Opinião > As ilusões da corrupção Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. josé aluízio Senna

    A lei não se ajoelha aos barões. Meus respeitos ao procurador

    Responda
  2. Marri Silva

    Percebem a indireta que o autor deu para um certo ministro do supremo, que acaba de "mudar seu voto" no caso do foro privilegiado?

    Responda
  3. Dario Medeiros

    Parabéns, Dellagnol.

    Responda
  4. Dario Medeiros

    Parabéns, Dellagnol.

    Responda
  5. Wagner Alves Farias de Almeida

    O texto mais limpo e lúcido que eu li nos últimos anos.

    Responda
  6. antonio vieira de araujo sobrinho

    Parabéns por externar tão bem o sentimento do brasileiro. Pena que não tenhamos liderança política fora da cleptopolitica, para invocar a queda de Brasília como os franceses o fizeram na Bastilha.

    Responda
  7. ARTHUR BORGES DA SILVA

    Seria desanimador a quantidade de comentários negativos ao seu artigo...mas sabemos que a militância tem recebido como instrumento de trabalho assinaturas de jornais, celulares, planos de internet, treinamento e salários para defender as ideias do "grande líder" e que nestas circunstâncias é difícil contar apenas com o debate democrático expontâneo. Se os senhores acreditam que a maioria dos cidadãos desse país são honestos, sigam em frente!

    Responda
  8. ARTHUR BORGES DA SILVA

    Perfeita sua análise, a sociedade honesta quer um país melhor e apoia, os bons juizes, procuradores, promotores e policiais federais! É hora de muita prudência, os extremos se encontraram Sarney, Collor e FHC com Lula e seu exército de seguidores. Agora o aparelhamento e a ideologia doentia estão a serviço da defesa da corrupção, como se fosse um mal necessário e quem se opõe é chamado de faci sta , jus ti ceiro e entreguista, quanta estup idez! Não cola! Parabéns Daltan, Moro, Janto , e out

    Responda
  9. Jose Coelho

    A lava jato está diminuindo a riqueza dos empresários. É também dos pobres, dos miseráveis. De toda a naçao. Países necessitam de melhoria continua, não de justiceiros que acabam com as instituições existentes sem criar novas. Estão levando o país ao caos.

    Responda
    1. Jose Coelho

      Eduardo Santos. Moro no Rio. Em fevereiro fui assaltado por 4 armados, juntamente com minha família, levaram carro, celulares, carteira. Registrei o assalto, você acha que alguem da policia ou da justiça leu o registro! Alguem gastou 5 minutos! Agora, para provar que um político famoso recebeu Caixa 2 centenas de policiais federais, procuradores e juízes (Todos ganhando uma baba) gastarão dias e dias de trabalho. Dá ibope!

    2. Jose Coelho

      Eduardo Santos. Um país melhor dignifica um povo melhor. O povo está empobrecendo. Corre-se o risco de retrocesso de toda uma geração. A renda caiu 10%. A violência aumentou, milhares de jovens morreram em função do empobrecimento, da polícia é judiciário incompetentes, inoperantes. Nos últimos 3 anos o país ficou mais pobre e talvez menos corrupto. Ficou também mais desigual, a disparidade de renda entre os procuradores e os pagadores de impostos certamente aumentou.

    3. Jose Coelho

      Eduardo Santos. A Itália está a 20 anos em recessão. É o europeu que menos cresce. O Brasil virou zona, ninguém sabe quem é responsável pelas instituições, nada é estável. A insegurança aumentou. Polícias não funcionam. Justiça não funciona. Políticos representam e são povo, são ruins, se não fossem seríamos um país rico. Daqui a 100 anos teremos políticos e povo padrão primeiro mundo, isso se justiceiros permitirem uma evolução constante.

    4. Eduardo Santos

      Não é possível que você não consiga enxergar que b andidos disfarçados de políticos a ssaltaram o país, sem a lava jato o Brasil seria reduzido a cinzas pelas q uadrilhas que a lava jato está desbaratando.

  10. Jose Coelho

    Custa mais a aposentadoria dos funcionários públicos do que todos os políticos corruptos. Aposentados padrão procuradores, ganham 30, 40, 50 salários mínimos. Isso é padrão Ãfrica, não Europa.

    Responda
  11. FLORIVALDO GUIDO

    A Lava Jato está mostrando o lado pobre da política e do sistema penal brasileiro. Contudo, é preciso que se mude a cultura do povo. Precisa ser feito um trabalho sério nas escolas, nas famílias, nas igrejas, emfim, uma questão de ética, de respeito ao patrimônio alheio e do povo. A situação só vai mudar se cada um de nós fazer a sua parte, seja através do voto, da criação e educação de nossos filhos etc.

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      Perfeito o comentário do Florivaldo, a origem do problema está na própria cultura, onde por grande parte da população é tolerante a desvios de etica, a própria e a dos outros, o que está piorando com o maus exemplos da elite e com o aparelhamento de nossas escola por petistas.

  12. LUCIA EDY TAVARES

    Muitos milhões de cidadãos desejam tal país, pede a morte do "jeito de se fazer política" e o fim da articulação de interesses de poucos empoderados em detrimento dos de quase toda a população. Não é país a se instalar facilmente em face do quê, do como e do quanto a ordem vigente se instalou e opera. Pessoas como Dalagnol, artigo, Moro, Janot e outras nos dão esperança e fazem acreditar ser possível, sim, esfregar e varrer e lavar tamanha e fétida sujeira

    Responda
  13. RODRIGO CESAR MOREIRA NUNES

    O novo tenentismo???? Mas agora de terno e de toga....Um salto no escuro isso sim!!

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Besteira. A lógica apresentada é racional, diferentemente dessas paixões inconsequentes que sustentam polarização que, por sua vez, mantém esse universo de dominantes corruptos disfarçados de pluripartidários. O partido é um único, o da corrupção.

  14. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

    Fora-de-série! Um Iluminado. Bom é inimigo do ótimo. Brasileiro focado em resultado usando todos os recursos que dispõe para fazer Justiça e evoluir nossa democracia. Fácil criticar de trás quem está na linha de frente do campo de batalha. Sou muito grato pelo trabalho dele e acho que ele deveria entrar em política para influenciar por dentro do sistema. Tem o dom. Bola para Frente!

    Responda
  15. Celso Casé

    Se o Judiciário contribuir revendo os salários acima do teto e seus excessos de benefícios injustificáveis, respeitar a Constituição então terá a confiança de todos os cidadãos brasileiros.

    Responda
  16. Celso Casé

    Se o Judiciário contribuir revendo os salários acima do teto e seus excessos de benefícios injustificáveis, respeitar a Constituição então terá a confiança de todos os cidadãos brasileiros.

    Responda
  17. JONAS FERREIRA NASCIMENTO

    Sou sonhador, sim, Sr. Jorge Silva. Sonho com um país livre de teus ídolos.

    Responda
    1. Eduardo Santos

      Provavelmente a lava jato pegou algum ídolo dele, daqueles b andidos disfarçados de políticos que a ssaltaram o Brasil.

    2. Hildebrando Teixeira

      Somos dois...

  18. Antonio Eustaquio

    Esse Senhor está como aquele jogador que faz um gol em final de copa do mundo ! Totalmente deslumbrado! Isso é muito perigoso para quem está na posição dele!

    Responda
  19. Peter Janos Wechsler

    A Lava Jato está fazendo um excelente trabalho e deve ir a fundo. Porém, tem algo de messiânico neste senhor que a mim desagrada.

    Responda
    1. heber machado menezes

      Eu tb acho, mas penso que é pq não estamos nem um pouco acostumados com gente séria e, igualmente, pq ele está falando e tratando um caso extraordinário de corrupção nunca imaginado ou pensado por todos nós e que tudo indica que está longe do fim. Achei um texto equilibrado e muito bem redigido.

  20. José Cardoso

    Perfeitos os argumentos. Embora a reforma da previdência seja uma necessidade contábil, não dá para aceitar a chantagem de manter um corrupto praticamente confesso na presidência porque ele vai aprová-la.

    Responda
    1. José Cardoso

      Contábil significa: despesas crescentes não são viáveis se as receitas não crescem na mesma proporção. No caso, a população idosa (despesa) cresce mais rápido que a população contribuinte. No ritmo corrente 4% ao ano contra 1 a 2% de aumento da população em idade de trabalhar.

    2. Maria Lopes

      Contábil? Hã? Demonstração da debilidade brasileira na aritmética...ou na apreciação de fatos...

  21. leonardo garcia

    Parabéns Deltan . Continue o excelente trabalho, precisamos levar isso até o fim, força ª

    Responda
  22. Antonio Catigero Oliveira

    Para haver "igualdade, estabilidade e democracia" é preciso haver Justiça que puna com provas substanciais; que a Justiça não seja um instrumento de perseguição política embasada em espetacularidades e "convicções". Que a Justiça puna quem é "amigo do rei", mesmo que o "rei" seja aquele que a mídia tradicional deu status de "celebridade", e, mesmo com este status, faça o que é justo e não o que o os construtores desta "imagem" querem.

    Responda
  23. RICARDO TRENTIN DE ANDRADE

    Estou contigo em tudo que escreveu ! Muita atenção de todos na escolha do seu deputado e senador ano que vem. Chega dos 300 picaretas com anel de doutor !!! Não à esquerda e a direita corrupta ! Pesquise bem seu candidato !!!

    Responda
  24. Jorge Silva

    Esta meninada de Curitiba, junto com o juiz ficarão no limbo da história. Esperem com calma e perceberão a parcialidade e defendendo interesses dos outros partidos.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Você não tem meios de contrapor a ideia. Daí, tenta desqualificar os indivíduos, provavelmente porque são, ou serão, algozes de paixões suas.

  25. Herculano JR 70

    1O mecanismo de punição é a lei? Mas a lei é feita pelos corrruptos q a podem modificar qdo troppeçam. Alias, é esppantoso que se tenha aprovado pela Dilma a lei 12850, a da delação. Prova, o q é ppior, q o Poder alem de corrupto é bburr.

    Responda
    1. SERGIO INACIO NUNES

      Também não confio neste senhor! Ele faz uso das ferramentas do marketing para se tornar conhecido. Possivelmente quer ser candidato a algo. Vamos ver!!

  26. Herculano JR 70

    2a Não nos iludamos: o poder pune ñ se pune. O Lava Jato ñ mostrou nada do q não sabíamos. E a tentativa de punir aqueles que fazem o alimmento do judiciário, leis e salários, aumentou a conffusão. O L j ñ é um projeto construtivo e sim destrutivo.

    Responda
  27. Herculano JR 70

    2O conluio entre empresas ñ é invenção brasileira e nem exclusivo do Brasil. Ñ nos maltratemos. Foi criado no inicio do capitalismo, la pelos anos 1400, protagonizado pelos banqueiros e organização de feiras. Passou pelas monarquias inglesa, Portuguesa e Espanhola. Mas, o q o L J fez foi alertar o Capital q o conluio com o poder é de vantagem pequena e sujeito a ser vitima de mais poder. A vantagem é ñ ter poder e crescer a 10% a.a.

    Responda
  28. JONAS FERREIRA NASCIMENTO

    Parabéns pelo exemplar trabalho, menino. O Brasil do bem torce para que a Lava Jato atinja todas as metas.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Caro Jorge, irão condenar e prender o Lula porque é criminoso.

    2. Jorge Silva

      Pare de sonhar meu amigo. Vão prender o Lula para ele não se candidatar, Sérgio Moro vai para os Estados Unidos , Temer vai acabar com a Lava Jato que está derretendo o Brasil e a turma dos odiadores de Lula e PT ficarão felizes.

  29. JOSE EURICO MOREIRA S ABREU

    Sim, a corrupção é um grande mal. Mas seria importante a discussão de suas causas, como o sistema político eleitoral, a redução do custo das campanhas pelo voto distrital, misto ou não, o inventivo à pulverização das doações eleitorais, a limitação do número de partidos, etc. Muitos países desenvolvidos vêm tendo sucesso nesse sentido, como a Inglaterra, por exemplo. Outros continuam a falhar, como a Itália. Por que não olhar para fora um pouco? Atacar as causas, não só consequências.

    Responda
    1. Maria Lopes

      De acordo

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.