-
NELSON PRADO ROCCHI
Quanto as cotas acho ótima a sugestão do Helio. Devem todos os que querem cotas se autodeclararem afrodescendentes. Acaba o preconceito e a justiça é feita. Afinal, todos os Homo sapiens e Mulher sapiens por milhares e milhares de anos eram afro.
-
NELSON PRADO ROCCHI
Quanto as cotas acho ótima a sugestão do Helio. Devem todos os que querem cotas se autodeclararem negros. Acaba o preconceito e a justiça é feita. Afinal, todos os Homo sapiens e Mulher sapiens por milhares e milhares de anos eram negros.
-
JOAO SILVERIO DIAS
Hélio eu vou falar de um Brasil que talvez você pouco conheça....as cidades do interiores dos Estados do Norte.....com certos benefícios que a cotas passaram a proporcionar aos indígenas, meu amigo, você nem imagina como estão os que vivem nesta cidades querendo um Rani (Registro Administrativo Nascimento de Índio,).
-
edilson borges
não dá prá restrear o gene dos olhos puxados, da cor de pele, ou do narigão. mas dá prá medir saldo bancário, valor da conta de luz e outros parâmetros financeiros. ao contrário do que alguns escreveram, ser pobre não é raça nem viralatisse, é carência. na nossa sociedade, estratificada e de pouca mobilidade social, os negros entraram na parte de baixo e lá permaneceram, as cotas pros pobres incluiriam grande parte deles, ainda que não mire a exploração ocorrida especificamente com negros.
-
Ana Luisa Fonseca
Caro Hélio, também acho que você "forçou a barra". Com certeza a autodeclaração racial pode ser, e deve ser, investigada para evitar que grupos que não pertencem a etnia se aproveitem de cotas. Na linha de seu pensamento se eu me autodeclarar pobre mesmo recebendo mais de 10 mil por mês eu tenho direito a concessões e etc? Começaremos um debate sobre o que é pobreza? Espero que os transexuais consigam o direito de mudar seus registros.
-
Paulo Cesar de Oliveira Oliveira
Caro Hélio, sempre o tive como um modelo de inteligencia, sabedoria, bom senso e racionalidade despida de preconceitos,com o beneficio adicional da escrita clara e elegante e uma argumentação geralmente impecável. Como dizer que a ciência não sabe se raças realmente existem? Você (e qualquer criança) com certeza consegue bater o olho num grupo de pessoas que não sejam produto de intercruzamento racial e saber quem é caucasiano, asiático ou negro.Se é assim, como é que nao existem raças?
-
Herculano JR 70
O rac-/ismo e a xeno--/fobia são sentimentos legítimos d identidade d grupos q foram importantes na evolução d civilização. Algo como o stress. O estrangeiro era o inimigo. O mundo global torna obsoleto esse sentido, portanto, deve ser recondicionado o q é um processo lento. Qto a diferença d seexxo, parece estar mais na biologia q nos reflexos ideológicos. Afinal gde parcela de comportamento por gênero é mais cultural q natural. Caminhamos para uma igualdade comportamental de gênero.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.