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  1. nair odete de campos

    O INEP, inepto pelo jeito, buscou esses valores onde? Só se alguém está ficando com uma boa parte dos nossos salários, pq nem hoje, em 2017 ganhamos 3000 reais, imagina em 2014. Quero a diferença!!!

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  2. neusa aparecida de oliveira paiva freitas

    3.300? Ah sim então vamos dividir 3300 por 2 o que equivale a um cargo 1.650,00, ou seja o profissional trabalha mais de 8 horas por dia, faz muitas horas de planejamentos e um monte de registros burocráticos e não chega a esse valor de salário por 40 horas semanais.Infelizmente se tem algum professor do ensino fundamental e médio que recebe isso na rede publica é uma minoria.Que pena!

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  3. Luiz Carlos de Abreu Albuquerque

    Enquanto o professor do ensino público não tiver as mesmas condições de salário e de carreira que os professores do ensino público universitário, nenhum jovem competente optará por ser professor do ensino fundamental e médio. O mercado de trabalho que não o docente lhe será muito mais atrativo. A solução é essa, simples assim. É cara? Sim, é, mas, infelizmente, não há outra solução. Ensino de qualidade é muito caro.

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  4. Jose Roberto X de Oliveira

    Isso está ficando sério. Gente demais e tudo mundo quer tudo de graça! Salário/lucro é para trazer dignidade. Hoje com a Uber e outros aplicativos lotou de gente na atividade e a lucratividade foi para o espaço. Ninguém ganha o suficiente para manter qualidade de vida. A Segurança de quem usa nem faz sentido também

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  5. MARIO SERGIO COSTA VIEIRA

    Não sei onde um professor ganha R$3.300,00 na rede municipal e estadual.

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  6. Denis Tavares

    E para piorar, um currículo péssimo. Subtrai-se da criança e do adolescente um tempo preciosos para ensinar-lhes baboseiras desinteressantes, alienantes, doutrinadoras. A reforma no ensino médio é um alento. Mas é muito pouco, ainda. Português e matemática são base das outras disciplinas. Porém, o que é a base de Português e Matemática? Lógica! É preciso ensinar lógica. É preciso ensinar empreendedorismo, finanças pessoais, e tirar do currículo quase todo o resto.

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  7. Hercilio Silva

    Vergonhosa a afirmação de redução do número de matrículas. Isso ocorre porque muitos já nem consideram a rede pública por questões de qualidade. Na verdade muita gente está com seu orçamento comprometido por mensalidades, ensino médio já é mais caro que faculdade. Com qualidade as matrículas na rede pública cresceram. Governos que não cumprem sua parte fecham escolas por não oferecerem serviço atrativo aos pagadores de impostos.

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  8. Denis Tavares

    Depois de muito ler sobre o assunto, hoje considero que a única saída para o país é o liberalismo, e em seu formato mais radical, ou seja, redução drástica dos impostos e liberdade dos pais para colocar s filhos em escolas particulares (que remuneram diretamente o professor), com a possibilidade de formação de formatos variados de escolas (cooperativas, tutores). A interferência estatal, que obriga a altos impostos, está acabando com o futuro do país. O currículo tembém precisa ser mais livre.

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    1. Denis Tavares

      Aliás, Anselmo, fique atento à revolução na educação que está surgindo com a internet. Isso irá se aprofundar. E será cada vez melhor e mais barata

    2. Denis Tavares

      Anselmo, vc parte do pressuposto de que mudança faria ficar tudo igual. Esse é o grande equívoco de quem critica uma proposta liberal radical de baixar impostos e acabar com o ensino público, e reduzir enormemente o currículo obrigatório. Com menos impostos, haverá mais recursos nas famílias para custear educação privada. Apenas com essa modalidade, haverá enorme concorrência de ofertas, preços, qualidade e formatos. Como vc (quase) leu, incluí cooperativas (de professores e de pais), tutores...

    3. ANSELMO VITAL OLIVEIRA

      Que absurdo! Pelo jeito, o senhor nunca conversou com um professor que tenha trabalhado para a iniciativa privada. Procure se acercar do percentual de professores do ensino fundamental, cuja remuneração não ultrapassa o salário mínimo. Imagine se sua estúpida utopia vingar.

  9. ANSELMO VITAL OLIVEIRA

    Estou na iminência de me aposentar. Atuei como um sacoleiro da educação por mais de trinta anos.Por dignidade. Mesmo na condição de professor público nas esferas estadual e federal! Sempre que sugeri aos alunos a carreira de magistério, fui alvo de chacota e da opção deles por uma vida menos estressante, melhor remunerada e mais valorizada pela sociedade. Vocês foram felizes na passagem:"Ajustes graduais do número de docentes podem permitir, no futuro, que se pague mais a cada um deles."

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  10. Herculano JR 70

    Aproveitando o gancho, o artigo diz: deve-se tirar partido, por fim, das transformações demográficas que reduzem a cada ano a quantidade de matrículas na rede. Um pais q fica velho, portanto gasta em aposentadoria, previdencia, deixa d ser jovem e deixa de gastar em escolas.Cade o dinheiro q ñ esta sendo remanejado??

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