Luiz Felipe Pondé > Juízes se julgam deuses, procuradores santos e advogados, a ética pura Voltar
Comente este texto
Leia Mais
“Muitos juÃzes são absolutamente IncorruptÃveis; ninguém consegue Induzi-los a fazer Justiça.” - Bertolt Brecht
na mosca! congrats ao colunista.
JuÃzes se acham deuses e procuradores santos OK. Mas não acredito que advogados se achem "éticos". Soube de uma pesquisa, onde profissionais tendem a confiar mais em seus colegas de profissão que nos demais: engenheiros ficam mais tranquilos se a pessoa em quem eles precisam confiar é um engenheiro. O mesmo para médicos. Mas há uma exceção: advogados não confiam mais nos colegas que em outros profissionais.
Claro que a polÃtica não é simplesmente questão de conquista, gestão, manutenção e distribuição de poder. Mesmo sem ter as ilusões gratificantes e redentoras a respeito da polÃtica, podemos pensar que ela também pode ser intermediária de valores virtuosos e um modelo exemplar, dependendo neste ponto, do valor pessoal de quem a exerce, pois a debilidade da classe polÃtica resulta em governos frágeis e corruptos.... /Claudia.
Advogada há 36 anos e admiradora dos juÃzes fui ler a coluna com olhos parciais.Todavia, fui desarmada e amei,principalmente as crÃticas ao getulismo e ao causador da atual crise.No mais, todo apoio à lava-jato! E meus cumprimentos aos atores principais pelo hercúleo trabalho desenvolvido.
RaciocÃnio darwinista, os que se adaptarem aos comandantes da economia sobreviverão, os demais devem ser extintos. Aceitar qualquer coisa em nome de uma "economia saudável" me parece muito rasteiro. Ainda mais que a economia é comandada por alguns poucos em favor deles próprios, assim como a polÃtica. Assim, fazer crÃtica à polÃtica como fato humano e ressalvar a economia, como se fosse um fato da natureza, amoral, não me parece razoável.
Muito,muito boa a coluna de hoje.Obrigada,Ponde.
E todos (Dentre os func. públicos ) querem manter a boquinha ou bocona bem aberta para se lambuzarem com aposentadorias de 35/40 mil vitalÃcia !! fora benesses >>> Por isso Brasil tá super bem assim...
Ótimo texto. Não rejeite e nem supevalorize a polÃtica, que deve ser sempre vigiada e cobrada,como está sendo feito agora. Gostei do comparativo Capital vs. Economia para os inoc entes que só pensam em "coisas fofas".
O Pondé é péssimo quando faz textos que tentam fazer a sÃntese do momento nacional. Prefiro quando escreve com o objetivo de decompor as ideias. Sintetizar não é contigo não, Pondé. E ainda vem defender o mercado?
É um alÃvio ter esta coluna à s segundas...autorizo um segundo dia neste diário...Hiii hi hi
FSP, sinceramente, que conteúdo há no comentário "Concordo com Emanuel Mello (embaixo). Um antiácido também ajuda." para ele ser alçado à pagina principal da matéria em questão?
Calma Fabrizio, você pode elogiar a do Duvivier, e daqui a pouco vem a do Safatle que você vai poder elogiar também como sempre. Vocês são absolutamente entediantes na sua previsibilidade.
Confirmado! O próprio missivista, em que pese a chacota, reconhece a puerilidade de seu texto e sua desconexão com o assunto em questão. A pergunta que persiste: por que a FSP alçou-o à pagina principal ?
Excelente como sempre. Ainda existe inteligência na Folha, rara mas existe.
Parabéns! Em apenas uma coluna, descreveu completamente o status quo de nossa sociedade.
Faltou a crÃtica ao Quarto Poder, que costuma dar tribuna a intelectuais que não dizem meia dúzia de palavras sem ofender alguém e no fim dizem que tudo é uma questão de economia, de mercado. Sinto-me muito melhor agora, que sei disso.
Quod erat demonstrandum!
Caminhadas matinais, boa alimentação, sair pra dançar e ouvir boa música. Fica a dica, Pondé.
Bom dia! Li o artigo, e ponderei que estamos a Mercê desta classe. São os deuses e irão fazer o que querem conosco. Nem diretas já resolve, pois não se encontra um candidato imaculado para dirigir este paÃs. Não existe luz no fim deste túnel, e quando aparece uma, é uma locomotiva desgovernada ao nosso encontro.
O jornal para o qual o colunista escreve já manifestou, em editorial ,apoio à s diretas,. Para o autor, que não tem coragem de dar nome aos bois, seriam ingênuos ou coronelistas do PTs. Este que chama outros de cana lhas, manifestou preconceitos odiosos, ao dizer que “a pros ti tuta é a primeira vocação de toda mulher”, e responsabilizar as mulheres pela má qualidade do ensino, seriam egoÃstas que não cuidam dos filhos. Por ele, mulheres em casa cuidando dos filhos, ou na rua se pros tituindo.
Bravo !
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Juízes se julgam deuses, procuradores santos e advogados, a ética pura Voltar
Comente este texto