Opinião > Cotas subjetivas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

    Vocês não entendem. O branco pobre, vizinho do negro na "comunidade" não merece nenhum apoio porque alguém da mesma cor teve escravos a mais de um século atrás. Pouco importa que o branco nunca teve um antepassado dono de escravos. Pouco importa que negros tenham participado ativamente do tráfico. A dívida é de todos os que tem a mesma cor. É uma lógica muito elevada e complexa que só os negros conseguem entender.

    Responda
  2. Claudio L Rocha

    Nós o povo bobão deste republica de bananas prosseguimos aceitando como normal o sr. temer com o monte de denuncias de crime responsabilidade, durante o mandato, continue mandando em todos nós e usando a presidencia para se defender das acusações ...inacreditavel

    Responda
  3. PAULO JOSE HERNANDEZ

    Excelente texto, tudo que sempre pensei sobre cotas.

    Responda
  4. Marcelo Arias

    A-hã.... Como se não fosse possível mentir sobre renda... O país quase não sofre com sonegação, não é mesmo? Além disso, o preconceito existente no Brasil é racial mesmo... Nenhum segurança te persegue depois de te perguntar o saldo... Te persegue porque enxerga a pobreza na sua cara, na sua pele, na sua cor....essa é a 'atitude' suspeita para muitos...

    Responda
  5. Hildebrando Teixeira

    O falso argumento vitimista usado p/ criar a lei e esconder a incompetência em reformar o ensino básico, era de que os descendentes de escravos carregavam uma herança histórica de exclusão, precisando ser incluídos socialmente, quando então a lei deixaria de vigorar; ocorre que, exceto em cantões de RS e SC, todos aqui são descendentes de escravos, índios e europeus, alguns predominantemente europeus mas de pele escura e outros predominantemente africanos mas de pele branca.

    Responda
  6. Hildebrando Teixeira

    Lei de cotas no Brasil é racionalmente indefensável e virou a única coisa que poderia virar num País de mestiços, uma fonte de privilégios p/ determinados tons de cinza que teoricamente poderiam inferiorizar o indivíduo, mas que no fim terão que ser impostos pelo inquisitor já que é algo subjetivo, que varia culturalmente e individualmente. (comentário já publicado a uma semana atrás).

    Responda
  7. André Brandao

    Cotas sociais acessadas pela renda so necessárias e já existem desde de 2012. Estas combatem desiguladades economicas. Cotas racias tb sao necessárias, pois combayem desigualdades de fundo racial.

    Responda
  8. André Brandao

    Cotas sociais acessadas pela renda so necessárias e já existem desde de 2012. Estas combatem desiguladades economicas. Cotas racias tb sao necessárias, pois combayem desigualdades de fundo racial.

    Responda
  9. André Brandao

    Cotas sociais acessadas pela renda so necessárias e já existem desde de 2012. Estas combatem desiguladades economicas. Cotas racias tb sao necessárias, pois combayem desigualdades de fundo racial.

    Responda
  10. Herculano JR 70

    Nem tudo que é legal é moral. Talvez seja o contrario. Pior ainda, q o q é legal as vezes é absurdo, como essas cotas, em pais de 50% de pardos de todas as nuances, mais pr-etos, mais brancos. Deveriam estabelecer cotas de empregos em 1888, para integrar os pr-+etos. Hoje ñ precisa mais. O q precisa é desenvolvimento economico para integrar a todos.

    Responda
  11. EDUARDO BASTOS

    Exatamente. No dia em que combatermos a pobreza ao invés da desigualdade (seja econômica ou racial), os outros problemas automaticamente desaparecerão. É simples. Ações "afirmativas" são cosméticos que só escondem o real problema: a pobreza.

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      O combate à pobreza interessa aos pobres; o combate à desigualdade interessa aos políticos.

  12. Adonay Evans

    O ministro da Suprema Corte norte-americana Clarence Thomas é negro, mas votou contra as cotas raciais. Em seu voto vencido, declarou: "A Constituição abomina classificações baseadas em raça, porque todas as vezes que o governo coloca os cidadãos em registros raciais e torna a raça relevante nas provisões de encargos ou benefícios, ele deprecia a todos nós"

    Responda
  13. Adonay Evans

    A questão é mérito x cor da pele. A sociedade que introduz um fator racial, por vezes subjetivo, em lugar de igualdade cria discriminação. Ao invés de assistir de forma adicional a população marginalizada diretamente na infância, de forma a melhorar o "handicap" negativo de sua origem, (pobreza e pouca cultura dos pais, por ex.), o Estado Tabajara optou pela saída "fácil". Bate um carimbo em um prontuário e pronto. Com isso acha que resolve séculos de desigualdade.

    Responda
    1. Luiz Carlos de Abreu Albuquerque

      A sanha burocratizante em nossa cultura bacharelesca é indomável. Resolver eficazmente os problemas reais da sociedade passa ao largo.

  14. Nádia Lardo Sanchez

    A utilização da renda como parâmetro para o preenchimento de tais cotas é o que deveria ter sido feito desde o início. Na verdade, todos deveriam ter acesso à educação de qualidade para que pudessem concorrer em pé de igualdade à vagas em universidades e postos de trabalho, sem depender de cotas.

    Responda
    1. joao schneider

      Irretocável, o sistema atual é deplorável.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.