Oscar Vilhena Vieira > Julgamento da chapa Dilma-Temer deve reduzir a confiança no Judiciário Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Perfeito! Mas precisamos dar mais um passo: como enfrentar essas deficiências? O desenho institucional do TSE tem uma solução clara, possivelmente demorada: alterar a legislação. Mas e a parcialidade de um juiz? O único caminho que vejo é uma representação junto ao CNJ, ao qual ainda não vi ninguém se referir. Mas seria viável? O CNJ não age mais como representação corporativa do que órgão de controle? A presidente ministra Carmem Lúcia (e outros juÃzes na corte) deveriam se declarar impedidos?
Essa sentença do TSE é uma graça: "Não é inocente, não é culpado, muito pelo contrário." Não é inocente porque se tais provas fossem consideradas, a sentença forçosamente seria de condenação. Não é culpado porque tais provas não devem ser consideradas. Muito pelo contrário? rsrss
Blá, blá, blá!!
Esse homem Gilmar nunca foi Juiz, foi colocado para acabar Judiciário,se não aparecer alguém para acabar. Com a farra dele o próprio STF tem união para afastar pelos atesce dente seis pedido de afastamento feito Juirista não teve coragembpara por em voltacao,
Excelente reflexão. Magistrados indicados por polÃticos não conseguirão ser imparciais. Esse sistema moribundo ainda fará muito mal à nação.
Criou-se uma nova figura jurÃdica no paÃs - Temer foi "absolvido por excesso de provas". Agora, se tiver um pingo de vergonha na cara, o Ministério Público tem o dever legal e moral de entrar com Recurso Extraordinário para o Supremo Tribunal. Sr. Procurador, faça um favor à nação brasileira - não desonre os membros do MP nem a Força-Tarefa da Lava-Jato. Não podemos deixar imperar a impunidade, nem deixar o TSE abrir este precedente de que a partir de agora, "vale tudo" nas eleições.
Dois Ministros foram recém-nomeados para o TSE pelo próprio Temer, e é claro, votaram a seu favor. Pode isso, Arnaldo ? Pode um réu nomear os juÃzes que irão julgá-lo, no curso da ação, e apenas dois meses antes do julgamento ? Ao não se darem por suspeitos, esses Ministros violaram frontalmente a moralidade da administração pública (artigo 37 da Constituição Federal) e o Código de Ética da Magistratura (artigo 5º). Merecem punição severa do CNJ, preferencialmente a expulsão da carreira.
confiança ? confiança que o povo tem na justiça brasileira é a máxima que `¨só¨`se prende ladrão de galinhas.
Um verdadeiro circo armado por quatro dias, onde o povo que é considerado como o palhaço, nada ganha. Porém os encenadores - que gostam da exibição diante dos olofotes, custam mais de R$5milhões por dia aos cofres públicos, ou melhor, ao bolso de quem trabalha e paga impostos). Significa que o TSE é um órgão absolutamente desnecessário. Estamos diante de um enorme descaso.
Lamentável, lamentável e lamentável. A volta à estaca zero deste triste paÃs....
Agora o Judiciário mostrou a cara. Não há mais dúvidas: foi partÃcipe do processo de falência moral, ética e econômica do Brasil juntamente com o Legislativo e o Executivo. Belo exemplo que estão dando para a juventude! Dá vergonha de ser brasileira.
Copo meio vazio: Perdemos! Michel Temer venceu e ganhou força para a provável denúncia que o Janot fará no Congresso. Respira (a decisão sobre ela se dará em terreno mais favorável ainda). Copo meio cheio: MT parou as reformas para se defender (será que consegue retomar?) e expôs mais ainda Gilmar Mendes (processo de impeachment do ministro do Supremo se aproxima mais um pouco) Até 2018 temos prazo para consertar muita coisa: Impeachment do GM já!
De novo a mesma Historia, filho pergunta para o pai: Porque a mulher que representa a Justiça esta com a vista vendada? Pai, orgulhos responde, para mostrar que a justiça é imparcial, ai que o filho fala, poxa pai eu pensei que era porque ela ta com vergonha de nois! Pior de tudo é que eu to com vergonha sim! Alguém pode dizer em quem vamos confiar agora, O sr. Gilmar poderia explicar para o menino da historia que no Brasil e assim isso de justiça cega é besteira.
Para nós simples trabalhadores brasileiros o que chama atenção é: a suntuosidade do TSE. Porque tanto luxo e tantos funcionários ganhando salários incompatÃveis com a realidade brasileira e a principal questão, existe trabalho para esse batalhão? Outro aspecto que chamou a atenção foi a maneira submissa do relator Herman e a falta de compostura de certos juÃzes inclusive do Presidente Gilmar Em resumo muito prédio, muita gente para nada num paÃs que falta tudo!!!.
O TSE acaba de proclamar que estamos vivendo na Brazuela. Esse julgamento foi a negação de que nossos tribunais se preocupam com a Justiça. Oi
Que justiça! O STF e o TSE envergonham os brasileiros e o Brasil. Você viu o caso do Renan? Desobediência e nada! Quer dizer, nada não, ocorreu sim! A desmoralização do STF.
*“Subdesenvolvimento não se Improvisa; é obra de Séculos” - N.Rodrigues **“Muitos juÃzes são absolutamente IncorruptÃveis; ninguém consegue induzi-los a fazer Justiça.” - Bertolt Brecht
A decisão do TSE em negar o provimento da ação que pedia a impugnação da chapa Dilma-Temer revestiu-se de argumentos totalmente descabidos frente à profusão de provas, sólidas e verdadeiras, apresentadas pelo Relator Hermann Benjamim. A justiça passa a servir ao poder. Isto é lamentável e muito pernicioso ao Brasil. O descrédito provocado pela ação de 4 julgadores, movidos por intentos desconhecidos, provocará muitos prejuÃzos à nação. O Brasil e seu povo não mereciam isto.
O que melhor define este julgamento foi a feliz alegoria utilizada pelo ministro Fux, parafraseando: o TSE foi o tribunal avestruz!
Sobre o artigo, notaremos que o T S E é ainda o guardião do Estado Democratico de Direito (CF/88), como explicaria o articulista de os Ministros que foram nomeados por Dilma votarem contra ela? O ilustre jurista poderia nos dizer, então, que o melhor Judiciário é o da Russia, Turquia e Filipinas!!!
O amigo tem razão em parte; o que está errado é a indicação de ministros do STE e do STF pelo Chefe do Executivo, isso acaba contaminando as Cortes. É notório que se fosse a Dilma o ministro Gilmar adotaria outra postura. Tenho dois filhos espero um Brasil melhor independente de corrente ideológica.
Concordo parcialmente porque os atores Zé Gonzaga, Tião Vieira e o midiático Gilmereda confundiram o espaço com picadeiro de circo e a encenação da paródia "a Chapa", aliás de forma vulgar, não serve de parâmetro para abalar a confiança da população face a desqualificação dos seus atores Na verdade, como já consta, confundiram plenário com picadeiro de circo, ou estou enganado? Desculpem. Estou iniciando como crÃtico de peças de teatro.
Infelizmente o Brasil passa por momento obscuro, uma q uadrilha a ssaltou o paÃs e parte da q uadrilha está soltinha pra continuar sua sanha q uadrilheira, tudo debaixo do nariz de quem deveria impedir que os assaltos continuem, inclusive o chefe zomba descaradamente da justiça.
O Brasil sempre foi assim.
PaÃs da falsa moral e das meias verdades. Suponhamos que o “certo” fosse abrir os olhos para as provas não colacionadas no inÃcio da ação e o resultado “moral e jurÃdico” fosse a cassação. Resultado: eleição indireta por um parlamento que, em larga medida, utilizou o mesmo método de financiamento de campanha contra o qual a ação se insurgia. Ou seja, no Brasil, temos procurado as soluções fáceis que, no fundo, não passam de soluções falsas.
Ficar sonhando também não resolve nada.
Em suma, as respostas para os nossos problemas de representatividade não estavam naquele tribunal e não podem estar, ou serem resolvidas, em tribunal algum. E, numa democracia, é bom que assim o seja. Precisamos recuperar urgentemente o nosso amor e respeito pela polÃtica. Não se combate a má polÃtica com bons juÃzes, mas, sim, com boa polÃtica, bons polÃticos e boas ideias.
Por que a violência está aumentando e muito? Já é sinal desse descrédito. O judiciário, infelizmente, está eivado de bandidos!!!
"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos mais, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto", texto de Ruy Barbosa. O riso do "excelentÃssimo" seria de escárnio com a sociedade? Triste PaÃs.
Dr. Oscar, por favor, peço que quando puder, dê umas aulinhas de direito para o rábula Reinaldo Azevedo, também colunista dessa Folha. O homem se acha o Pontes de Miranda do século 21. Vergonha alheia.
Quem viveu a ditadura militar entendeu ontem que ela mudou de nome. Vivemos a ditadura do crime organizado. Podemos falar mas ninguém nos ouve, essa é a imagem do poder hoje no Brasil, um magistrado gargalhando cinicamente do povo que o estado brasileiro nunca respeitou! Com essa postura , fotografada , o ministrinho entrou para a história da terra de Santa Cruz !
ministros de tribunais superiores, desembargadores e juÃzes de direito não forem passÃveis de punição , sendo elementos equiparaveis a deuses, teremos comportamentos e votos execráveis como os do Sr Gilmar Mendes, que, enquanto a presidência era exercida por Dilma, divulgava como um astro da TV seu voto pela cassação. Agora, que o presidente é amigo, muda seu voto, apesar de toda prova de crime eleitoral apresentada, inocentando seu "amigo". Vergonha e revolta!
Na época da Dilma ele falava sozinho, todos sabiam da corrupção, nas ninguém queria tirar a distinta, agora sim, e porque? O Temer tem que pagar, nas agora só o Brasil perde. Isso que Vcs fazem é mi mi mi de petista.
Conta se cobra na hora certa.
"É verdade que a execução corrige, ou atenua, muitas vezes, a legislação de má nota. Mas, no Brasil, a lei se deslegitima, anula e torna inexistente, não só pela bastardia da origem, senão ainda pelos horrores da aplicação" (Rui Brabosa, Oração aos moços). Quase um século depois, o TSE não teve pejo (com a contribuição dos advogados ali representados), de confirma essa máxima de Rui. Pobre Brasil...
O cidadão gosta de mÃdia e na foto parece rir e debochar do trabalho do relator. Creio que todos sabiam que os votos já tinham sido cabalados pelo Planalto, haja vista as declarações do presidente. Está é a nossa justiça. Todos devemos, nas próximas eleições votar em quem nunca teve mandato.
Nada disso, data venia só vai entender esse julgamento quem resolver o enigma do Gato de Schrödinger.
Tá vivo ou tá morto ? rs
Gilmar Mendes é uma vergonha para a classe, todos sabem de antemão qual é o seu posicionamento, que muda de pendendo do réu, francamente, deveria haver a possibilidade de impeachment para ministros do STF. Não é possÃvel um servidor público ocupar um cargo, cujo principal quesito (a imparcialidade) para o cargo, ele definitivamente não tem.
Art 52, II, CF - Compete privativamente ao Senado Federal: processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal, o Procurador-Geral da República e o Advogado-Geral da União nos crimes de responsabilidade.
Ãdem para outros dinossauros do STE.
Sua análise foi perfeita professor. O que esperar destes que absolveram. O que seus pais,filhos,netos,parentes etc. Demonstrarão com acontecido. QUE VERGONHA. PRICIPALMENTE DESTE CEARENSE DE LIMIEIRO DO NORTE QUE ME ENOJA COM SUAS PALAVRAS.
Pelo que eu entendi, os delatores somente fizeram delação não apresentando provas. E por isso não poderia ser levado em conta.
Prezado Gildásio, Havia provas de sobra, não só depoimentos dos delatores, que, no caso, eram testemunhas. Resolveram varrer tudo para baixo do tapete para manter Temer no cargo.
Com que cara estes quatro "juizes" olharam para seus filhos, esposa e amigos ao sairem do tribunal? Cara limpa ou envergonhada? Duvido que envergonhada porque quem se presta a este papel não se envergonha de nada.
Com que cara estes quatro "juizes" olharam para seus filhos, esposa e amigos ao sairem do tribunal? cara limpa ou envergonhada? Duvido que envergonhada porque quem se presta a este papel não se envergonha de nada.
O TSE caça prefeitos e (alguns) governadores, três anos após as denúncias. Mas não caça presidente. E o Brasil é o único paÃs do mundo que tem tribunal eleitoral. E quando o povo necessita que ele faça justiça, não faz. Dá pra entender porque os outros paÃses abriram mão de ter um TSE: não é necessário.
Realmente.
Infelizmente a Justiça no Brasil só funciona para Negros e Pobres : mais de 700.000 apenados no sistema prisional !!
Eu não sou formado em Direito, porém, se antes do julgamento, a OAB e vários segmentos da sociedade tivessem ingressados na suspeição desses dois recém-indicado. Houve um petição popular pedido a cassação do ministro Gilmar Mendes, a qual também assinei, contudo, a PGR foi contrária. Os fatos relativos foram comentários fora dos autos contaminando o julgamento do juiz. Se Janot não tivesse arquivado; a decisão ficaria ao plenário do STF. Isso poderia por, no mÃnimo, um freio no deboche dele.
Eu não sou formado em Direito, porém, se antes do julgamento, a OAB e vários segmentos da sociedade tivessem ingressados na suspeição desses dois recém-indicado. Houve um petição popular pedido a cassação do ministro Gilmar Mendes, a qual também assinei, contudo, a PGR foi contrária. Os fatos relativos foram comentários fora dos autos contaminando o julgamento do juiz. Se Janot não tivesse arquivado; a decisão ficaria ao plenário do STF. Isso poderia por no mÃnimo um freio no deboche dele.
Judiciário fraco que firma, finalmente, uma jurisprudência que definirá os rumos do Brasil: "O crime compensa!"
Fora Gilmar
Esses são os juÃzes que temos! Esperar o que de um Gilmar Mendes? Debocharam da sociedade brasileira.
Respeito a opinião do Sr. Oscar, eu já acho o contrário, se for julgar conforme querem parte mÃdia, os sindicatos, e membros do MP então não precisa de Judiciário. Na verdade esse Poder tem de ser independente e julgar conforme os autos e não por achômetros.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Oscar Vilhena Vieira > Julgamento da chapa Dilma-Temer deve reduzir a confiança no Judiciário Voltar
Comente este texto