Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

    No mundo jurídico, a tecnicalidade é o último refúgio do cana lha.

    Responda
  2. celso bittencourt

    “A maior desgraça da Democracia, é que ela traz à tona a Força Numérica dos I d i o t a s, que são a maioria da Humanidade” ***N.Rodrigues

    Responda
  3. Daniel Eustáquio Ramos Marinho

    De todo modo, acredito que seja parte importante da democracia e da transparência a publicização das gravações, sejam elas envolvendo o governo Temer ou as administrações petistas. "O melhor desinfetante é a luz do sol".

    Responda
  4. José Cardoso

    Um efeito colateral desse episódio, é que a condenação e até a prisão do Lula se torna mais plausível. Não há porque a esquerda ficar defendendo seus mafiosos, ainda mais enrolados com a delação da JBS, agora que os mafiosos da direita estão caindo. Mas não acho que alguém tenha planejado esse jogo com tanta precisão. Seria preciso uma extrema competência.

    Responda
  5. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    PMDB. A contaminação. Assim o “puder” migrou para as regiões que ainda vivem na cultura das capitanias hereditárias. Filosofia de trabalho: o “toma lá da cá”. O PT carregou o PMDB nas costas e nos deixou este legado. Ler a fabula: “O escorpião e o sapo”.

    Responda
  6. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    O que pesa contra Temer? A origem. PMDB. Na política, um partido pega tudo, chamado partido-ônibus (catch-all party). O partido não exige a adesão a alguma ideologia como critério para a adesão.

    Responda
  7. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Hélio é sempre difícil manter os pés no chão em meio à tantas paixões políticas, mas é assustador ver a forma como os políticos conduzem o nosso país, o desembaraço, a falsa esperteza e o primarismo pouco inteligente que provocam a colisão com os ideais de um país emancipado dos esquemas e livre da corrupção deslavada. Não sei se a gravação foi uma conspiração, mas ela mostra (mais uma vez) como se movem as engrenagens da política. /Claudia.

    Responda
  8. MARCELO PITTA COELHO

    Que houve armação para derrubar o Temer, certamente dos procuradores, isso não há dúvida, e os objetivos, me parece, foram provocar a antecipação da eleição presidencial, e acabar com as reformas, principalmente a da previdência, que alta burocracia do Estado nunca engoliu. Politicamente, quem se beneficia é a esquerda, porque se houver nova eleição será muito difícil vencê-la defendendo as reformas, e quem pode fazer campanha criticando-as é a esquerda. Como governar sem elas é outra história.

    Responda
    1. MARCELO PITTA COELHO

      Também tem o fato de que a delação envolvia muita coisa e tinha coisas cabeludas contra o PT, como contas com dezenas de milhões de dólares no exterior para Lula e Dilma, e o papel de Guido Mantega, que era mais um tesoureiro de propina do que ministro da Fazenda; mas só vazaram os fatos contra Aécio e Temer. Não se pode esquecer, também, que Fachin é notório simpatizante da esquerda, e fez campanha aberta pela Dilma e o PT em 2014. Ninguém se sai bem dessa estória, nem acusados nem acusadores.

    2. MARCELO PITTA COELHO

      Ficou esquisito também o acordo com a JBS, bom demais para seus controladores, que, inclusive, ganharam dinheiro no mercado financeiro com os efeitos de sua delação, mais do que os 250 milhões (mixaria) que vão pagar de multa.

    3. MARCELO PITTA COELHO

      Vão fazer o que a Dilma fez em 2014, com os resultados que conhecemos: ganha a eleição de qualquer maneira e depois vê o que faz. Precisa ver se o Temer cai mesmo e se conseguem evitar a eleição indireta e antecipar a direta, que é o que a esquerda está buscando. Quanto à fita, parece que foi editada, o que compromete seus efeitos jurídicos, mas não os políticos, que já aconteceram.

  9. Herculano JR 70

    3 Em tempo. Nessa peça de nome Lava Jato, no circo do poder temos delação, conspiração e so falta assassinato na calada da noite. Quem matou? Pq matou? Vejamos no proximo capitulo, no mesmo Brasil no mesmos horarios.

    Responda
  10. Herculano JR 70

    1Dilma caiu pq a economia decresceu 3% dois anos seguidos com 14 mi de desemp/os. Única verdade, q faz diferença com Temer, q ainda vai mostrar incompetência. Joesley é ator d mais um ato do circo d Poder intrigante. Outros atos: Temer, o esperto, caindo em cilada, Joesley, o vivo, entregando fita invalida e PF, MP e Mídia, os bravos, que não avaliam direito as provas. Todos são tollos? Que tipo de palhaçada é essa e que objetivo tem? Expor mais uma vez a PF, o MP e a mídia ao ridículo?

    Responda
  11. Herculano JR 70

    2Como continuamos a pensar que o poder é governo?? Como esse circo e essas pessoas q não sabem o q é gestão vai resolver nossa vida econômica?? É hora de se pensar em estado pequeno e sem poder. Ha conspiração dos poderes contra nos, o povo, isso sim. Montesquieu estava errado: O poder não freia o poder, mas se unem para conspirar contra o povo

    Responda
  12. jarbas cabral

    A diferença entre a gravação de Dilma e Temer é que aquela foi autorizada por juiz de primeira instância e envolvia duas pessoas que não o gravador. Já a do Temer foi autorizada pelo supremo e envolvimento o próprio gravador. Portanto, a gravação do ilegítimo foi legal e constitucional e da injustiçada ilegal e inconstitucional.

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      Onde lê-se "Divagar", leia-se "Devagar"

    2. EDUARDO BASTOS

      Divagar com o andor, meu caro. Não existem dois pesos e duas medidas. Não tente salvar sua preferida com argumentos falaciosos. O nível de dissonância cognitiva da esquerda beira à doença. É incrivel a auto-ilusão.