Opinião > Juros brasileiros castigam a economia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. leonardo garcia

    Nossa estou impressionado com a ignorância desse autor, ficou culpando o governo atual pelos juros? Ignora mesmo q o juros caiu de quase 15% para os atuais depois q saiu o BC da Dilma PT (nessa chegaram a falar 16%). Fique claro q não defendo bandido e o atual deve cair, mas de forma alguma pelas políticas econômicas, essas finalmente tão fazendo algum sentido, algo q não se via há 12 anos.

    Responda
  2. Sidney Caputo

    A taxa de juros de uma economia é determinada por vários fatores e não pelo Banco Central, como quer fazer parecer o colunista. No Brasil, o déficit público primário (antes do pagamento dos juros da dívida) é gigantesco, portanto o governo federal é um voraz tomador de poupança. Ora, se falta poupança, a taxa de juros é naturalmente elevada. Em 2011, tentaram cortar os juros na marra e vimos o que aconteceu: a inflação explodiu e para contê-la passamos por uma enorme recessão. Valeu a pena ?

    Responda
  3. MANOEL PASSOS

    Fui censurado porque falei mal dos Bancos.

    Responda
  4. MANOEL PASSOS

    A pergunta do articulista, ``por que os juros brasileiros são tão altos`` tem uma resposta muito simples e verdadeira, é porque os Bancos brasileiros formam o mais poderoso cartel do país, sem que o CADE, o Congresso ou o Banco Central adotem qualquer providência para seu fim. Por que os juros SELIC não caem, como argumentou o articulista ? A resposta é simples, o BC sempre teve Presidente e Diretores com algum tipo de vínculo com os Bancos ou com os banqueiros.

    Responda
  5. Antonio Catigero Oliveira

    Será que o empresariado brasileiro, que depende de empréstimos para investimentos materiais, não possui poder para mudar nada, enquanto aqueles que reclamam dos impostos têm muuuiiitos investimento$ em títulos da dívida pública?

    Responda
  6. Benedicto Ismael Dutra

    Há também a hipótese de que o país precisa de dólares para além das importações e turismo cobrir os servições, juros, royalties, remessas de lucros e dividendos, e sendo as exportações de primários insuficientes, o BC atrai dólares especulativos com a taxa de juros estratosférica. São mecanismos que o FMI deveria ter examinado e provido uma forma equilibrada para impedir a continuada sangria enfraquecedora.

    Responda
  7. Herculano JR 70

    Acabemos com a divida em um dia. O Copom estabelece juros zero. Ai os titulos viram moeda.Por facilidade de troca corrente, troca títulos por moeda. Acabou a divida.Nos alegremos: juros altos são custos para agentes economicos e inflacionam. Zerar juros diminui a inflação e aumenta a demanda. Depois é estelionato não dar garantias e vender títulos. Moratória não existe nem quebra de contratos de ma fé. Mudemos a ideologia. Quem quer credito e investir vá a bolsa de valores.

    Responda
  8. Herculano JR 70

    Ora vejam so! Ñ acredito! Uma raridade no jornal: censurar os juros d divida. Tinha q ser alguém d fora: americano. Certo que o Fed é 40 anos anterior ao BC. Fazemos pior o q eles fazem mal. A dominação bancaria é tão absurda que tivemos correção monetária, erradamente chamada inflação, por 30 anos. Uma aberração fora d limites só possível devido a moeda ser d papel sem lastro, libertinagem d governo. Tamanha influencia legislativa ñ é pega pelo Lava Jato? Wall Street é produção, boa influencia.

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      O governo é o culpado pela inflação e pelos juros. Não são os banqueiros e não são os empresários. Basta diminuir o Estado que os juros baixam.

  9. EDUARDO BASTOS

    Outro erro do articulista é achar que não há risco de moratória. É óbvio que há. Com um estoque de dívida que passa dos 3 trilhões, o governo tem que aumentar o prêmio para captar dinheiro no mercado. Dizer que a culpa do crowding out é da elite bancária é o típico raciocínio propagandístico e marxista que não cabe mais hoje em dia. A saída para baixar os juros é menos Estado. Baixar os juros sem reduzi-lo é chamar novamente a inflação.

    Responda
  10. EDUARDO BASTOS

    Errado. O próprio articulista oferece um argumento contra sua tese: 44% dos títulos são indexados à SE/LIC. Portanto, baixá-la retiraria receita do governo. Não são os bancos os culpados. É o governo inchado e perdulário que promete o que não tem e precisa extrair a riqueza da Nação para pagar sua ineficiência. Não é o rabo que balança o cachorro, caro articulista. Não subestime seus leitores!

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      Ganhar receita com títulos é bem mais fácil do que arrumar a casa. O governo não quer aumentar impostos e está sem dinheiro a curto prazo. Logo, baixar os juros, do ponto de vista dele, é ruim. É incrível como, no Brasil, apontar um fato é visto como defendê-lo.

    2. Herculano JR 70

      Caro Eduardo. O governo promete o que não tem e nos acreditamos? Não entendo sua conta de q baixar Selic tira receita. É o contrario. Afinal a divida do governo é maior q a divida com o governo. Extrair receita com imposto pode ser, mas vendendo titulos que ñ pode pagar juros parece absurdo. Existe pq os banqueiros estão por tras e definem prioridades. Não se paga fornecedor mas sim , primeiro, os juros.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.