Opinião > Crescimento frágil Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Produção é a única saída pra crise. A assistencialismo nos trouxe aqui. É hora de corrigir a rota.

    Responda
  2. LUIZ RUIVO FILHO

    Enquanto existir esta instabilidade política que algumas Instituições não resolvem e apenas retardam, resultam na descrença interior e no exterior tendo em vista que, com ou sem reformas, na verdade não existe nenhum plano sério, seguro e confiável para o desenvolvimento., portanto "este crescimento" assemelha-se à miragem.

    Responda
  3. EDUARDO BASTOS

    Imaginem quanto cresceríamos "sem" o governo! O Brasil é um país muito rico. Mesmo com toda a corrupção, desvios e subsídios ao exterior ainda conseguimos crescer! Ainda não percebemos que somos nós que geramos riqueza e não os políticos. Ah... e coloque na sua cabeça: "Não existe Messias grátis". Eles sempre sequestram sua inteligência e consciência depois das eleições. O Brasil é muito maior do que esta máfia que tomou conta da Nação.

    Responda
  4. EDUARDO BASTOS

    Para setores que possuem produtos exportáveis, a ida para o mercado externo é excelente para o Brasil. Só que um país não vive apenas de espasmos conjunturais. Ele tem que melhorar estruturalmente seus arranjos produtivos, desonerando cadeias, flexibilizando regras e diminuindo impostos. E isso não significa Estado-minimo. Significa Estado-eficiente. Um aumento de produção e produtividade é o remédio que precisamos. O resto é aspirina para pneumonia.

    Responda
  5. EDUARDO BASTOS

    Basta analisar o crescimento da dívida pública federal para perceber que, sem esta fonte de receita, o governo simplesmente deixa de existir (como quer a maioria da esquerda). Para que os juros caiam, o governo tem que, primeiro, realizar a reforma previdenciária, trabalhista e fiscal. Juros altos são consequência e não a causa de baixo crescimento. A agenda keynesiana da FSP é explícita. Onde está o outro lado?

    Responda
  6. EDUARDO BASTOS

    Juros altos trazem mais investidores para os títulos do governo e (gerando o crowding out no investimento privado). Ao mesmo tempo, aumenta a dívida do governo. O que o governo está fazendo é valorizar uma variável-fluxo em detrimento de uma variável-estoque. Ele precisa de dinheiro agora e não está preocupado com o futuro. A alternativa seria aumentar impostos ou imprimir. Já faz muito tempo que o BC é braço político do Planalto.

    Responda
  7. Herculano JR 70

    Pioraremos pq as funções do estado se mantem inalteradas. O aumento da violência contradiz o crescimento do PIB, certamente um espasmo. O aumento da safra agrícola sem consumo interno virara exportação. Entretanto, deve-se lembrar que pelo balanço de pagamentos tudo que entra sai, e não contribui p o aumento do PIB. É o contrario. A exportação se explica pq houve um aumento de investimento externo, apesar da estagnação, possivelmente pq la fora esta pior.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.