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  1. Maria Cecília de Arruda Navarro

    Como não amá-lo e odiá-lo (me refiro a você, Felipe)?

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  2. Francisco Eymael Garcia Scherer

    Lindo. Pondé na sua melhor versão.

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  3. Marco Ribeiro

    Tudo muito humano, demasiado humano. Inventar um deus no meio dessa história é desejo de dominação ou de superioridade num acesso a alguma transcendência.

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  4. Cloves Oliveira

    A teologia negativa que tem raízes nos ensinamentos do filósofo judeu, Moses Maimonides, ganha cada vez mais espaço. Definida de maneira simples é a ação de aceitar o que Deus não é . Ciente de que Deus tinha os judeus em alta estima, Maimonides se perguntava porque Deus não colocava em ação um plano para protege-los das perseguições? A conclusão foi de que o que a Blíblia ensina sobre Deus são verdades da mente humana. É possível que Deus não faz, pensa ou sente aquilo que se atribui a ele.

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  5. PAULO TARSO C V SOUZA

    este é um dos grandes textos de pondé. é difícil para os religiosos entenderem o porque dos ateus se interessarem enormemente pela crença e pela religião. mas a resposta pode ser mais fácil do que se espera: a compreensão profunda da natureza humana. creio que o que move pondé, ou outro ateu desalmado é a busca da compreensão daquilo que nos torna humanos. sem compreender a religião, o mal, o perdão e a misericórdia, não é possível entender aquilo que é o cerne humano.

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  6. MARCELO PITTA COELHO

    Na antropogonia órfica, os titãs, após raptarem Zagreu-Dionísio, por ordem de Hera, fizeram-no em pedaços, cozinharam suas carnes e as devoraram. Zeus, irritado, fulminou-os, e transformou-os em cinzas, e destas cinzas nasceram os homens. Como as cinzas continham tanto a natureza titânica (o mal) como a natureza divina, de dionísio (o bem), nos homens coexistem o princípio do bem e o do mal.

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  7. marcio alves de oliveira

    Isso tem pouco de teologia. É mais Literatura e Arte.

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  8. Luiz Carlos de Abreu Albuquerque

    O ser humano é muito mais criativo para o mal do que para o bem.

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