Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Osame Kinouchi

    Desde o Impeachment de Dilma que a REDE defende Diretas Já (e claro que não é para eleger Lula). A PEC das diretas é de Miro Teixeira (REDE, não PT). Dado a rejeição de Lula, em qualquer cenário de segundo turno Lula perde. Menos se for Lula vs Bolsonaro, acho que o centro e a centro-direita não iria embarcar na aventura neo.nazista de Bolsonaro.

    Responda
  2. leticia monteiro

    Péssima análise de conjuntura, com base em que dados o autor afirma que quem quer Diretas Já, defende majoritariamente a volta de Lula?

    Responda
  3. leticia monteiro

    Péssima análise de conjuntura, com base em que dados o autor afirma que quem quer Diretas Já, defende majoritariamente a volta de Lula?

    Responda
  4. Wilmar Brito

    Tela corrupção apresenta claro híbrido partidão do painhoão lu ( JBSÃO + piti ). Partidão educaado ! * Até desculpas ao povo.br por anos de manzorradas !

    Responda
  5. Fábio Quaglia

    "CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 Art. 81. Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, far-se-á eleição noventa dias depois de aberta a última vaga. § 1º Ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei."

    Responda
  6. regina ulhôa Cintra

    Joel de perfeito acordo com seu comentário. Diretas já para eleger quem? Mais um embusteiro para afundar o pouco que resta desse país? "Juízo Já " calma já paciência já .Aguardar uma definição do TSE ou esperar até 2018. Não tem outro jeito.

    Responda
  7. Paula Gonçalves

    Não tente desunificar o que o Temer uniu. Diretas já é uma manifestação apartidária. Saia da sua torre e vá para as ruas observar ao invés de se esconder atrás do "jornalismo de cliques". Matéria sensacionalista que desinforma...

    Responda
  8. MARCELO BENATTI

    Como cantava Raul, "A solução é alugar o Brasil", quem sabe alguém, não Brasileiro, terá a decência e/ou competência, de eleger quem, de fato os representem, sei apenas que nós não conseguimos!

    Responda
  9. jarbas cabral

    A recíproca é mais verdadeira. Não querem eleição direta pois têm medo do povo.

    Responda
  10. Paolo Valerio Caporuscio

    O pais nunca terá jeito enquanto não investir na Educação e continuar sempre atrasado se continuar a eleger os mesmos de sempre.

    Responda
  11. Miguel Gonçalves

    Ótima leitura da atual situação. Concordo plenamente com essa visão. Lamentável para o nosso país se essa cambada PTistacomunista bolivariana voltar ao poder. Acho que me mudo para o Paraguai. Fooora PTistascomunistas bolivarianos!!

    Responda
  12. Beatriz R Alvares

    Quando lhe interessa, a direita tapa o nariz, fecha os olhos e inventa teorias da conspiração. Ética na política vale para todos! Fora Temer e eleicões diretas já!

    Responda
    1. Alceu Santos

      fora temer, fora lula, fora dilma ( não consigo esquecer pasadema ), fora todos os corruP T os

  13. Flávio Rezende de Carvalho

    Não é necessariamente para eleger o Lula, pode ser a Marina, o Ciro Gomes, ou qualquer um desses populistas honestíssimos que vão enterrar o país em atraso e em mais corrupção santificada.

    Responda
  14. José Cardoso

    Quanto à condenação de Temer no TSE, a delação do Joesley jogou sim mais lenha na fogueira, com a revelação das conta no exterior para o Lula e para a Dilma, contas usadas evidentemente no financiamento das eleições. Isso além dos depoimentos dos marqueteiros. Se fosse um prefeito não haveria dúvida em cassar a chapa. Só porque a falta, (além de mão na bola) é dentro da área o juiz não pode aliviar, a regra é clara.

    Responda
  15. Luiz Carlos de Abreu Albuquerque

    A eleição para o cargo de presidente do Brasil, se houver vacância novamente, agora depois de decorrido mais da metade do mandato, só pode ser indireta, de acordo com a Constituição vigente. Quer queiramos ou não. Qualquer outra solução será mero casuísmo com conotação de golpe. Nós brasileiros temos que aprender a viver sob a égide de uma constituição duradoura, se não, nunca teremos uma democracia amadurecida neste país.

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      Brilhante comentário!!

  16. Ricardo Knudsen

    Sr. Dalton Matzenbacher, rancor me parece haver em sua mensagem, que o impediu de ler a minha com atenção. Veja que não desejo a volta de Lula, escrevi “...o motivo...é eleger Lula (não é meu caso).” Assim, sua mensagem não parece pertinente. De resto, Temer manipula dados sobre o INSS, para justificar reformas ideológicas e prejudiciais ao país. Não se trata de ser contra reformas, que serão necessárias, mas contra essas reformas. Não sei a razão de sua questão, mas não sou servidor público.

    Responda
  17. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

    A volta de Lula decorre da percepção de que, seja quem for o presidente, estamos todos ferrados. A corrupção á a mesma e se, por parte de Lula há a boa e velha incompetência, por parte da direita há o governo só para ricos. A ideia de que o país estava entrando nos trilhos é da elite econômica e de seus porta-vozes e seguidores fanáticos. Para mim o Brasil nunca esteve nos trilhos. Saúde, educação, segurança, previdência...quando alguma dessas coisas funcionou direito? E a distribuição de renda?

    Responda
  18. Rogério Fonseca

    Também concordo que isso é interesse de quem quer o molusco de volta. Se o governo conseguir as reformas, isso vai fazer a economia voltar a crescer e eles têm medo de que isso fique na conta da direita, mostrando que a "nova matriz econômica" da esquerda é um equívoco. A esquerda sabe que as reformas são necessárias. Gritam só porque estão na oposição. A própria ex-presidente deposta falou sobre isso em discurso disponível na internet para quem quiser ver.

    Responda
  19. waldemar frizzo junior

    Como você vê, retardado tem em tudo que é lugar.

    Responda
  20. neli faria

    Infelizmente, o povo não percebeu que a crise de hoje é resultado do governo lu la. Graças a ele, Dilma foi presidente, embora não fosse fundadora do ParTido.Graças a ele se fez coligação do o pmdb; graças a ele que Temer foi vice ( jamais daria meu voto, nem para vice). Graças a eles os desperdícios com a copa, olimpíadas. Torrou dinheiro público em estádios de futebol. Deu pensão para os campeões das copas de 58,62e70 além de 100 mil do erário, em indenização. Ele foi o causador da crise.

    Responda
  21. Julien Sorel

    Por isso que a esquerda está nas ruas...querem voltar com Lula. Esse é o motivo político do viés da aprovação das reformas. Não podemos ficar a mercê do rei e dos amigos do rei novamente

    Responda
  22. Fernando Monteiro

    O articulista tem uma visão absolutamente errada do cenário político. Para o pt, a melhor coisa eh deixar o presidento adotar suas medidas impopulares e definhar no JN pelos escândalos, tirando o foco do partido. 2018 tá logo aí. Isso não é a minha vontade, mas a constatação de um fato.

    Responda
  23. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Do noticiário: “Petistas torcem para que Temer fique na Presidência” É isso que o petismo acha que é sua salvação? Demonstra bem a mediocridade daqueles que prostituiram os ideais de seus fundadores. Rever postura, nada! “Os idiotas perderam a modéstia”. Nelson Rodrigues.

    Responda
  24. Hercilio Silva

    A direita entrou numa bolha e parece ignorar mesmo a sociedade em que vive. Não é verdade que só os que querem a volta de Lula querem diretas, esse grupo de ampliou e muito da semana passada pra cá. E haja certeza da eleição do homem, só pode ser porque têm consciência de quanto estão contrariando a maioria. Nem os lulistas tem essa certeza, ao contrário, vários temem a eleição, mas de outros nomes.

    Responda
  25. Ricardo Knudsen

    Moralidade dúbia a do autor, questiona a forma e o timing das acusações à Temer, e não seu conteúdo. Tudo para defender as reformas tão caras à sua ideologia, que ele deseja que sejam feitas, mesmo que seja por um presidente sem credibilidade e com motivações menos que republicanas.

    Responda
    1. Ivone ALVES

      Por favor leia novamente, não tem isso.

  26. Ricardo Knudsen

    Coerência não é o forte do autor. Gosta de regras, mas quer aprovação das reformas de Temer, que são contrárias ao programa eleitoral...de Temer. É o que a imprensa popularizou como estelionato eleitoral, ou seja, desrespeito às regras do jogo. Não quer uma nova regra (estamos falando de aprovação no Congresso!), pois diz que o motivo dos defensores das eleições diretas é eleger Lula (não é meu caso). Mas seu principal motivo para ser contra é...não eleger Lula. Quanta diferença!

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Vc não consegue disfarçar o rancor que conduz as razões que discorre. Lula, assim como todos os demais protagonistas dessa situação, têm de ser afastados definitivamente da vida pública. As reformas não são de Temer. São reformas frente aos fatos e circunstâncias. Terão de ocorrer, agora ou em breve. Vc, por acaso, é servidor público ?