Hélio Schwartsman > Imagem do passado Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Isso acontece desse Dom Pedro 1, a diferença de antes é que naquela época não estávamos aqui e não sabÃamos o que acontecia somente após alguns anos com a História, como vivemos na era da tecnologia cada instante ficamos sabendo dos fatores errados cometido, a diferença de antes que agora podemos lutar no momento do fatos ocorridos não depois que seja tarde.
“Quem controla o Passado, controla o Futuro. Quem controla o Presente, controla o Passado.” - George Orwell
Hoje a sociedade está mais preocupada na extinção da corrupção e picaretagem, que instalou no paÃs com esse governo de oportunistas! Esse quase invisÃvel crescimento da economia, não é motivo para esses trambiqueiros querer se manter no poder.
Crises sempre existiram e sempre existirá. A que estamos passando sempre é a pior por que a estamos vivendo. É sempre assim. É cegante. A história é uma senhora que ninguém quer conversar. O Brasil, apesar do sistema polÃtico decadente como resultado da cultura das capitanias hereditárias, é um paÃs continental onde os investimentos são atraentes quando visto em médio prazo. Empresários de visão dizem que o melhor momento para se investir é na crise.
Mantenha isso...
"Todo sistema econômico age como Cristóvão Colombo: começa a viagem sem saber para onde vai e quando chega não sabe onde se encontra. E faz a viagem com o dinheiro alheio." - Joelmir Beting,
1Qdo se faz uma grande curva, nossa percepção imediata é que andamos em linha reta.So observando o caminhado se pode perceber que se fez uma curva. Se for uma gde mesmo, seria necessário um instrumento. Vale para a historia também. Sem observar o passado distante podemos ter a impressão que estamos subindo, talvez por um obstáculo qdo de fato estamos descendo a ladeira. Para longas datas é necessário um instrumento, um modelo de observação.
2Gosto do modelo Marxista, p entender a realidade sócio econômica. Diz ela que a medida q o sistema de produção se torna mais eficiente aumentam as contradições do sistema, ate sua ruptura e substituição por outro mais eficiente, no caso atual, entendo, q permita a expansão. Esse modelo me diz que pioraremos mais, e que as alvissareiras do IBGE são passageiras ou de ma observação. Por ex a violência no Rio alcançou nÃveis inimagináveis e é uma tendência de muitos anos.
SR Eduardo. Tambem discordo da teoria de infra e superestrutura em q o poder seria o q garante a propriedade q o capitalismo se vale. Foi uma observação equivocada de Marx em frente ao conluio do capitalismo com o poder, infelizmente, pq o capitalismo nasceu dentro do imperialismo e se valeu dele. Hoje apoia a ideia de separação drastica do capital e do estado, p controle do estado. Alias Marx saiu pela tangente ao percceber como em mundo de valores produtivos quem domina e o poder improdutivo
SR Eduardo. Sou Marxista com critica. Partilho da teoria q expus, creio poderia ser chamada de teoria d revolução, aprovo o materiaismo no qu se refere a base de valores produtivos, detesto a briga de classes, a ditadura do proletariado e a teoria da mais valia. E o que acontece hoje é justamente a desconstrução do Estado de Direito. Precisamos de um novo modelo. A produção empurra. Produção escoada melhora o mundo, contida leva o mundo ao caos, como vivemos.
Modelo marxista? O dos opressores e oprimidos? O do mais-valia? O que a superestrutura é definida pela infraestrutura? O do materialismo histórico? Se você acha que o modelo marxista é um modelo explicativo do que estamos passando, ou você não entendeu o modelo marxista ou não entendeu a realidade.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Imagem do passado Voltar
Comente este texto