Opinião > Atrasos patentes Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. edilson borges

    o estoque de pedidos em espera prá exame é de mais de 100000 pedidos, que foi formado nos anos 80 e 90 quando o órgão foi mais severamente sucateado. a carga por técnico incluindo esse estoque é bemmaior que na china e eua. existe um dispositivo chamado pph que permite que pedidos analisados em um dos cinco grandes escritórios seja praticamente validade nos outros, em regime de troca: um pedido chino por um ianque. como temos menos de 700 pedidos origem br, é só isso que poderíamos trocar no pph

    Responda
  2. Cloves Oliveira

    Na América Latina o Chile lidera em inovação, seguido de Costa Rica e México. No mundo, de acordo com a World Intellectual Property Organization (WIPO), a Suíça lidera, seguida da Suécia e Reino Unido com os EUA em quarto. O Brasil fica num distante vigésimo sétimo lugar. A questão da inovação no Brasil é que nem sempre o tema é bem entendido; ainda se confunde inovação com invenção. Por outro lado, a correlação entre investimento em pesquisa e inovação não é necessariamente direta.

    Responda
  3. SERGIO LEITE RODRIGUES

    A conta feita com os números apresentados pelo editorial mostra que na China cada analista avalia mais de 91 pedidos por ano. Enquanto no Brasil não alcança a 37 avaliações por analista ao ano. Cai por terra a alegação de falta de pessoal. No mínimo seria devido a burocracia, para não falar em incompetência, corporativismo, cabide de empregos, etc., tão comum em nossas empresas públicas.

    Responda
    1. edilson borges

      temos um estoque de mais de 100000 pedidos que precisam ser analisados, resultado da falta de investimento principalmente nos anos 80 e 90, quando o inpi ficou praticamente sem analistas. os números dão conta apenas dos pedidos que entram por ano.

  4. Denis Tavares

    Quer saber quela a solução para isso? Liberalismo! É exatamente o excesso de burocracia, o excesso de controle estatal, a relação promíscua entre o governo e algumas empresas corruptas (o que impede a renovação por outras empresas), o excesso de impostos, a remuneração por meio de empréstimos ao governo e não por meio da produtividade. O Brasil está errado. E chegou no ápice do erro na era PTê. Queremos um Brasil moderno, justo, desenvolvido, livre e criativo? Liberalismo!

    Responda
    1. edilson borges

      escreve sem nenhum conhecimento. os governos do pt fizeram concuros pro inpi mais que dobrando a quadro de analistas. eram cerca de 100 subiram prá pouco menos de 300. o inpi foi tão sucateado que foi no período fhc, que nõ houve nenhum concurso. o fhc tinha que mandar uma carta prá wipo nos declarando subdesenvolvidos, não fez, e acabou com as farmacêuticas. a india mandou. o prédio da praça mauá, onde funcionava, hoje está interditado por falta de manutenção, principalmente nos anos 80 e 90.

  5. Luiz Eduardo Cantarelli

    Corretíssimo. Setor corporativo, deficiente, lento e improdutivo. Empresas e universidades procuram outros países para resolverem problemas de patentes. E o registro de marca? uma bobagem que leva anos e anos forçando muitos a desistirem. Uma vergonha de longa data.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.