Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Leonardo Souza Gobbi

    A queda da natalidade, mesmo que maior entre as famílias de maior poder aquisitivo, está sendo compensada pela entrada de imigrantes. Estes, por enquanto não cobram nada; amanhã seus filhos, brasileiros, cobrarão. Na mentalidade de político tupiniquim, "tá comendo, tá pagando imposto". Sinto uma mistura de medo com vergonha, que não deveria ser minha.

    Responda
  2. José Cardoso

    Concordo que é uma opção. Mas a verdade é que quem cria filhos tem uma espécie de dupla jornada. Trabalha para criar trabalhadores que no futuro contribuirão para a previdência ajudando a aposentadoria de todos, inclusive de quem não teve esse trabalho. Os casais e pessoas sem filhos deveriam pagar um adicional para a previdência para equilibrar essa situação.

    Responda
  3. Beatriz R Alvares

    Nnguém é obrigado a ter filhos. Penso que a colunista nem deveria justificar os motivos de sua decisão. Muito menos relatar duas histórias de mulheres que tem péssimas relações com seus filhos para reforçar a sua escolha de não tê-los.

    Responda
  4. Venceslau Morais

    A pergunta que se deve fazer aos decepcionados com os filhos é: De quem é a culpa por eles serem como são? Uma das maiores responsabilidades que um ser humano pode ter é educar um filho. Daí depende o futuro da humanidade. É óbvio que para que se crie seres humanos de bem, tem que se levar em conta diversos fatores e nao somente o fator paternidade. Entretanto, a família ainda é o principal "viveiro" de pessoas de bem e bem sucedidas.

    Responda
  5. Marina Gutierrez

    Excelente artigo sobre importante assunto, acho bom que mais e mais pessoas estão optando por menos filhos ou nenhum, isso é otimo para o planeta. Discordo dos que dizem que é preciso ter muito dinheiro para criar um filho, a não ser que os pais queiram dar ao filho bens materiais exagerados, para os quais não tem poder aquisitivo. E ninguem deveria ter filhos, pensando que eles devem obrigação de cuidar dos pais. Optei por não ter filhos e não me arrependo.

    Responda
  6. Ademir Amaral

    Não creio que ter filhos hj seja diferente de ter filhos a tempos atrás, antigamente só quem tinha dinheiro poderia pagar uma creche ou babá, muitos filhos nem tinham acesso a escola, tudo ficava na responsabilidade das mães. Hj as pessoas são mais individualistas, então tem que fazer essa opção, ter ou não filhos. Numa escola muito conceituada aqui em São Paulo onde minha esposa trabalha, muitos país deixam os filhos para que a escola e as babás o criem, alguns filhos se apegam mais as babás.

    Responda
  7. Ana Pertence

    É uma escolha pessoal demais .

    Responda
  8. Jane de Vidal

    Acredito que ter filhos é se jogar na vida, dessa mesma forma: se jogar. Optei pelos filhos já na casa dos 30 e não me arrependo. Se elas me cuidarão ou não, caso eu necessite ? Talvez. Mas, presentemente, só me dão orgulho e alegria, quatro mulheres elogiadas pela beleza, educação, gentileza, inteligência. Não me arrependo, faria tudo novamente e talvez, mais.

    Responda
  9. mariana benini

    As minhas ideias vão totalmente ao encontro das ideias da autora do texto. Eu tenho 20 anos, faço faculdade, trabalho, estudo outra língua de sábado, de domingo faço trabalho voluntariado. Depois de tudo isso, quero viajar, conhecer culturas, e etc. Desde adolescente também sempre tive essa aversão a ter filhos, pois educar e passar princípios para um ser humano é muito mais difícil do que se imagina. O amor é algo indefinido, não podendo ser equiparado a ter um filho.

    Responda
  10. Cristina Pires de Araujo

    Excelente artigo ! Me identifico em gênero número e grau. Cada um tem a liberdade de escolher não ter filhos !!! Cansei de ouvir todos estes questionamentos de médicos e conhecidos. Simplesmente não quero ter filhos.

    Responda
  11. Cristina Pires de Araujo

    Excelente artigo ! Me identifico em gênero número e grau. Cada um tem a liberdade de escolher não ter filhos !!! Cansei de ouvir todos estes questionamentos de médicos e conhecidos. Simplesmente não quero ter filhos.

    Responda
  12. Eduardo Mammini

    3 casamentos, nos 2 primeiros não queria ter filhos. Depois do segundo tinha certeza absoluta q não teria, pois não queria mesmo ter filhos. Aí, veio o terceiro relacionamento e uma filha. É maravilhoso! Mas, a carga de responsabilidade é igualmente monstruosa. Não tem resposta correta!!! Cada um faz da sua vida o q quer e não cabe a ninguém ficar cobrando as escolhas alheias. Melhor cada um cuidar do seu rabo q já dá muito trabalho.

    Responda
  13. Eder Rizotto

    Acredito que as pessoas que optaram por não ter filhos, não serão tristes ou amarguradas por essa decisão no futuro. acredito também que, (tenho 54 anos) os filhos de hoje, não são educados e não respeitam os pais, como fomos educados e respeitosos . ou seja, filhos hoje é um grande problema sim, pois os filhos de hoje acreditam que devem ser sustentado a vida toda, e nunca tem tempo de cuidar dos pais, só tem tempo para eles mesmos. quando precisam de dinheiro, assim lembram que tem pai

    Responda
  14. Hamilton Romano

    Ainda bem que ainda não exista uma lei que regulamente o tema em questão.

    Responda
  15. Reinaldo Cunha

    Eu era uma pessoa individualista que só pensava em trabalho e não queria ter filhos para não atrapalhar minha segurança financeira. Minha esposa engravidou há 5 anos e agora temos uma rica criança que mudou minha vida. Ver as descobertas diárias de meu filho e a alegria dessa fase da vida modificou o que eu achava que era importante e trouxe felicidade a minha família. Enfim, estamos esperando o segundo filho, a vida ficou bem mais atribulada mas não troco isso por nenhuma viagem ou bem material

    Responda
  16. João Garcia

    A vantagem de não ter filhos é ter tempo e dinheiro para investir em você mesmo. Ter uma vida com espaço para lazer, esportes, viagem.

    Responda