Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ricardo andrade

    Sou leitor assíduo desta coluna do matemático Marcelo Viana, a quem parabenizo e agradeço por compartilhar seu conhecimento. Sobre o assunto, como pai de 3 crianças, preocupa-me a progressiva valorização no ensino fundamental da tal educação financeira, cujo ensino tem se distanciado cada vez da "introdução de conceitos básicos de matemática" para tratar de orçamentos e até das relações de mercados e de consumo?! Enfim, pouca matemática para muito discurso.

    Responda
  2. José Cardoso

    Ajudaria se os alunos pudessem aprender em seu próprio ritmo, ligando sempre os conceitos matemáticos à exemplos concretos. O problema é que muitas vezes isso não é possível. Quando minha família se mudou para o Rio, tive que fazer uma prova para avaliar se tinha nível para cursar o quarto ano primário, segundo semestre. Uma das questões mostrava o que parecia ser uma subtração entre 2 números, só que ambos levavam sinal de menos! Foi minha brutal apresentação aos números negativos...

    Responda