou que o sistema é perfeito. É, como já demonstrou a história, o único regime compatível com a liberdade e com a eficiência econômica. Quem promete o paraíso na Terra é o socialismo, mas invariavelmente entrega o inferno totalitário.

  8. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Da sabedoria oriental: a sobrevivência do ser humano e da própria espécie: instinto e razão. Neste embate advém a escuridão fundamental. Zeitgeist. “Para o homem primitivo, a noção de espaço era um mistério incontrolável. Para o homem da era tecnológica é o tempo que tem esse papel. ”  Marshall McLuhan

    Responda
  9. Hamilton Romano

    Como sempre na mosca!

    Responda
  10. Cloves Oliveira

    Dá um tristeza imensa quando se vê um homem brilhante como o Prof. Cândido morrer socialista. Países e governos não aprendem, mas as pessoas têm obrigação de aprender. Nem os desastres da USSR com toda a perversidade contra os próprios cidadãos serviram para ensinar que, tirar a liberdade das pessoas em nome de qualquer ideologia, não justifica nada. Nem a guinada da China para o capitalismo serve para mudar a cabeça das pessoas que priorizam a proteção da identidade de grupo sobre tudo mais.

    Responda
  11. Alan Leandro Costa de Oliveira

    Não é preciso ir muito longe para ver o quanto os intelectuais estão distantes da realidade. Basta observar a educação brasileira, até agora construída sobre a égide de uma maioria de intelectuais que nunca vivenciaram o dia a dia de uma sala de aula. Não é de se espantar a razão pela qual o Brasil ocupa os piores e últimos lugares em programas internacionais de avaliação da educação.

    Responda
  12. Gustavo von Krüger

    Resposta a sua pergunta: SIM! Essa turma parece um bando de crianças mimadas, que acordam a hora que querem, não põe a mão no bolso para nada assim que passam os muros da sua Universidade e são escutados para falar de trabalho sem nunca ter pisado num chão de fabrica. Ainda acreditam que o trabalho é aquele retratado por Chaplin em "Tempos Moderno".

    Responda
  13. Peter Janos Wechsler

    Sim, os intelectuais são muito "bobos" (original suprimido pela censura.

    Responda