Elio Gaspari > Eleição livre daria um banho de detergente no cenário político nacional Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marcelo De Souza

    Que mal pergunte. eleicoes "livres" de que?? Essa ideia que o haveria um efeito limpante via eleicoes e' uma variante de outra que diz que voto e' perdao e que o eleito e' automaticamente ganha um cheque em branco. Vejam onde chegamos por culpa dessa mentalidade. E' impressionante como se gosta de improvisar em assuntos tao serios.

    Responda
  2. Hamilton Magalhaes

    A ideia de eleições gerais não surgiu há três semanas, o movimento #FORATODOS já vem pregando isso há mais de ano.

    Responda
  3. Luiz Carlos de Abreu Albuquerque

    Até Elio Gaspari está acometido de "wishful thinking". Se eleições livres servissem de detergente para o cenário político brasileiro, os senhores Renan Calheiros, Eduardo Cunha, Paulo Maluf, Jader Barbalho e outros de mesmo quilate já teriam sido removidos da política nacional há muito tempo. No entanto, continuam por aí eleitos como sempre.

    Responda
  4. Herculano JR 70

    De fato, banho de detergente sem enxague. Ficaria lambuzado de detergente. E o Lava Jato e outras farras policialescas do Poder. Eleição é circo.

    Responda
  5. Jairo Da Fonseca

    É só seguir o que manda a constituição. Simples assim. Se houver outra solução, continuaremos a ser republiqueta como está revelando os últimos acontecimentos. Quanto às eleições, é o povo quem escolhe no regime democrático apesar das divergências após seus resultado. Vence a maioria. Ou não deve ser assim ?

    Responda
  6. OSWALDO FERREIRA

    É muito otimismo falar em banho de detergente no caso de serem antecipadas as eleições gerais. No caso, o detergente já foi usado e reusado e se deteriorou mais em cada uso. Eu prefiro pensar aproveitando fala do Presidente Ulysses a respeito de eleições: se o contingente de políticos atuais é pior do que o anterior, é bem melhor do que o que está por vir. O povo tem demonstrado, até pelas pesquisas que estão surgindo, que é um péssimo detergente.

    Responda
  7. LUIZ RUIVO FILHO

    Pelo visto FHC está mais tontinho do que a baratinha da vizinha porque óra diz que atravessará a nado se a pinguela quebrar e óra diz em renúncia e eleições diretas. Se o escroque Temer e cínico mentiroso travestido de Presidente "convocar eleições livres" e eleito seu sucessor, certamente sairá do Palácio do Planalto direto para a Papuda com sua camarilha e o Palácio do Jaburu ficará desocupado e sua dispensa vazia de alimentos devido o número excessivo de farnel para a turba, ou é engano?

    Responda
  8. Samuel Gueiros Jr

    Eleição direta agora seria contra a lavajato o unico detergente que esta desentupindo os bueiros e pegando os ratos, coisa que eleição nenhuma faria. A eleicao apenas iria colocar no poder um dos mesmos, como Lula, que assim usaria a legitimidade popular para começar a desmontar as ratoeiras contra os colegas e restabelecer o sistema. A lavajato so progride porque esses governos sao impopulares desde Dilma e porisso relutam em detonar Moro. Um presidente popular eleito agora seria um perigo.

    Responda
    1. Samuel Gueiros Jr

      Mateus deve ter votado em Collor e em Lula, que promoveram a desgraça dos ultimos governos presidenciais "populares". Mateus teria votado tambem em Getúlio, que decretou uma ditadura, e em Dilma, que arrematou a desgraça do Foro de São Paulo. Se ele morasse na Venezuela, teria votado em Hugo Chaves ou Maduro, todos muito populares. Agora, gente como Mateus sofre da Síndrome de Estocolmo, apaixonou-se por quem o violentou e sequestrou o dinheiro de todos mas quer que ele volte.

    2. mateus maia

      So na cabeça de um pig de direita a popularidade de um presidente iria ser danoso ao País, a Dilma nao moveu uma.palha contra a lava jato, pare de misturar pra confundir, esse medo que o Lula coloca nos pequenos coxas é que faz dele um fenômeno.

  9. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Não vejo possibilidade de uma atitude estadista por nenhum dos denunciados. Pensam e agem como donos do poder, especialmente o PMDB, que vem se confirmando ser a maior praga política produzida no país. Uma facção que ocupa o poder há tempos.

    Responda
  10. LUIZ RUIVO FILHO

    Concordo parcialmente com "banho de detergente" mas, antes, aguardar avançar a "limpeza do grosso da sujeira" pela Lava Jato para não pairar dúvidas sobre a higienização mas, não apenas do cenário, principalmente dos políticos espertalhões e infratores. Há necessidade de Reforma Política e Eleitoral urgente com inclusão do Voto Distrital Puro, sem coligações, para o eleitor continuar a limpeza no tempo e data certas. Acabariam Partidos Nanicos e de Aluguel que nada fazem e não prestam prá nada.

    Responda
  11. reginaldo costa faria

    Única eleição livre que dará certo e não vincular candidatos a partidos. Faz tempo que votamos em lista fechada.

    Responda
  12. MARCELO PITTA COELHO

    Eu não tenho nenhuma razão para acreditar que eleição livre agora daria um banho de detergente no cenário político. Não vejo por que os eleitores, que sempre votaram nas mesmas porc arias, iriam agora escolher um Congresso de alta qualidade técnica e moral, não vejo mesmo. Isso é um pouco dessa ilusão ingênua com eleições, como se fosse algum tipo de panaceia. Como podemos constatar pela nossa própria experiência, não é.

    Responda
    1. Samuel Gueiros Jr

      Essas eleicoes diretas agora seria a mesma coisa que decretar um carnaval de uma semana. Ai o povo vai para Avenida farrear e ver o desfile das mesmas e falsas alegorias luxuosas de marqueteiros e na quarta-feira de cinzas voltaria tudo pra mesma pasmaceira. FHC continua o mesmo esquerdista de ipanema a falar como se o povo fosse um ente de sabedoria. Ei Gaspari o povo nunca usou sabao nesses politicos vai saber o que é detergente. A lavajato eh o unico detergente disponivel

    2. Samuel Gueiros Jr

      Essas eleicoes diretas agora seria a mesma coisa que decretar um carnaval de uma semana. Ai o povo vai para Avenida farrear e ver o desfile das mesmas e falsas alegorias luxuosas de marqueteiros e na quarta-feira de cinzas voltaria tudo pra mesma pasmaceira. FHC continua o mesmo esquerdista de ipanema a falar como se o povo fosse um ente de sabedoria. Ei Gaspari o povo nunca usou sabao nesses politicos vai saber o que é detergente. A lavajato eh o unico detergente disponivel

  13. arnaldo feitoza

    Por pior que seja, o pais deve continuar a abrir seus armarios politicos atraves da pgr e lavajato, expondo seus cad a veres que se ainda não forem presos em 2018, pelo menos terão dificuldade em esconder sua putrefação. Daí é com a população.

    Responda
  14. Marco Ribeiro

    "O candidato com maior rejeição nas pesquisas", vc deveria dizer se fosse honesto... Com 64% de rejeição (maio/2017), pode esquecer seu sonho de ver o ex-comandante da orcrim no posto novamente, colunista...

    Responda
    1. Marco Ribeiro

      Quem disse que não pode concorrer senão ganha, "mateus"? Eu nunca disse isso, são os defensores do lullarápio os que dizem isso p/ assim se convencerem de que esse é o motivo das investigações contra ele, quando o real motivo é bem mais simples: o cara é ban di do.

    2. mateus maia

      É melhor vocês se decidirem, uma hora nao pode ocorrer eleições pq senão o Lula ganha, depois diz que é impossível ele ganhar, como disse Élio na coluna, se nao quer ele.presidente é melhor ir militar na Rua pq ele tá viajando o Brasil e conversando com as pessoas.

  15. Pedro de Oliveira

    Eleições livres? Este senhor pensa que está aonde?

    Responda
  16. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

    É uma saída democrática e honrosa. E deve ser limitada a candidatos com ficha limpa, sem qualquer tipo de inquérito ou condenação. E com uso de recursos públicos, sem distorção econômica na exposição e no debate. Isto seria democracia. Contudo não vejo honra em nenhum dos envolvidos legalmente com esta decisão.

    Responda
  17. Cloves Oliveira

    "A crise econômica e política pela qual o país atravessa neste momento é em grande parte forjada, mentirosa, induzida, ela não corresponde aos fatos. A crise é amplificada por uma dramatização da mídia. Essa dramatização que se faz aqui é feita pela mídia conservadora, golpista, que nunca respeitou um governo popular." A declaração é do teólogo Leonardo Boff de 11/03/2015. Se a crise é forjada, então por que a pressa e o desejo tão explícito de atropelar a Constituição?

    Responda
    1. MARCELO PITTA COELHO

      Bem, declarações do Boff não devem ser levadas muito a sério, além de ser um completo imb ecil é petista até a raiz dos cabelos. Disse isso em 2015 porque a presidente ainda era Dilma do PT, que ele defendia com unhas e dentes. Obviamente a crise política e econômica não é forjada, é real. Dito isso, também não vejo por que atropelar a Constituição e fazer nova eleição agora iria resolver nossos problemas.

    2. Adriano de Souza Gonçalves

      Está crise é política, fundamentalmente política. Fatos são fatos e com liberdade de imprensa não há mídia que consiga sustentar uma situação de crise construída. Vide o caso Venezuelano, mesmo com controle da mídia pelo estado.

    3. Adriano de Souza Gonçalves

      Está crise é política, fundamentalmente política. Fatos são fatos e com liberdade de imprensa não há mídia que consiga sustentar uma situação de crise construída. Vide o caso Venezuelano, mesmo com controle da mídia pelo estado.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.