Opinião > Reajuste zero Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Fernando Sergio Magalhães de Aguiar

    Privatiza a USP... E tudo o mais... É assim que se faz capitalismo...

    Responda
  2. Jose Roberto X de Oliveira

    É aquela velha pergunta: a quantidade de alunos nessas universidades não foram infladas para além de sua capacidade? Vi governos construindo mais campus mas de onde vem a verba para manutenção?

    Responda
  3. Haydn Pimenta

    Como tudo no Brasil, "o meu pirão primeiro, o resto que se fo..."

    Responda
  4. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

    É difícil aceitar a idéia de finitude de recursos com malas de dinheiro passeando de taxi pelas ruas do país.

    Responda
  5. Hildebrando Teixeira

    Defendo a privatização mas p/cobrar de todo mundo e com financiamento viável para aluno carente, porque ser pobre no Brasil está se tornando meio de vida, fica mais fácil viver na base do coitadismo do que se esforçar para vencer, o que leva todo mundo pro buraco; quem é competitivo vai é pescar, senão vai ter que trabalhar em triplo, pois em dobra já trabalha. Terei que estudar três filhas e peço a privatização mesmo sendo pior pra mim, mas será melhor para o País (desde que sem + privilégios).

    Responda
  6. Wagner Nobuo Hanaoka

    Lembrando que os reitores nos últimos 20 anos foram indicações pessoais dos governadores tucanos. Foi Geraldo Alckmin quem colocou as três universidades públicas estaduais no buraco financeiro. O editorial evita mencionar que haveria mais verba para essas universidades se não fosse a roubalheira no metrô-cptm, nas concessões de rodovias, na falsa despoluição do Tietê , as falcatruas no rodoanel . Sem contar os desvios promovidos pelos próprios reitores.

    Responda
  7. Geonaldo Sicva

    Existe um assunto que é intocável em toda essa questão: a cobrança de mensalidade de quem pode pagar. É sabido que as univ. públicos é ocupada quase inteiramente por filhos de famílias abastadas, que poderiam muito bem arcar com os custos, Isto resolveria - ou amenizaria - a questão. Mas é um assunto impronunciável, o que mostra como a classe rica é poderosa.

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      Geonaldo, bom dia. Só acho que ser pobre no Brasil está se tornando meio de vida, fica mais fácil viver na base do coitadismo do que se esforçar para vencer e se isso continuar vai todo mundo pro buraco; quem é competitivo vai é pescar, senão vai ter que trabalhar em triplo, pois em dobra já trabalha. Terei que estudar três filhas e mesmo assim peço a privatização mesmo sendo pior pra mim, mas será melhor para o País, desde que não se crie mais privilégios.

  8. Hildebrando Teixeira

    A única solução, por incrível que pareça, fácil, barata e eficaz (vai aumentar número de vagas para aluno, melhorar a qualidade de ensino e a produção científica): p.r.i.v.a.t.i.z.a.!

    Responda
  9. Rinaldo A Perez Alba Perez

    Tenho amigo que trabalha na unicamp e que tem cargo de chefia. O estranho e que ele não exerce cargo de chefia, apenas recebe para tal. Casos iguais ao dele tem aos montes. Descaso com o dinheiro público. Aliás, funcionário público tem privilégio demais. Veja licença prêmio: se fose para quem é assiduo, pontual e etc. Se fosse, mas não é bem assim!

    Responda
  10. Daniel Eustáquio Ramos Marinho

    Trata-se do maior debate público que precisa ser iniciado, para ontem, no Brasil. O corporativismo está pouco se importando com o restante e pensa apenas naquilo que julgar ser seu. Exigir, ano após ano, reajustes acima da inflação, condições previdenciárias mais benéficas do que o restante da população, além da estabilidade e sem qualquer tipo de análise do trabalho desenvolvido, apenas aumenta o já imenso fosso de privilégios que setores possuem com o restante da população brasileira.

    Responda
  11. Herculano JR 70

    Universidades foram entidades elitistas e contemplativas criadas por papas no idade media para acolher os ricos da epoca egressos de feudos, os filhos ñ primogenitos que faziam carreiras eclesiaticas, militares e universitarias. Hoje simbolo de intervenção do estado nas profissões e na educação provocando distorções serias, como a reserva de mercado nas profissões e q se extende ate a idade adulta. Apoio ideia de Universidade para Ninguem.

    Responda
  12. Cloves Oliveira

    É assustador o fato de que são essas pessoas as responsáveis por preparar as próximas gerações de profissionais e líderes para o país. O pior é que o aumento de gastos com pessoal ocorre mais nas áreas de suporte do que no quadro de docentes. Existe também um imenso custo que advém do uso parcial de instalações de altíssimo custo como laboratórios, plantas piloto e até prédios. Outro custo que não aparece nos livros é o custo das pesquisas medíocres que consomem recursos sem resultados.

    Responda
  13. Carlos Eduardo Gomes

    Na iniciativa privada, nenhum empregado tem estabilidade, aumento salarial por antiguidade, por formação, e outro benefícios. Por que pagar mais salário pelo mesmo serviço? Esses sindicatos e associações estão ajudando a incentivar a privatização das universidades públicas.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.