Luiz Felipe Pondé > Coração da teologia semita é relação entre mal, perdão e misericórdia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Como não amá-lo e odiá-lo (me refiro a você, Felipe)?
Lindo. Pondé na sua melhor versão.
Tudo muito humano, demasiado humano. Inventar um deus no meio dessa história é desejo de dominação ou de superioridade num acesso a alguma transcendência.
A teologia negativa que tem raÃzes nos ensinamentos do filósofo judeu, Moses Maimonides, ganha cada vez mais espaço. Definida de maneira simples é a ação de aceitar o que Deus não é . Ciente de que Deus tinha os judeus em alta estima, Maimonides se perguntava porque Deus não colocava em ação um plano para protege-los das perseguições? A conclusão foi de que o que a BlÃblia ensina sobre Deus são verdades da mente humana. É possÃvel que Deus não faz, pensa ou sente aquilo que se atribui a ele.
este é um dos grandes textos de pondé. é difÃcil para os religiosos entenderem o porque dos ateus se interessarem enormemente pela crença e pela religião. mas a resposta pode ser mais fácil do que se espera: a compreensão profunda da natureza humana. creio que o que move pondé, ou outro ateu desalmado é a busca da compreensão daquilo que nos torna humanos. sem compreender a religião, o mal, o perdão e a misericórdia, não é possÃvel entender aquilo que é o cerne humano.
Na antropogonia órfica, os titãs, após raptarem Zagreu-DionÃsio, por ordem de Hera, fizeram-no em pedaços, cozinharam suas carnes e as devoraram. Zeus, irritado, fulminou-os, e transformou-os em cinzas, e destas cinzas nasceram os homens. Como as cinzas continham tanto a natureza titânica (o mal) como a natureza divina, de dionÃsio (o bem), nos homens coexistem o princÃpio do bem e o do mal.
Isso tem pouco de teologia. É mais Literatura e Arte.
O ser humano é muito mais criativo para o mal do que para o bem.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Coração da teologia semita é relação entre mal, perdão e misericórdia Voltar
Comente este texto