Opinião > O custo de romper o círculo da corrupção Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Cardoso

    Considerando o poder dos acusados (Temer e Aécio), o acordo tinha que ser feito mesmo. Parabéns à P,G,R. Precisa agora pegar o dinheiro dos Batistas através do acordo de leniência e do processo da C,V,M sobre a compra dos dólares.

    Responda
  2. Marisa Coan

    Parece que falta esclarecer muita coisa, Janot. O " empréstimo" do Bndes à dupla Joelsy & Wesley nunca devidamente explicado, a pri são dos Odebrecht e a liberdade plena aos ba ndi dos do frigorífico, entre outras coisas Também é muito estranha a movimentação feita por eles às vésperas da liberação pela globo da gravação.

    Responda
  3. neli faria

    Parabéns pelo hercúleo e relevante trabalho realizado em prol do Brasil. Ainda acho a multa pífia pelos prejuízos que causaram a este triste país.Milhares de brasileiros morrem por ano, por falta de saúde e de segurança;falta saneamento básico e educação e os políticos torrando dinheiro público em empréstimo para essa empresa.

    Responda
  4. celso bittencourt

    “A estupidez Humana é a Única coisa que dá uma ideia do Infinito.” - Ernest Renan

    Responda
  5. Paulo Camargo

    Os irmãos criminosos roubam uma nação fogem para seu magnífico apartamento em NY , ganham milhões de reais criminosamente no mercado financeiro , embarcam seu Iate particular de 100 pés em um navio para desfruta -lo na Florida Resta só saber "WHY NOT" Marcelo Odebrecht conseguiu um acordo igual?

    Responda
  6. FLAVIA MICHELATO

    A justificativa seria plenamente aceitável, se não fosse por um detalhe: Marcelo Miller.

    Responda
  7. Claudio Moreira Roberto

    Sr Janot esta sendo muito criticado por esse acordo que claro,a primeira vista revolta a todos !! " O crime perfeito" ..Mas acredito que rapelando uns 11 Bi desses pilantrasss ,eles e toda família nunca mais voltarem ao Brasil e pagando as dívidas com o INSS e etc..Sem desconto ..E NÓS sabendo de tudo o que eles fizeram e com QUEM é uma Vitória sem precedentes ...A História dirá..Vai em frente Sr Jantot !!!

    Responda
  8. Alceu Santos

    Deus é grande. Bolsonaro vem aí. Terr orist as e cor ruptos na cad eia, sem mole. Vão lascar pedras e capinar roçados.

    Responda
  9. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

    Sinto Janot mas a sociedade não compartilha sua opinião sobre seu trabalho. Partidário, omisso, sempre a reboque dos fatos e cumprindo suas obrigações sob pressão, fala que não havia outra forma de obter a colaboração dos Batista. Bastava olhar para Curitiba. Sabe aquele negócio de prisão preventiva? Era só deixar os "esleys" em uma cela comum que iam cantar como canários.

    Responda
  10. leonardo garcia

    Excelente Texto Janot, realmente muita gente não consegue separar utopia de realidade e fica sempre inerte reclamando. Não tenho duvida q a delação premiada é o alicerce da revolução que está acontecendo na impunidade brasileira, e que vc é um dos grandes lideres dela. Parabéns, e espero q o sucessor continue com o mesmo empenho.

    Responda
  11. Pedro Diniz

    Parabéns pelo trabalho.

    Responda
  12. REZIVALDA OLIVEIRA BORGES

    Decisão difícil, mas necessária. Tem meu total apoio, até porque tem base legal (Lei n 12.850 2/8/2913). Pensai e Vigiai, não podemos perder o FOCO da faxina, da limpeza necessária e nos prender apenas em algumas sujeiras"

    Responda
  13. José ZIEGLER

    Janot. Parabéns. Esta justificando o seu salário. Esta fazendo o seu papel. Vamos ver se cada um de nós segue o seu exemplo.

    Responda
  14. Herculano JR 70

    Como se justifica os altissimmos privilegios legais, mas imorais, da magistratura? Nem tudo que é legal é moral. Como conseguem isso se não pela influencia, acordos de compadres com o legislativo, contra quem com muita dificuldades se opoem. Trafico de influencia parece ser o nome da coisa. Gostam de atacar o setor privado, ai sim esta a vitima comum.

    Responda
  15. jose galvao

    Cidadao, ninguem e obrigado a fazer o que nao quer e voce sabe disso. Quando se resolve fazer o mal feito e porque se esta levando vantagem ou tentando se defender de seu passado sujo. Nao ha outra razao para voce ter aceito a indecencia premiada a nao ser estar levando vantagem ou querendo encobrir suas sujeiras. Por que voce nao perguntou e depois divulgou os nomes dos juizes e procuradoes que seus amigos compraram? Voce por forca de oficio tem obricacao de revelar e denunciar os metralhas.

    Responda
  16. jose galvao

    Cidadao, ninguem e obrigado a fazer o que nao quer e voce sabe disso. Quando se resolve fazer o mal feito e porque se esta levando vantagem ou tentando se defender de seu passado sujo. Nao ha outra razao para voce ter aceito a indecencia premiada a nao ser estar levando vantagem ou querendo encobrir suas sujeiras. Por que voce nao perguntou e depois divulgou os nomes dos juizes e procuradoes que seus amigos compraram? Voce por forca de oficio tem obricacao de revelar e denunciar os metralhas.

    Responda
    1. Luiz Carlos de Abreu Albuquerque

      Segundo alguns iluminados, o presidente Temer teria que mandar prender o açougueiro Joesley ao ouvir que ele (o açougueiro) havia cooptado dois juízes e um procurador, se não, seria crime de prevaricação do presidente. Sua excelência, o senhor procurador geral da república Rodrigo Janot, ouviu a mesma parolagem e não fez nada para prender o açougueiro. Por acaso, sua excelência, o procurador geral, não prevaricou também?

  17. Luiz Rogério de Carvalho

    Perfeito, Janot disse o que todas pessoas de bom senso pensam. É óbvio que foi alto o custo da delação, entretanto, muito mais alto é o custo da corrupção, que políticos e empresários desonestos pretendiam institucionalizar no país. Estão criticando os ingênuos e desinformados e, principalmente, aqueles que se beneficiavam com o sistema, que finalmente foi descoberto, para ser desmontado.

    Responda
  18. Luiz Rogério de Carvalho

    Perfeito, Janot disse o que todas pessoas de bom senso pensam. É óbvio que foi alto o custo da delação, entretanto, muito mais alto é o custo da corrupção, que políticos e empresários desonestos pretendiam institucionalizar no país. Estão criticando os ingênuos e desinformados e, principalmente, aqueles que se beneficiavam com o sistema, que finalmente foi descoberto.

    Responda
  19. Emerson carara

    Que grande e competente acordo voce fez com os irmaos metralhas hein? O Brasil nao irá aceitar este acordo. Eles tem que voltar, devolver tudo e ir para a cadeia.

    Responda
  20. CARLOS ALBERTO BACCELLI

    Que tal o pessoal todo que está envolvido nessas e em outras investigações apenas seguir as leis que deveriam nortear suas existências?

    Responda
  21. PAULO JOSE HERNANDEZ

    Excelente explicação. Os resultados estão aparecendo e espero que seja o início para uma nova era no Brasil. Onde a corrupção dos poderosos não seja pautada pela impunidade e as novas gerações tenham decência para com o trato da coisa pública. Meus parabéns!!

    Responda
  22. Marri Silva

    Certíssimo, dr. Janot. Força e siga adiante apesar de todas as forças em contrário!

    Responda
  23. Luiz Carlos de Abreu Albuquerque

    O que sua excelência, o senhor procurador geral da república Rodrigo Janot, fez ao país é indefensável. Nós que trabalhamos com Lógica matemática sabemos claramente que não se conserta um erro com outro erro, senão tudo ficaria automaticamente válido, inclusive quaisquer absurdos, os maiores e os menores, seriam válidos. Ou ele é extremamente ingênuo ou é portador de extrema má fé. Além disso, comportamentos desse tipo podem pôr abaixo tudo que a Lava-Jato tem feito de positivo ao país.

    Responda
  24. MARCELO PITTA COELHO

    Para sair da crise precisamos não só combater a corrupção, como também os privilégios injustificados da alta burocracia do Estado, inclusive do Judiciário, que também são causa de nossos recorrentes problemas fiscais.

    Responda
  25. Francisco Assis Amancio

    A empresa dos irmãos favoritos tem dívida de 2 bilhões com a previdência (ué mas não era o golpista quem ia acabar com a aposentadoria?), levam iate para miami (será que foi adquirido com recurso do FGTS?), lucram no mercado acionário pois sabiam o jornal do dia seguinte, e o procurador ainda vem tentar se justificar. Ora bolas, sabe tudo de negociação em dr...

    Responda
  26. NELSON PRADO ROCCHI

    Conversa mole. Ãudios de Temer e Aécio desmoralizantes, mas não criminosos. Ãudios afobados e não periciados.Então qualquer link remoto a Lava Jato de uma delação enorme tem que ir para Fachin? E o acordo de mãe para filho favorito? Janot deve ser investigado. Essa história é muito suspeita.

    Responda
  27. Fernando Magalhães Freire

    Concordo que para quebrar o longevo círculo vicioso da corrupção é preciso fazer acordos às vezes complicados. Mas, Dr. Janot, este acordo da JBS e J&S foi um presente para os bandidos. Todos sabem, inclusive os agentes fiscalizadores diversos,QUE É HONESTAMENTE IMPOSSÃVEL transformar uma pequena distribuidora de carnes em um império de US$150 BI em 15 anos. Só Pablo Escobar e seu bando, na Colômbia, conseguiu fazer algo parecido, mas o Estado não os perdoou, e sim os exterminou. Estranho.

    Responda
  28. MARCELO PITTA COELHO

    Falou Deus, que os simples mortais se ajoelhem aos seus desígnios.

    Responda
    1. Luiz Carlos de Abreu Albuquerque

      Sim, alguns membros da PGR e do STF (não todos) atribuíram-se o dom da divindade. Só nos resta prostrar-nos ante tanto esplendor e supremacia.

  29. NELSON PRADO ROCCHI

    Enrolou, mas não respondeu nada.O áudio divulgado sobre Temer revela uma conversa cúmplice de bandidos, mostra a face não tão oculta de Temer, afinal quem está junto com Renan, Jucá, Cunha e foi aliado de Lula/Dilma/PT não pode ser boa coisa, mas, o áudio não mostra nenhum crime de Temer.Por que a divulgação?E o áudio do Aécio?onde está o crime?pdde dinheiro?em troca de que favor?não gosta da Lava Jato?isso é crime?e ir para Fachin?então qualquer link remoto com Lava Jato tem de ir ao Fachin?

    Responda
  30. William De Andrade Ramos da Silva

    Ele está certo, no ponto que se refere à imprensa, porém da página quatro em diante é inaceitável o comportamento institucional do MP que toma prerrogativas políticas para suas atuações, ao contrário das premissas constitucionais de denúncia ao que são designados. Montesquieu se revira quando temos esse cenário, em que uma instituição que não é representada pelo povo dita determinados aspectos econômicos do país. Sabemos dos voos de galinha mas essa é uma seara entre o povo e os políticos.

    Responda
  31. Marcos Moura

    Esse Janot se acha a última bolacha do pacote. Fez um acordo totalmente favorável aos irmãos metralhas e acha que descobriu a roda. E ainda quer convencer a opinião pública que fez um ótimo negócio. Ele protagonizou o famoso acordo "caracu". Os irmãos metralhas entraram com a "cara" e nós, contribuintes, com a outra parte. Não precisa ser nenhum jurista ou jurisconsulto para interpretrar a lei da colaboração premiada e concluir que o acordo que ele fez é ilegal.

    Responda
  32. max junior

    Está se defendendo, querendo confundir. Para garantir as vantagens da categoria, tentar permanecer no cargo e atender às combinações e acordos com o governo anterior, organizou um complô para acabar com as reformas. Aí está o fulcro da situação. O resto é enganação.

    Responda
  33. Ivone ALVES

    Direito e poder de se justificar dessa forma, mas nada justifica tantos benefícios que o senhor deu e de forma tão rápida, tomamos foi uma rasteira dos caipiras e direito meu de só confiar nos juízes de primeira instância, espero que o próximo PGR tenha o ego menos inflado.O que se vê até agora é só fala grossa.

    Responda
  34. Paulo Sergio Ribeiro Varejao

    A pergunta que se impõe: porque os irmaos Batista foram tão beneficiados, a ponto de receberem "perdão por seus crimes", todos confessados, enquanto outros criminosos foram castigados de maneira bem diferente, após terem praticado os mesmos crimes, muitos deles em escala bem menor ?

    Responda
  35. JOSE ALEXANDRE NETO

    Dr. Rodrigo Janot; Muito bom que o senhor venha a público, reafirmar tudo isso. Tenha a certeza de que todas as pessoas trabalhadoras e honestas deste país, estão totalmente do lado do MP. Não arrede um centímetro do seu caminho, para atender interesses de grupos que, não tendo nada com que contribuir, fica no conforto da crítica àqueles que se dispõem a isso. Se alguém saberia e poderia resolver, por que não o fizeram? Parabéns Dr. Rodrigo Janot

    Responda
  36. Dario Medeiros

    Em síntese: Parabéns e eterna gratidão ao MPF!

    Responda
  37. Luiz Cláudio Saldanha Sales

    Esses membros do MP não suportam qualquer crítica. Ninguém entendeu esse acordo premiadíssimo com os irmãos Esleys Safadões. Nunca vi tanto auto elogio e arrogância!

    Responda
  38. bagdassar minassian

    ...será que é preciso, também, desenhar.

    Responda
    1. bagdassar minassian

      ...o iate foi o que fez a delação. O conteúdo do texto, a explicação de Janot, e não o detalhe, o iate, é o mínimo.

    2. Reinaldo Cunha

      Desenhe, sim no iate que foi transportado para Miami.

  39. ARTHUR BORGES DA SILVA

    Os cidadãos honestos e trabalhadores do Brasil, reconhecem o trabalho árduo da PGR e de Janot frente essa máquina avassaladora do crime instalada no país. De resto, este tipo de crítica, trata-se de ignorância ou má fé! Só lembrando, ainda há tempo de pegar a dupla caipira do crime, pois continuaram a agir após o acordo manipulando o mercado de câmbio e ações! Muita calma!

    Responda
  40. Lauro Assunção

    Para mim, é muito simples: ou se está com a Lava Jato, ou se está com a corrupção. Os advogados "renomados" que se reúnem para condenar a referida operação moralizadora estão excedendo o papel de advogados na legítima condição de defensores de seus acusados e passando a exercer o verdadeiro papel de membros do bando, ou seja, de parte da estrutura criminosa da orcrim, que com eles divide parte do dinheiro roubado.

    Responda
    1. Lauro Assunção

      O Reinaldo cunha fez um comentário capadócio, embusteiro, acanalhado. Não defendi nenhuma benevolência aos corruptores da Friboi. Mas, se a sua delação servir para estancar as tramoias que o Aécio armava com a intenção de anistiar os foras da lei da política e da advocacia, terá valido a pena, sim! Porque o importante é que a Lava Jato siga em frente e faça a higiene necessária de que tanto o Brasil precisa.

    2. Ivone ALVES

      Eu estou com a PF e os juízes de primeira e segunda instância, pra cima só é egos nas alturas, a balança fica torta.

    3. Reinaldo Cunha

      Não seja maniqueísta. O Senhor está satisfeito com a liberdade dos donos da JBS? Eles foram corruptores e estão livres. Não gosto de corruptos nem de corruptores. Nada me convence que valeu a pena eles sairem livres. Se informe um pouco mais.

  41. ROGERIO ARAUJO

    A situação da JBS não pode ser tratada de forma diferente da Odebrecht! Joesley na cadeia!

    Responda
  42. ROGERIO ARAUJO

    A situação da JBS não pode ser tratada de forma diferente da Odebrecht! Joesley na cadeia!

    Responda
  43. Gilson Moreto

    Só gostaria de saber o porque do tratamento diferenciado a Joesley Batista comparado a Marcelo Odebrecht . Odebrecht diz que pagou mais de USD 3 bilhões em propinas e Joesley mais de R$ 4 blhões. Onde estão presos os diretores do BNDES e da Petrobrás ( Sergio Gabrieli e Sra. Graça Foster ) ? Ficar pegando Gerente e Diretor é fácil não é ? A Sra. Dilma era Ministra de Minas e Energia , assim como o Sr. Lulla Presidente . Mas ai o que a PGR faz ? Nada !!! Ficam nessa ladainha se Sitio e Apto..

    Responda
  44. Hildebrando Teixeira

    Não tem mérito nenhum, já que pegou a Lava Jato encaminhada pelo Moro e só deu andamento devido à forte pressão popular senão faria o mesmo que a PGR sempre fez contra a corrupção no Brasil, nada.

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      Me perdoe Jarbas, mas quando coloco Moro, é uma simplificação do que deveria ser "Moro, Ministério Público do Paraná e Polícia Federal", a equipe que fez a história acontece e chegar nas mãos do Janot.

    2. Carlos Victor Muzzi Filho

      Lava-Jato é operação da PGr, com a PF. Sergio Moro é o juiz, que não acusa ninguém. E o Moro nem é o único juiz, porque houve desdobramentos no STF e em outras Varas Federais.

    3. jarbas cabral

      Interessante a sua comparação do Janot com o Moro. Eu sempre achei que este atuava mais como promotor do que como Juiz.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.