Opinião > Sem Temer Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. ANTONIO AUGUSTO PORCIUNCULA

    Senhores, menos petismo e mais jornalismo, a Constituição é clara e prevê eleições indiretas no caso do impedimento do presidente - chega de casuísmos; o PT não é o inventor da corrupção que assola o Estado Brasileiro, maaaas, sem dúvida alguma, foi o grande responsável pelo seu aprimoramento; para fazer um bom jornalismo é preciso combater isto e não defender casuísmos com interesses dirigidos.

    Responda
  2. ALCINO CAETANO DE SOUZA

    Tudo bem, vamos retirar Temer, realizar eleições diretas ou indiretas e tudo estará resolvido, simples assim. Como a imbecilidade paira na cabeça de uma sociedade amorfa. Todos os possíveis substitutos de Temer estão na mesma condição ou pior que este, e além disso, submeter a escolha presidencial sob escrutínio popular, é inconcebível por dois motivos: Não há base constitucional para eleições diretas já e a sociedade brasileira está desprovida de conhecimento a cidadania.

    Responda
  3. Clécio camatrgo

    Folha mostra a cara em mais um editorial. Não apoiou o impeachment por ??? mas apoia a eleição direta, neste caso, não prevista na constituição. Haja posicionamento.

    Responda
  4. Elias Alves

    Lamentável o editorial. Fica claro quem a Folha quer apoiar. Eleições diretas agora além de Inconstitucional é casuísmo, para trazer de volta aquele que levou o Brasil à beira do caos. A Venezuela também vive mudando a Constituição e o que se vê por lá! Temos que julgar todos os que roubaram este país! Folha deixe de ser petista!

    Responda
  5. milton martins

    A folha deixou de apoiar o impiche de Dilma "não por faltar fundamento jurídico e sim técnico, obscuro para a maioria, e de medida extrema, que deixaria um rastro de ressentimento." Blablablá... Agora apoia eleição direta para presidente, o que é inconstitucional. Deveria mudar o nome do jornal para "Folha de Caracas".

    Responda
  6. neli faria

    Se existe a Constituição ela tem que ser cumprida , então eleição direta é a quebra da normalidade constitucional . E quem escreveu o editorial deveria saber disso! Se quebra a Constituição fazendo eleição direta, amanhã ou depois quem foi eleito pode esticar o mandato, fechar o congresso é assim vai. Menos Jabuticaba na República ! Pela cassação da chapa.

    Responda
  7. Rômulo Viel

    Faz tempo que a Folha vem se mostrando um tanto parcial! Se, com a Dilma, onde sobravam indícios, fora contrária ao seu afastamento, agora, dá-se por convencida da necessidade de afastar o Presidente. Não satisfeita, descamba para o populismo nefasto ao apoiar a eleição direta, quando a Constituição é clara ao definir o modo de conduzir essa sucessão. Não há problema nenhum que a eleição direta possa resolver! A não ser, claro, atender aos interesses de uma parcela nada republicana da sociedade.

    Responda
  8. Julien Sorel

    Em termos de recuperação econômica, uma eleição direta depois da cassação, seria catástrofica...Isso porque criaria muitas incertezas econômicas o que dificultaria a retomada dos empregos. Sem reformas esse país vai afundar até o porão do fundo do poço e muito mais...e em 2018 elegeremos um salvador da Pátria para depois nos arrependermos novamente e sucessivamente.

    Responda
  9. ARTHUR BORGES DA SILVA

    A d olha interpreta bem o sentimento da população brasileira que aos poucos se afasta da polarizarão PT X PSDB! Percebe que a sociedade está em guerra contra a classe política que insiste no benefício próprio e de grupos privilegiados, tanto públicos como privados, contra a corrupção, a pratica nefasta da política de sangrar a esperança do povo! Não queremos Temer, como não queríamos Dilma e que caia o próximo que insistir nessa pratica, infelizmente, com as consequências que vierem!

    Responda
  10. JOSÉ EDUARDO PETRI

    ivendo um Golpe: Eleitoral, à partir do início do processo, através da compra de partidecos, das despesas de Marketing, das gráficas fajutas, da manipulação midiática sobretudo nos rincões de pobreza do Brasil profundo, dos votos de cabresto, dos mortos votantes (irmão do Pizzolatto, por exemplo). É o mais importante- El Comandante Lula impondo Dilma e Temer (que era vice da Coligação) agora dá de vítima e condena a Imprensa que o ajuda com espaço para seu papo e a Justiça que o julga !

    Responda
  11. HERMES SOBREIRA

    Essa balela de mudar a Constituição ao bel prazer de grupelhos enraivecidos é puro casuísmo que se repetirá sempre que esses grupelhos sejam contrariados.Querem exemplos práticos e recentes?Pois bem,Hugo Chaves mudou a Constituição Venezuela dizendo ele pra torná-la mais democrática e popular.É claro que o intuito verdadeiro seria sua permanência eterna no poder.Tanto é que MADURO quer mudar dessa mesma Constituição permanecendo pra permanecer no poder com 20% de aprovação.

    Responda
  12. Paulo Sergio Ribeiro Varejao

    Neste caso, ocorreu uma salada juridica processual, uma vez que se admitiu a inclusão de fatos novos, isolados e posteriores aos que motivaram a representação do PSDB, violando-se as normas de regência do caso. A denúncia tem limite aos lindes dos fatos ocorridos e denunciados ao TSE para investigação judicial, até a propositura da ação, para balizar a defesa. Ocorre que, posteriormente incluíram fatos outros não descritos na inaugural da ação e o processo se tornou uma colcha de retalhos.

    Responda
  13. LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO

    A Folha e toda mídia estão precisando de um divã para entender no que deu o seu apoio ao golpe existencial.

    Responda
  14. Lineu Saboia

    É bom esperar até 2018 pois até lá grande parte dos corru ptos deverão estar presos,como Aécio,Palocci, Lula, Mantega,Cabral,Pesão,Garotinho,Lobão etc, ficando mais fácil para o eleitor terminar de limpar pelo voto o executivo e o legislativo.Teríamos um voto mais consciente e uma participação popular mais efetiva nos destinos da nação.Isto irá facilitar também a cobrança dos eleitores sobre os eleitos fortalecendo a democracia brasileira.Esta seria a melhor contribuição da Lava Jato para o país

    Responda
    1. HERMES SOBREIRA

      Concordo com cada palavra sua.Mudar a Constituição pra satisfazer a grupelhos ESQUERDISTAS é mero engodo.Uma vez de volta ao poder vão querer mudá-lo sempre que esta não lhes satisfaça seus instintos totalitários.

  15. neli faria

    Parabéns pelo editorial . Assino embaixo.... acho culpado pela crise se chama Luiz! Ele quem determinou uma inexperiente como presidente , fez coligação com o pmdb e aceitou Temer como vice!

    Responda
  16. Flávio Vinícius de Campos

    Diretas já só se conseguíssemos ressuscitar lideranças da estatura moral de Leonel Brizola, Miguel Arraes, Franco Montoro, Ulisses Guimarães e Tancredo Neves.

    Responda
  17. Flávio Vinícius de Campos

    Diretas já só se conseguíssemos ressuscitar lideranças da estatura moral de Leonel Brizola, Miguel Arraes, Franco Montoro, Ulisses Guimarães e Tancredo Neves.

    Responda
  18. Flávio Vinícius de Campos

    Diretas já só se conseguíssemos ressuscitar lideranças da estatura moral de Leonel Brizola, Miguel Arraes, Franco Montoro, Ulisses Guimarães e Tancredo Neves, com estes office boys de empreiteiras que nós temos hoje, precisamos nos contentar com o mordomo do Batman a serviço da FIESP.

    Responda
  19. Leonardo dos Reis Gama

    Parabéns à FSP por ser minimamente ponderada. A democracia, ao contrário do que muitos inconsequentes deste país à esquerda e à direita — e não estou me referindo aos extremistas, pensam, não é um joguete em vale tudo na disputa pelo poder. A cada desfecho drástico desnecessário, cada manobra torpe, aumentam as suspeitas mútuas e fissuras na sociedade. Democracia é um acordo delicado em que todos aceitam ter parte dos seus interesses e crenças contrariados *desde que as regras sejam seguidas*.

    Responda
  20. CARLOS ROBERTO NORONHA

    Se querem eleição direta, para que seja democrática, só se for no plural: Eleições Diretas Gerais. Ou seja: renovar o senado e o congresso, os governos estaduais e suas assembléias. Trocar alho por bugalho não dá! Ou então é melhor ficar do jeito que está!

    Responda
  21. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

    Coluna inepta. Estas reformas são todas marginais perto do problema macro-econômico que vivemos. Muito mais importante tirar o ilícito para termos uma nova equipe econômica que priorize emprego e aumente a demanda agregada do país via juro adequado (4%) que gere expancionismo monetário e câmbio de competitividade econômica internacional (R$8,8) do que previdência e trabalhista. Precisamos trabalhar receita, arrecadação, não despesa. Quando vão começar a estudar macro a fundo?

    Responda
  22. Wilmar Brito

    Repito.14 anos de "abismos atraindo abismos" ! Prof painhoão lu criou até Direito dos Abismos p/ sua defesa e legião !+direito do q o direito ! É torto legal Dizseuzão, JBSÃO... sortos !

    Responda
  23. LUIZ RUIVO FILHO

    São tantos remendos na Constituição que transformou-se numa colcha de retalhos, sem contar as que estão em andamento na Câmara e no Senado, portanto logo deverá ser convocada Comissão Constituinte para colocar ordem na baderna resultante de interesses políticos pessoais, ou de grupos, sem atentar que os rumos do País e da Nação estão acima destas querelas. Cumpra-se a "eleição indireta" de mandato tampão prevista na Constituição e, depois, discuta-se melhorias incluíndo o Voto Distrital Puro.

    Responda
  24. LUIZ RUIVO FILHO

    Nossa Constituição é uma colcha de retalhos e mais assediada que as moradoras da casa da Irene, de sorte que eleição direta já, ou indireta e legal no caso, é de somenos tendo em vista acirrada disputa com a casa da Maria Joana para saber quem será o Gerentão. Lamento, mas não encontro outro adjetivo para definir o cáos político atual como resultado da vaidade da Classe Política investigada por corrupção pela Lava Jato, inclusive no Legislativo a quem cabe a tarefa de decidir. Barbaridade tchê.

    Responda
  25. LUIZ RUIVO FILHO

    Nossa Constituição é uma colcha de retalhos e mais assediada que as moradoras da casa da Irene, de sorte que eleição direta já, ou indireta e legal no caso, é de somenos tendo em vista acirrada disputa com a casa da Maria Joana para saber quem será o Gerentão. Lamento, mas não encontro outro adjetivo para definir o cáos político atual como resultado da vaidade da Classe Política investigada por corrupção pela Lava Jato, inclusive no Legislativo a quem cabe a tarefa de decidir. Barbaridade tchê.

    Responda
  26. Marcos Meneguiti

    Dê que serve mudar os políticos se o povo brasileiro não mudar de mentalidade? Cada nação tem os políticos que merece! Infelizmente creio que a melhor saída para os problemas do Brasil, continua sendo o aeroporto.

    Responda
  27. Flávio Fernandes Marinho

    F o r a Temer, as reformas são necessárias mas não com este governo ilegítimo.

    Responda
    1. joao schneider

      Acho engraçado , não sou fã de nenhum , mas responda .... este governo não é legítimo , mas o outro governo , apesar de formar a mesma coligação , era legítimo e roubava pra caramba .... também....

  28. Natanael Batista Leal

    Diante do grave momento em que se encontra o país, seria necessário um grande e audacioso pacto social em que fosse admitida eleição direta para presidente da república, onde o período de mandato fosse de cinco anos sem direito a reeleição, exclusivamente para o primeiro período, com simultânea eleição para deputados e senadores respeitada a mesma regra. A população certamente concordaria, mas falta altruísmo aos políticos que se agarram desesperadamente ao poder por interesses próprios.

    Responda
  29. VALDIR ARLINDO RIBEIRO

    or ou nao, o conteudo pouco importa pois se vende basta. Agora para que diretas ja , em um país onde elege um presitente(presidenta) e diz que o vice ao assumir e ilegitimo, outros dizem que foi golpe ao tirar uma criminosa do ppovo, um povo que condena um e absolve outro pelo mesmo ato. Sinto muito mas cada povo tem o representante que merece. Nao adianta lutar por diretas se o povo nao sabe votar, vai continuar a mesma coisa ou ate piorar. Sinto muito Brasil mas seu proplema e educacao

    Responda
  30. VALDIR ARLINDO RIBEIRO

    or ou nao, o conteudo pouco importa pois se vende basta. Agora para que diretas ja , em um país onde elege um presitente(presidenta) e diz que o vice ao assumir e ilegitimo, outros dizem que foi golpe ao tirar uma criminosa do ppovo, um povo que condena um e absolve outro pelo mesmo ato. Sinto muito mas cada povo tem o representante que merece. Nao adianta lutar por diretas se o povo nao sabe votar, vai continuar a mesma coisa ou ate piorar. Sinto muito Brasil mas seu proplema e educacao

    Responda
  31. Paulo Celeste Pereira

    Pelo menos há uma posição deste veículo . Leio por aqui tantas criticas ao mesmo, porque da sua posição. Refletem a intransigência surda e a polaridade cega dos censores por vingança política idealista.

    Responda
  32. Angelo Batista Goulart

    O Governo está no fim ! o clima é de instabilidade , com a convocação das forças armadas para manter a ordem no DF sob a responsabilidade do M da J , colocou que este mandato de Temer atingiu a sua total ilegítimidade , por tanto a eleição indireta é um instrumento de dominação e sequencial ão golpe democrático !A resistência popular além de bloquear as reformas anti-povo ! oxigenou a combalida e frágil democracia brasileira !Chegou a hora de passar o Brasil a limpo!

    Responda
  33. Wilmar Brito

    Gigante dorminhoco sofre efeitos trevas de " colisão de vaidades" cor ruptas e não cor ruptas ". Está no filme * Festa na zo com dimdim do povo !

    Responda
  34. Joao Pinheiro

    Por questão de grandeza ou de ombridade, no plano pessoal, ou de amor verdadeiro ao Brasil, o Temer deveria renunciar. Já sabe não ser mais desejado pelo povo, e deveria ajudá-lo, o povo, a encontrar seu novo e desejado mandatário legítimo, escrevendo, assim, uma página de ouro na sua história e na história do País. Por outro lado, não concordo que as reformas apontam na direção certa. Perdem, como sempre, o povo e os trabalhadores, e devem ser revisitadas antes de novamente propostas.

    Responda
  35. LENIVALDO DE ALVES

    É nítida nessa matéria que o jornal que passar a idéia de que não fez parte do golpe.Como é nítido também o medo da continuidade do então Excelentíssimo presidente,e esse não seja capaz de aprovar as medidas que acabam com os direitos do povo. Não se iludam a grande mídia foram a favor do golpe,no momento estão receosos devido o fato dele não vier a dar certo.O que espero é que um dia a Democracia reine de fato nesse país! !!!

    Responda
  36. LENIVALDO DE ALVES

    É nítida nessa matéria que o jornal que passar a idéia de que não fez parte do golpe.Como é nítido também o medo da continuidade do então Excelentíssimo presidente,e esse não seja capaz de aprovar as medidas que acabam com os direitos do povo. Não se iludam a grande mídia foram a favor do golpe,no momento estão receosos devido o fato dele não vier a dar certo.O que espero é que um dia a Democracia reine de fato nesse país! !!!

    Responda
  37. Wilmar Brito

    +14 anos de lógica painhoão lu " nesse gov há e não há obrigação de honestidade" p/ união, estados e 5567 municípios ? +14 a. de JBSÃO.2 + ... ?

    Responda
  38. Herculano JR 70

    Sempre fico entre conservador e revolucionario. O primeiro diz que fique Temer, pois mudar ñ muda, se mantem. O segundo diz que é preciso piorar mais e qto mais breve melhor pois o caos é restaurador. Dai q caia Temer, mais instabildade, eleições direta q gasta os tubos. Qto mais confusão melhor, qto mais prender gente mais gastos, mais tribunais, policia e MP é mais confusão e gastos. Que as instituições se destruam pq ñ se constroi predio novo em bases velhas.

    Responda
  39. Nadilson Ribeiro

    O psdb e pt ficaram vinte e um ano no poder e não promoveram as reformas. Agora Temer com dois anos tem todo apoio político para implementá-las. E vai promovê-las. E é o único político políticamente em condições de fazê-las. Mas a dor de cotovêlo é muito grande! Então vamos derrubá-lo.

    Responda
  40. Nestor Bercovich

    A preocupação da F/olha é a aprovação das reformas, que poderiam garantir uma redução significativa do custo salarial e do gasto social, que é uma reivindicação clara da elite econômica que este jornal representa. É uma falsidade do marketing para vender essas reformas dizer que elas poderiam "nos livrar da recessão e preparar um futuro mais próspero". O impacto dessas reformas só no longo prazo, e seria muito ruim: redistribuição de renda em favor dos ricos, um capitalismo ainda mais injusto.

    Responda
  41. Benedicto Ismael Dutra

    Pobre Brasil. O que fez a sua população? Que fizeram seus governantes em todos os níveis arrastando tudo para o lodo? Desalento e apreensões quanto ao futuro. Qual será o destino deste país outrora tão esperançoso e risonho?

    Responda
  42. Nadilson Ribeiro

    Vamos e venhamos, na realidade, o único politico com condições de promover as reformas é ÊLE, TEMER. Tem apoio nas duas casas! Mas vamos derrubá-lo, por que o homem vai fazer em dois anos o que o psdb e o pt não näo fizeram em VINTE E UM ANOS.

    Responda
  43. Cloves Oliveira

    H. D. Thoreau foi um escritor norte-americano que escreveu sobre quase tudo, mas principalmente política, e que influenciou notáveis tais como Tolstoy, Gandhi, e M. L. King. Sobre fraudar leite com água ele escreveu, “algumas evidências circunstâncias são muito fortes, como por exemplo encontrar um bagre no leite. Mas sem ter uma criatura viva no leite, como saber quando políticos estão cumprindo seu papel e quando eles estão ignorando os princípios que deveriam defender?" Acharam o bagre vivo!

    Responda
    1. Herculano JR 70

      Clovis lembrar Thoreau. Fantástico! Obrigado! Mas apenas tangenciou o nosso gde anarquista: o melhor governo é q menos governa. O autor de Desobediência Civil foi precoce na historia, mas hoje seus ideais deveriam ser fontes de inspiração, como é p mim, para resolver o circo da situação atual. Uma das formas de desobediência era a desobediência fiscal. O breve texto de wikipedia da uma boa sugestão. O problema é o poder ñ Temer.

  44. Adonay Evans

    Editorial embarca no golpe às instituições. Não há vácuo na legislação. A lei é clara e límpida. A vagar o cargo da presidência pelo titular e seu vice, a menos de dois anos da nova eleição, a substituição ocorrerá por eleição indireta. O voto direto e popular é soberano. Sim, dentro do calendário e das regras. Será que esse país não aprendeu que no casuísmo reside o inferno? Que de puxadinho em puxadinho, o que se tem é república de bananas? E para eleger quem, se nas delações estão todos?

    Responda
    1. Luiz Carlos de Abreu Albuquerque

      Senhor Sérgio I. Nunes: Modificar cláusula pétrea da Constituição vigente no nosso país é golpe. A periodicidade das eleições diretas faz parte das cláusulas pétreas (art. 60, §4º). As regras da previdência social não fazem parte das cláusulas pétreas da nossa Constituição, portanto modificá-las por meio de PEC não significa golpe.

    2. JONAS FERREIRA NASCIMENTO

      Perfeito, Adonay. Não há por que eleições diretas agora, a Constituição não deixa dúvidas. Os esquerdistas tentam desesperadamente diretas como salvação ao seu mentor.

    3. Luiz Carlos de Abreu Albuquerque

      Falou e disse. É espantoso um jornal do calibre da Folha embarcar na canoa furada do casuísmo e do golpe à Constituição vigente. Somente as verdadeiras repúblicas de banana é que modificam sua Constituição ao sabor das circunstâncias do momento. Pobre Brasil!

    4. SERGIO INACIO NUNES

      Sobre os que são contram a mudança da constituição: quando interessa vocês são favoráveis!!! Quem colocar??Vocês estão esperando que surja realmente alguém Salvador até lá? Acorda Alice!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.