Hélio Schwartsman > Um julgamento didático Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Paulo Henrique Andrade

    As provas são contundentes e fartas, inclusive uma vasta gama de documentos financeiros do Brasil e exterior. Não tem o que discutir - tem que cassar a chapa. E esses 2 Ministros recém-nomeados ao TSE têm o dever legal e moral de se darem por suspeitos, pois foram nomeados há 2 meses justamente por quem vão julgar. Não o fazendo, merecem ser exonerados por improbidade, por violação flagrante do Código de Ética da Magistratura e do princípio constitucional moralidade na administração pública.

    Responda
  2. Ricardo Borges

    Onde se encontram os paneleiros defensores da moral brasileira e contra a corrupção? Todos quietinhos, coniventes com Gilmar! Cada um com seu corrupto preferido.

    Responda
  3. Fernando Minto

    A grande questão é que este jui ze co de 5a. ainda tem quinze anos de mandato e eu com 73 não terei tempo de ver a natureza se encarregar de seu fim. Muito triste! Quantas mais este magistrado "do supremo" vai nos aprontar?

    Responda
  4. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Enquanto o povo paga uma fortuna para manter esses tribunais, eles continuam tentando tapar o sol com a peneira e ofuscar o brilho da justiça.

    Responda
  5. Wilmar Brito

    E a massa ? Nesse campo gigante a regra do jogo é ou não é de sua representação ? Se leis corretamente elaboradas ou não...? * A massa sabe q não sabe nada, será q não tem vontade de saber ?

    Responda
  6. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Enquanto o povo paga uma fortuna para manter esses tribunais, eles continuam tapando o sol com a maneira, tentando ofuscar o brilho da justiça.

    Responda
  7. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Para mim o mais didático que eu já vi. Gilmar Mendes, o pizzaiolo. Não contava com a ação incisiva do Ministro Corregedor da Justiça Eleitoral Herman Benjamin. Este com muita competência desvela a podridão do sistema político deste país dos bananas. Onde a Justiça Eleitoral fecha os olhos como a estatua que a represente.

    Responda
  8. Ubaldo Souza Jr

    Será que o Juiz Relator Hermann Benjamin não se sinta envergonhado e desiludido de após todo trabalho limpo e contorcionista que fez, saber que a maioria estão ali à revelia de seus argumentos e se prestando ao apadrinhado, ou de 'amigos ou de indicadores? Seus argumentos às favas?

    Responda
    1. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      Com certeza. “Cultura é a ultima coisa que fica quando começamos a esquecer” Lauro de Oliveira Lima. Herdamos, neste país dos bananas o patrimonialismo endêmico. A promiscuidade publica / privado.

  9. Ubaldo Souza Jr

    Tribunal da Conveniência. Não tem outro epíteto que lhe cabe. Será que tudo que se julga ali é desta forma? Com apadrinhamento tão deslavado? Não poderia ser de outra maneira que seu presidente seja esta figura ridícula do Gilmar Mendes, aquele que não tem medo de ser taxado como tal, de lado a lado.

    Responda
  10. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

    Esse julgamento é um retrato do Brasil que manda. Um cara honesto lutando contra quatro mal intencionados, com o apoio tímido de um outro e, basicamente, o silêncio da única mulher.

    Responda
  11. José Cardoso

    Os 2 juízes nomeados este ano pelo Temer não se acham impedidos de votar nesse processo contra ele?

    Responda
    1. Ubaldo Souza Jr

      Não José, estão lá para isso mesmo.

  12. Galvani Alves de Lacerda

    A grande questão é que a lei é usada de uma forma ou de outra dependendo de quem está sendo julgado. Se fosse a Dilma ainda a presidente estaríamos vendo os ataques mais agressivos pela cassação, principalmente do Gilmar Mendes. Como é o Temer, amigo íntimo de longa data do Gilmar, então tudo fica relativo.

    Responda
  13. Herculano JR 70

    Aos amigos os favores da lei, e aos inimigos os rigores da lei.

    Responda
  14. Herculano JR 70

    O julgamento é bem didático, mas ñ sei se é suficiente, ainda: que os poderes são lixxoo e ñ resolvem problema nenhum. Os políticos, só se resolvem diminuindo a importância da política. A intriga e a fofoca na corte distraem, mas é cara e perversa conosco, pois os econômicos serão complicados. Demora mas aprendemos. Iluminamos-nos de nossos percalços, mas os corrigimos. Passa a hora de ao invés de torcer pelos jogadores acabar com o jogo. Isso se faz diminuindo as funções e tamanho do estado.

    Responda
  15. Ennes Cabral Paubel

    O douto ministro do STF claramente manifestou um posicionamento ideológico ao contrariar seu próprio voto no STF. Do jeito que contorcem a interpretação das leis, se quisesse, poderia solicitar a anulacão do Impeachment de Dilma Com certeza o presidente do STJ poderá ser proclamado o pizzaiolo do ano.

    Responda
  16. reginaldo Vianna

    Ha que se entender que "propina" pode ser apenas "benesses oferecidas e aceitas, subrepticiamente", para atender necessidades morais(às vezes nem tanto), psicológicas, econômicas e eventualmente outras e que comprometem os envolvidos que deixam de se portar com a dignidade devida. Que Deus nos afaste da possibilidade do crescimento do PT (propineiros de Toga)

    Responda
  17. Jose Walter Da Mota Matos

    Não há discussão teórica que amenize a constatação óbvia de que a não cassação da chapa legítima o caixa dois, a corrupção eleitoral, a ilegalidade e a ilegitimidade dos eleitos. O TSE se apequenara e a democracia, como já sabemos, confirmará ser um arremedo nessa republiqueta de terceiro mundo.

    Responda
  18. Jose Walter Da Mota Matos

    Não há discussão teórica que amenize a constatação óbvia de que a não cassação da chapa legítima o caixa dois, a corrupção eleitoral, a ilegalidade e a ilegitimidade dos eleitos. O TSE se apequenara e a democracia, como já sabemos, confirmará ser um arremedo nessa republiqueta de terceiro mundo.

    Responda
  19. Marcos Serra

    Apenas uma palavra define esse teatro que estamos assistindo: vergonhoso. Certamente, estamos sendo alvo de chacotas dados os inúmeros fatos que atestam a extensão da corrupção e sem que nada aconteça com os beneficiados por ela. Juízes subservientes e apadrinhados buscam subterfúgios para, ironicamente, não fazerem seu dever de casa. É o descrédito das instituições. A assessoria do temeroso segue repleta de figuras que, há muito tempo, deveriam estar na cadeia. Infelizmente, esse é o Brasil.

    Responda
  20. Andre Figueiredo

    O TSE é muito pequeno para o ego de GM.

    Responda
  21. José Paulo Frankel da Rocha

    Onde é mesmo o Estado Bolivariano?

    Responda
  22. Jane de Vidal

    Seria uma maneira mais sutil dizer-se que esse julgamento é uma palhaçada, protagonizada por figuras ilustres, muito bem pagas, diga-se. À exceção honrosa dos ministros Herman e Luiz Fux, óbvio. Pelos recentes noticiários que diariamente lemos sobre o hoje presidente do TSE, as cartas já estavam marcadas, de nada interessam os argumentos do relator e as provas juntadas aos autos. Teremos que viver essa vergonha, de ver figuras togadas pisarem sobre Leis que as mesmas cortes aprovaram. Nojo!!!!!

    Responda
    1. Flávio Rezende de Carvalho

      Quer dizer que a Dilma é culpada?

  23. LUIS GONZAGA DE OLIVEIRA L DA

    Quando a coisa era do interesse dos tucanos o douto ministro Gilmar (psdb) Mendes era favorável a aprofundamento das investigações, inclusive sobre a lava jato. Agora a coisa não interessa mais

    Responda
  24. José Ricardo Braga

    É a conveniência ao momento político que explica o uso de interpretações divergentes. Mas o que mais me impressiona é a desfaçatez com que está sendo feita a manobra. O que mais vem por aí ? (2018 de vez em quando parece ficar looonge...)

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      Estou cansado do Temer! Todo dia essa novela de horror... Mas não sou Fora Temer (nesse caso. rs) Enquanto não tivermos um Tite pro lugar não teremos Seleção que preste. (Esperemos 2018) O julgamento no TSE está sendo um tédio... Aliás, uma sugestão pra Folha: Comentários dos assinantes no 'minuto a minuto'. Porque não tem espaço?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.