Hélio Schwartsman > Fator Lula Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Muito bom artigo, a eleição também tira o argumento de que só não ganhou porque não deixaram. E se concorrer vai perder.
É uma tentativa de “bola de crista”. Lula espertÃssimo e muito astuto. Fala ao povo com a barriga os outros necessitam de um tradutor. TÃpico caudilho latino americano. Esconde-se por trás de um socialismo de fancaria. "PolÃtica é pedir dinheiro aos ricos, votos aos pobres e enganar os dois". Antônio ErmÃrio. E tem mais: O eleitorado e formado de 70% de analfabetos funcionais. Os polÃticos sabem disso. Os marqueteiros dançam e rolam.
...Até a eleição de 1982, o partido oficial, a A r e n a, manteve maioria na Câmara, com base sobretudo nos Votos das regiões mais Pobres. O sucessor da A r e n a, o P D S, era chamado de partido do Nor deste.... Ora, hoje é o Lullopettismo que aposta na Miséria para sobreviver. Triste Trópicos, só as Moscas mudam!
Na mosca Celso. A miséria é a seiva que alimenta a ganância dos populistas, de esquerda e de direita.
...makitub; A Constituição Brasileira tem, claramente, a resposta. Fora do 'livrinho' não há Democracia.
O artigo é ilustração perfeita da realidade do Brasil.
Seria ótimo uma disputa Lula x Doria. Mas, sabemos que Lula não quer uma eleição direta agora. Talvez nem queira a queda do Temer. Ele só está fazendo marolinha. Temer no governo, sem força alguma, prestÃgio zero, reformas estruturais paralisadas representam o melhor cenário para o PT em 2018. No momento Lula só quer escapar do Moro.
O Brasil é um paÃs do terceiro mundo. Os brasileiros sempre sonharam com um prometido paÃs do futuro. Que futuro poderá ter um pais onde as classes: polÃtica e empresariais estão distanciadas da ética? O que se esperá de um paÃs em que um mito desestabilizador da moral, da ética, da economia e da confiança, o "Deus Lula", ainda pode causar receio de retornar ao comando do poder executivo? Depois de tanto mau que este mito podre causou aos brasileiros: só mesmo a ignorância o traria de volta.
O Hélio traz a tese "A democracia é boa mas tem um defeito: O povo volta e meia quer votar em quem não deve." Muitos aqui repercutem entusiasmados: "É isso mesmo Hélio! Se o povo soubesse votar terÃamos uma das melhores democracias do universo." Quem não sabe o que está fazendo? O povo ou esses democratas de fancaria?
Mauricio, infernizar a vida do governo é o papel da oposição. Mas para isto eles têm que fiscalizar o que o governo está fazendo. É um efeito colateral benigno. E são fiscais confiáveis, se souber ler o que falam. (segue abaixo)
A vida nos palácios é essa que a gravação do Temer desnudou... Muito px-sc. Muita conversa torta... O FH estava com o ACM. Perigoso! A oposição funcionou como 'fiscais de fora do jogo', nessa época. Conveniente! O FH contava com a imprensa, com isso, 'do lado de fora'. Usou contra o ACM. Soube usar...
MaurÃcio, desistamos. Com essa, deitei com a carga...
Hildebrando, a bandeira da ética nunca foi programa de governo no Brasil. Já foi programa de partido (UDN, PT). Com FH tinha o ACM monitorando a manutenção do 'esquema', com o Lula fizeram assinar a Carta ao Povo Brasileiro. A sorte do governo FH foi ter uma oposição com a bandeira da ética, que com sua atuação dissuadia ações mais profundas. O Lula não teve essa sorte (vide Aécio).
Opa. Obrigado Fabrizio.
Ué o fracasso nacional no campo ético e administrativo não é culpa do FHC? Pois se é antigo o combate ao problema vinha evoluindo no governo de Fernando Henrique que apesar de não ter sido perfeito, é impossÃvel contestarmos a melhora nos campos ético e administrativo e o fortalecimento das instituições, logicamente um processo lento, demorado. A inflexão aconteceu com Lulah, o destruidor da riqueza alheia, das instituições, da confiança e do orgulho do brasileiro. 20 anos de atraso generalizado
Aà fica fácil de dizer que a população deveria vetar o PT, pois este é "um partido que fracassou tanto no campo ético como no administrativo" enquanto o fracasso ético e administrativo de 517 anos governa o paÃs.
Infelizmente enviei um comentário tendo clicado inadvertidamente em denúncia. Peço a folha para retificar e colocar aquele texto nos comentários. Grato
Democracia só funciona com eleitorado educado, culto, capaz de raciocinar e bem informado. O fato de termos uma organização criminosa nos governando diz alguma coisa sobre nosso eleitorado mas ninguém quer discutir a restrição do voto dos intelectualmente vulneráveis. É tabu, politicamente incorreto, mas essa é a raiz de todos os nossos problemas.
Concordo com o MaurÃcio, o PT criou o Neo Coronelismo, o coronelismo da esquerda populista pixulequeira que, com dinheiro dos trabalhadores pagadores de impostos, compra marketing caro e a eleição, compra o Congresso, compra a mÃdia, compra jornais, blogueiros, Ongs, sindicatos,etc e compra baratinho, baratinho, o voto dos pobres, obviamente os mantendo na pobreza, senão o voto ficará muito caro e inviável.
Concordo. O governo do PeTe afundou a qualidade da educação do Brasil e não foi a toa, foi para manter a massa de ignohrantehs facilmente manipulável para, assim, os esquerdoh.patahs manterem seu poder, seus cargos e seus pihxu.lecohs.
Concordo com você. Os polÃticos se aproveitam do eleitor mal informado. Muitos deles são comprados com bens materiais de valores despresÃveis. Na minha opinião, para começar, analfabetos não deveriam votar. Se o sujeito reclamar dizendo que quer votar vale o seguinte argumento " Quer votar? Então vá estudar primeiro. Caso ocorra isto, o paÃs teria menos analfabetos e estes não seriam manipulados por polÃticos inescrupulosos.
.O tamanho de nosso paÃs e o desequilibrio socio-economico entre suas regiões exigem ,pelo menos, capacidade dos nossos dirigentes. A falta de qualidade dos dirigentes das duas ultimas administrações federais causa dó. O primeiro mandatário copiou o programa de governo que ele sempre contestou. Enxertou os ministerios de gente e partidos de pessima qualidade .Sem quadros PT chegou ao poder. Resultou nisso que está . Tão primário o quadro que parece brincadeira de crianças
Desde a revolução gloriosa de 1688, que a vontade universal está expressa no parlamento mais que no prÃncipe (ou presidente como chamamos aqui nas Américas). Acho que podemos seguir com uma presidência rotativa, já que os parlamentares continuam fazendo seu trabalho, como representantes das várias regiões e setores da vida nacional.
Seria ótimo que Lula fosse derrotado nas urnas, mas, e se não for? Como vai governar, réu em 5 processos e outros por vir, rejeitado por metade da população, com pouco base parlamentar, sem mensalão e petrolão, já negou as reformas e prometeu a volta da malfadada nova matriz? Vai aplicar novo estelionato, como a Dilma, que caiu mais por isso? Não vejo como isso pode dar certo. O eleitorado brasileiro é complicado, tem enorme atração pelo populismo e, como os polÃticos, pouca vergonha na cara.
O nirvana é que seja pelos dois: justiça e voto. Mas sabemos que somos imprudente também com o voto é a justiça condescende com os que têm dinheiro e poder. Quem sabe muito bem disto é Maluf, O Risonho, que há décadas vive zombando de todos e ensinando muito. É só lembrar o aperto de mão dele com Lula.
Três presidentes em dois anos seria péssimo pro paÃs em qualquer circunstância, mas uma eleição direta agora poderia ser um desastre, antes é preciso sacar os criminosos do processo eleitoral ou corremos o risco de ter mais um salvador governando a troco de feijão e causos.
Temos no mundo Poder Instituido Democraticamente. Democracia como liberdade, parte do Estado de Direito, um projeto de limites ao poder, ñ de poder. Ñ é projeto de fazer mas de ñ dexar fazer. O q confundiu tudo, foi q a partir dos ideais "democraticos" o estado se modificou e passou a oferecer proteção por servicos, ainda que tenha introduzido distorções serias: aposentadoria, educação elitista, saude elitizada, finaciamentos obtusos, etc. E essas coisa exigem gestão coisa q o poder ñ sabe fazer
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Fator Lula Voltar
Comente este texto