Luiz Felipe Pondé > A democracia tem uma vocação irresistível ao populismo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Pondé é um feixe de luz em meio a tanto progressivismo entre todos os filósofos brasileiros da atualidade.
Esse ideal de querer uma democracia 'sem povo', sem 'vontade do povo' é a moda destra dos últimos tempos. Começou com o Pelé e seu famoso: "O brasileiro não sabe votar". Isso quer dizer apenas que o pobre tem demandas diferentes da elite, que está nessa de democracia porque as alternativas são mais dispendiosas. Essas colunas inteligentinhas do Pondé, tentando nos levar de volta ao tempo dos duelos de capa e espada realmente pouco interessam ao povo, que tem poucas boas lembranças desse tempo.
Bingo! (Anda com a mão, Pondé... Congrats!)
Precisamos primeiro proclamar a República para depois "tentar" alcançar uma democracia ..Hoje o que temos é uma Cleptocracia e muito bem avançada de dar inveja ao redor do mundo...
Tenho de confessar que fico esperando, com certa dose de ansiedade, as segundas-feiras para ler a coluna do Pondé, com suas análises e sÃnteses sob o ponto de vista da Filosofia, a metalinguagem de todas as ciências, inclusive da Lógica e da Matemática. Parabéns à Folha de SP por mantê-lo em seu corpo de colunistas!
“Democracia é um circo que só o palhaço acredita. E o palhaço ainda é burro e pagante”. Uma comediante americana. Mas, “Democracy is the worst form of government except from all those other forms that have been tried from time to time.” (Winston Churchill):
Não só as pessoas não se informam sobre polÃtica e não se interessam em ter um conhecimento mais aprofundado sobre o assunto, como também, em geral, são completamente ignorantes em matéria de economia. O que as leva a acreditar em todas as falácias econômicas dos populistas, principalmente os de esquerda, das quais acabam sendo sempre as principais vÃtimas, porque não conseguem traçar relações de causa e efeito entre as polÃticas econômicas populistas que apoiam e as crises que as prejudicam.
Ter educação não significa ter consciência polÃtica, mas para ter consciência polÃtica é preciso ter educação. Infelizmente no Brasil, a maioria que acredita ter consciência polÃtica, na verdade tem "falsa consciência" polÃtica. Como dizia Engels, a falsa consciência polÃtica é o caso quando o indivÃduo, ou grupo, participa voluntariamente na própria opressão. O caso das reformas é um exemplo tÃpico, pois aqueles que têm mais a ganhar são os maiores opositores, movidos por ideologia.
Valeu Marco.
Desculpe, negativei por engano. Concordo com vc.
..solicito que esta coluna ocupe e seja publicada também nas sextas....Hiii hi hi
"Não há sabedoria alguma no povo. A sabedoria está nos detalhes e a fúria polÃtica popular não tem vocação aos detalhes, mas apenas a shows, fogueiras e linchamentos." Excelente! Cada vez melhor, Pondé. Os inteligentinhos raciocinam com abstrações. Você já percebeu que a natureza humana é muito, muito mais complexa que sistemas totalizadores. Siga em frente. Você fica cada vez melhor a cada artigo.
Curto e grosso....perfeito.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > A democracia tem uma vocação irresistível ao populismo Voltar
Comente este texto