Ruy Castro > A leitura sem fim Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Ruy Castro, do alto de sua sabedoria, escreve, escreve, escreve, e, finalmente chega ao seu assunto predileto (e quase único nos últimos tempos): Lula. Porque nunca cita Aécio, Jucá et caterva? Deixe assunto único para o Reinaldo Azevedo, seu Ruy!
Quanto horror!! Aonde chegamos...
Que triste, um julgamento histórico que analisa uma chapa eleitoral que subiu indevidamente ao poder, por meio de captação de propinas e corrupção, sendo criticado porque demora e porque usa muito papel... seria melhor que o colunista atacasse logo o mérito do julgamento, mostrando sua posição polÃtica com hombridade ao invés de ficar escrevendo besteiras.
Afora o impacto ambiental que a produção e a manipulação desse volumoso processo causam, fico imaginando que fabuloso cérebro humano para ler, interpretar e memorizar tudo o que for relevante de todas essas 8000 páginas! É de fazer inveja a qualquer computador.
Jesus, sujeito de visão, dizia: não julgai. Ñ aprendemos ainda, depois de 2 mil anos. Quem somos nos, com todos nossos defeitos, para julgarmos os outros? Por todos os ângulos q se examina, economia, organização, meio ambiente, leitura e ate em gasto de papel, sem considerar o papel higiênico, pois afinal essa gente toda também tem intestino, o poder é um ônus q a sociedade ñ pode mais suportar. Esse circo de mau gosto, e caro
Frans Kafka deve estar se revirando no túmulo vendo em que pode transformar um "Processo" verdadeiramente digno desse monstruoso nome... Mas esta "montanha" de papel seria substituÃda por uma simples folhinha A4 se não fosse a vontade férrea de absorver, procrastinar, enrolar, deixar o tempo passar e nada ser punido exemplarmente. Todas as pilantragens foram feitas as claras, com testemunhas, até notas fiscais tem... o dinheiro deixou rastros indeléveis e claros, nas mochilas, cuecas e malas.
A impossibilidade de uma pessoa processar essa informação sugere que a inteligência artificial chegará aos tribunais. Assim como um computador resolve rapidamente sistemas de milhares de equações e milhares de incógnitas para auxiliar no projeto estrutural de um avião, também as milhares de provas devem ser analisadas em algoritmos e comparadas aos códigos legais para se chegar às sentenças.
Infelizmente, a ciência da computação não tem o conhecimento e a tecnologia para processar de maneira confiável um sistema lógico inconsistente como são os corpos legais de qualquer paÃs, o que dirá os brasileiros. Um avião é factÃvel, porque o sistema matemático que o modela é derivado de lógica consistente. Portanto tudo que se infere de forma válida nele é extremamente confiável. Porém inferências válidas feitas por meio de lógica inconsistente podem produzir quaisquer absurdos.
Cada folha de papel A4 pesa cerca de 10 g, portanto 8.000 páginas pesariam cerca de 80.000 g ou, 80 kg. Tem implicação para o meio ambiente. Para produzir 1 ton de papel são necessárias 11 árvores, portanto para produzir 89 kg de papel seriam necessárias cerca de uma árvore inteira. Para produzir essa quantidade de papel também são usadas 32 ton de água. Não custa lembrar que entre as indústrias manufatureiras, a do papel está entre as cinco maiores emissoras de gases do efeito estufa.
Ñ é so isso. Toda manipulação gasta energia em transporte e produtos e serviços em geral, (estou falando so de trabalho ñ gastos pessoais) q polui demais. Prédios e veÃculos. Há estudos q apontam q 75% da energia gasta no mundo e simplesmente desperdiçada. Burocracia, parte significativa q ñ devolve em serviços produtivos, so gasta energia q polui.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > A leitura sem fim Voltar
Comente este texto