Demétrio Magnoli > A Lava Jato perecerá se não for contido o espírito jacobino Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
A lava jato faz bem ao paÃs quando mostra as entranhas da corrupção instalada nos poderes da nação. Hoje sabemos de forma cristalina por que não temos educação, saude e tantos outro serviços básicos . A nossa classe polÃtica é o pcc de gravata.. A mÃdia deve tomar vergonha e ajudar a nação a se livrar dessa gangue instalada em brasÃlia e não se aliar a ela.
Um texto lúcido.
No andar de cima, a questao nao e' nem mesmo de culpa. Todos tem alguma. E' a tisna da politica que contamina e condiciona o comportamento. Ate' mesmo os funcionarios estaveis (Desembargadores, procuradores, ministros das cortes) adquirem esta visao de corpo/classe tal qual se tivessem desprendido das camadas inferiores do estamento social e agora a realidade e' outra. Saloes, luxo, homenagens, medalhas, poucos se atreverao a julgar e condenar (punir) aquele com quem tomou cafe'.
A questao e': Punir ou nao punir? Nos, brasileiros, ate' aceitamos a punicao desde que seja "nos outros". Nunca nos "nossos". Va 'a cadeia no final de semana e pergunte 'as pessoas que ali estao para visitar familiares. Na maioria das vezes jurarao de pes juntos pela inocencia do familiar ou a injustica que esta sendo feita, Passemos ao andar de cima (classe media): Aqui se concentram a maioria dos juizes e promotores. A punicoes sao mais raras e leves. Ja vao libertar a Nardoni. Segue...
Sem guilhotina. Vamos de arresto, forçados e paredo'n. A todos.
Embora eu tenha o desejo de ver Temer, Aécio e todos os outros envolvidos nessa corrupção deslavada atrás das grades, tenho que reconhecer a correção do texto do Demétrio e da importância de se ater aos limites da lei. Hoje a violação das garantias legais pode ser contra os corruptos mas amanhã pode ser contra qualquer um de nós.
Noutras palavras, o que DMag diz é o seguinte. Pra não acabar logo, é preciso que a operação deixe de operar. E se continuar operando, acabará. Bem na hora que começa a apanhar tucanos-mores...
Sergio Moro e Dallagnol são Lava Jato; Fachin e Janot são petralhas golpistas defensores do Pixuleco. Tentam nos vender gato por lebre.
Sergio Moro e Dalloagnol são Lava Jato; Fachin e Janot são petralhas golpistas defendores do Pixuleco. Tentam nos vender gato por lebre.
Caro colunista, A interpretação da Constituição e das leis deve respeitar os direitos humanos e isso o foi feito. A coluna está tendenciosa. O que eu vi até agora foi uma movimentação sem igual para livrar a cara de corruptos. Eles têm até direitos demais. A maioria se enriqueceu com negócios escusos e corrupção. Na cadeia ou com perda de bens não foram muitos. Aliás, quase nada. Jacobinos, quem? Francamente, estamos muito longe dessa justiça. Muito mesmo.
Preciso, isento, claro e instrutivo ao alcançar toda a miséria polÃtico/jurÃdica.
quando afirma que é preciso evitar o fenômeno "jacobino" da Revolução Francesa. De fato o messianismo dos "Antônios Conselheiros" de plantão será uma tragédia. Ouso discordar apenas no ponto em que o sr. Identifica esse processo na atual fase da Lava-Jato. Entendo que é preciso encerrar a operação, sob pena de não se conseguir avancar em nenhuma agenda que permita o desenvolvimento social, instirucional e econômico. Todavia, encerrar não pode ser passar a mão na cabeça de quem foi pego roubando
A coluna é precisa e tenho exatamente lembrado do perÃodo do terror na revolução francesa, os fatos jurÃdicos que estamos presenciando. Guardando ainda a ausência da guilhotina.
As opiniões de Demétrio, ao meu ver, continuam de suma importância em nossa caminhada na construção de um PaÃs livre e justo.
E quem vai me calar ou ditar o que escrevo? Humhumhumm, vai ter que ir bem além das ameaças. Covardia é para pelegos.
E o que mais o Fabrizio, o democrata educado, fará para me intimidar além de identificar e divulgar onde moro? Espero que não seja uma nova atitude fascista ainda mais agressiva, senão ele poderá ter que comer pão de queijo no fórum da cidade.
Conciso e preciso. Agora Demétrio, prepare-se para as análises tortas de seu texto, que serão feitas movidas por posições polÃticas apaixonadas.
Caro Teixeira, quem está dizendo que os procedimentos utilizados pela LJ são instrumento de vingança é vc e os analistas isentos. Eu acho que são intrumentos apropriados pra desbaratar quadrilhas de poderosos. Máfia, Gangues e afins se protegem, só com táticas como as que estão sendo utilizadas se consegue combater esses criminosos. O resto é romantismo oportunista, parcial e protecionista.
OK Prates, divergimos, e respeito vossa opinião.
Caro Wrolli, creio que há uma diferença entre nós: eu incluo o PT também no andar de cima....
E quem vai me calar, você? Humhumhumm, vai ter que ir bem além das ameaças.
A escolha, será do intimidador.
E o que mais o Fabrizio, o democrata educado, fará para me intimidar, além de identificar e divulgar onde moro? Espero que não seja uma nova atitude fascista ainda mais agressiva, senão ele poderá ter que comer pão de queijo no fórum da cidade.
Kkkkkkkkkk, será este o mesmo Fabrizio que até ontem defendia as pixulecahgens do PT em alguns milhares de seus posts? Não entendo o que pode ter acontecido, afinal o PT de hoje é o mesmo de sempre. Será que acabou o pixulecoh?
dbistas pilantras: bastou a operação encostar nos poderosos do "andar de cima" para os "juristas", analistas "isentos" e toda sorte de hipócritas virem com essas análises de ocasião, com esse rosário de argumentos oportunistas e protecionistas. A vida real, do brasileiro real, é repleta de "conduções coercitivas", que muitas vezes a condução é só de ida; de delações cujo prêmio é o pau-de-arara; de prisões preventivas eternas etc., etc... E todos esses arautos da moralidade jurÃdica se calam.
Tem gente que parece viver numa realidade paralela, outra dimensão,outro mundo, talvez em Bolivarolândia, ou Pixulecosburgo, ou ainda Manipulópolis...
Como escreveu Demétrio: "Temer é uma desgraça e Aécio vale menos que a tinta desse texto, mas ambos não passam de notas de pé de página na nossa história", não entendo isso como "proteção do andar de cima", além do que os erros da vida real devem ser combatidos e não generalizados ou institucionalizados, como ferramenta de vingança, que sempre pode se inverter.
Elementar, e só não vê quem não quer ou não pode. Demétrio tenta salvar a Lava Jato, a original, de Curitiba, pedindo a prevenção de ilegalidades; quem tenta minar a operação são os "escolhidos" de Lulah e Dilma, Janot e Fachin que, aliados ao Joesley, aquele que enriqueceu com a ajuda de... Lulah e Dilmah, "chutam o balde" tentando livrar a cara dos padrinhos.
Texto redigido com muita...dor/revolta? O que há nas entrelinhas?
Honestidade e capacidade intelectual, algo estranho a pixulequeiros.
Há uma lei que diz que criminosos devem ser punidos e há uma série de leis que os criminosos fazem para escapar da devida punição. A qual dessas leis o articulista se refere? Devemos respeitar a lei em sentido amplo, ou seja, o ordenamento jurÃdico e seus valores maiores. Leis ilegÃtimas, pois contrárias à vontade do Direito e, portanto, à democracia, devem ser desprezadas. Curioso que as "reformas" sejam tão urgentes e a defesa da democracia possa esperar, eternamente, pela alteração da lei.
Ah tá!! Mais um fazendo comparações com a Europa.
Demétrio ! Parabéns pelo texto.
Enquanto a madeira batia apenas em Chico, tudo lindo, Procuradores heróis, JuÃzes atuantes, delações sérias, gravações (ilegais) corretÃssimas, etc... Foi começar a atingir Francisco... Os "alertas" de perigo pipocaram! Magnoli dá mais uma mostra de seu conhecido partidarismo, mais nada. O assustador é ver que há quem o aplauda...
Não tenho dúvidas de que a Lava jato cometeu e comete excessos. Acredito que seus componentes e o juiz " estrela" dessa operação deixaram-se levar pelo fascÃnio dos holofotes. Por outro lado, acredito também que o colunista Demétrio Magnoli não criticaria os procuradores, o juiz Moro e a própria operação se o atual governo e o PSDB não tivessem sido atingidos.
O papel que esse senhor "escreve" só serve para uma coisa: ...na falta de papel higiênico...
Se o Temer, que conseguiu levar adiante reformas importantÃssimas e tirou a economia da rota do abismo, é uma desgraça, a Dilma é o quê? O texto trata da importância de se preservar o estado de direito, mas parece esquecer do que é a polÃtica real.
É risÃvel esta moralidade seletiva dos doutores da mÃdia...
A pergunta que precisa ser respondida pelo ilustre articulista é: que espÃrito jacobino deve ser contido: o das elites que achincalham a nação tentando conter a sangria, a moda Romero Jucá, ou o espÃrito jacobino que põe à s claras o poder das ratazanas que, sem refinamento nenhum, insistem em matar a galinha dos ovos de ouro entregando o paÃs ao grande capital?.
Texto infeliz. Comparação infeliz.
Fico imaginando se o Demétrio fosse um dos juÃzes do STF e embasasse o seu voto nessa comparação furada com a revolução francesa. Não sei se suportaria o ridÃculo. As operações contra o Aécio e o presidente foram legais. Se os membros do executivo e legislativo querem ficar livres dos constrangimentos atuais, sugiro que parem de receber propina, principalmente em espécie. Se o dinheiro for legal, peçam para o doador fazer um TED. Até o cara que conserta telhado recebe assim hoje em dia.
Infelizmente isso tem ocorrido em todas as esferas do judiciário, que se transformou realmente em despachante do ministério público. Aos advogados só resta a figura de coadjuvante, servem apenas como figuras decorativas no "estado democrático de direito". Consequentemente a lei nunca é observada, mas tão somente a opinião do ministério público, mesmo que contra o que manda a lei.
IncrÃvel, mas os escrevedores de colunas neste diário fazem de tudo para salvar o pequeno grande lÃder barbudo . E vocês ainda tem a coragem de se dizerem isentos ... Triste !
Fachin despachante de Janot! Forçou só um pouquinho em Manholi!!!! Tá a serviço de quem?
Joesley, Janot e Fachim, o trio de cavaleiros da impunidade dos bolivarianos, deturpam a Lava Jato e impressionantemente se esqueceram da autoria de Lulah na montagem e chefia do maior esquema de corrupção do planeta, ou que não se esquecem jamais dos favores dele recebidos. Se estão como o rabo preso e não dá para investigar direito, é só devolver o processo para o Moro que ele resolve.
Fachin despachante de Janot! Forçou só um pouquinho em Manholi!!!! Tá a serviço de quem? Sai urubuzada!
Pelo que se entende da opinião do articulista, a revolução francesa foi um erro...afinal de contas não seguiu estritamente a lei..
Não vejo como combater bandidos, seguindo estritamente a lei que eles mesmos escrevem.
Luigi e Luiz, me desculpem, mas quem vota esperando favores, também tem culpa. Livre-se do atuais polÃticos, e corre-se o risco de termos novos da mesma laia. Por ex, Cristovam Buarque, homem honesto e candidato a presidência querendo consertar o Brasil com educação de qualidade: 2% de votos.
"Eles" que mancomunados com a justiça e imprensa deseducaram hábil e suficientemente o povo ao ponto de terem a certeza de que, por mais que façam, terão sempre os votos agradecidos de que precisam... Faz-nos rir.
"Eles" que foram eleitos mas não representam ninguém a não ser eles mesmos
"Eles", que o próprio povo, democraticamente, elegeu.
As ilegalidades de Moro foram muito bem vindas enquanto interessavam aos barões da mÃdia. Agora que desnuda os polÃticos conservadores e neoliberais passou do ponto, não é? Agora que ameaça à s reformas impopulares e autoritárias, tramadas em tenebrosas transações, longe da pátria distraÃda, é hora de parar, é isso?
Critiquem Moro o quanto quiserem, será somente para seus próprios ouvidos já que seu lugar na história já está reservado, um homem Ãntegro e defensor da lei que venceu como lisura uma secular estrutura oligárquica e corrupta amplificada descomunalmente pelos petistas que antes se achavam donos do PaÃs e da verdade e, inconformados, agora esperneiam pelo que perderam.
Coluna filosófica sem os pés no chão. Bom é inimigo do ótimo. Estamos em uma situação extremamente deteriorada para o lado ruim. Fazer a punição de maneira exemplar é totalmente apropriado neste contexto. Evitar fazê-lo com receio de estar exagerando não é observação apropriada dentro de nosso contexto. Estes agentes estão todos correndo risco de vida. Ficar questionando seus métodos é, no mÃnimo, sinal de covardia e demonstração de que está pegando pelo em ovo.
Onde estava este "paladino da justiça" quando juntaram-se 400 corruptos liderados pelo "traidor" atual ocupante do "planalto" e o "carrasco" preso em Curitiba "estupraram" a CF "inventando um "crime de responsabilidade" para apear do governo uma presidenta legitimamente eleita pelo povo, onde a maioria dos doutos juÃzes senadores eram corruptos e seu lÃder o playboy de "copacabana" esta quase algemado, deixe de ser hipócrita...."manhaoli" coxinha do "bando do pato amarelo" e "panelereiros"!
O que os petistas amigos do Pixuhlehcoh Janot-Fachin fizeram não foi uma delação, foi uma lambança partidária. Cancelar um acordo de delação desses, tendencioso e ilegal, é valorizar os que são feitos moral e legalmente.
Agora, caro colunista? Há 3 anos isso acontece, mas antes podia , não é? Agora q chega perto dos seus ficou inconveniente. Essa é a indignação seletiva q atrapalha o paÃs. Pra A pode, pra B não. Reppuggnnantte
Repugnante é criticar uma pessoa Ãntegra, honesta e sóbria como o Demétrio, que nunca escreveu uma vÃrgula motivado por vaidades e interesses, e seletivos são vocês, que inventam a própria verdade e ainda acredita nela, certamente se julgam seres superiores, acima do bem e do mal.
Ou o Brasil acaba com a esquerda populista, ou a esquerda populista acaba com o Brasil. O PT e pixulequeiros associados são a grande saúva do Brasil.
Não Ricardo, só tenho que sustentar minha famÃlia com meu trabalho, por isso defendo o fim de privilégios, que, por coincidência, é o objetivo final de petistas.
Você tem cargo na atual administração federal ou é filiado a alguma das agremiações que o compõem?
Gente, é questão de caráter da esquerda que destrói o que tÃnhamos de bom, vejam: Janot, Fachim, Lewandowski, petistas, arrasam o justiça; Lulah e Dilmah, gurus da esquerda arrasaram economia, instituições, coesão social, soft power nacional e o orgulho do brasileiro; Paulo Freire, comunista, gestou a destruição de nosso sistema de educação vitimizando alunos pobres; "artistas" de esquerda arrasam nossa cultura valorizando funk sexista, libertinagem e uso de drogas. Para onde vão nossos valores?
Cancelar acordo de delação é proibir futuras colaborações. Quem defende esta idéia não imagina as consequências ou tem interesses nela. Que haja punição a quem homologou o péssimo acordo. Mas revogar é extinguir um dos poucos instrumentos que dispomos ao combate desta corja de corruptores e corruptos.
O que os petistas defensores do Picuhlehcoh Janot-Fachin fizeram não foi uma delação, foi uma lambança. Cancelar um acordo de delação desses, tendencioso e ilegal, é valorizar os que são feitos moral e legalmente.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > A Lava Jato perecerá se não for contido o espírito jacobino Voltar
Comente este texto