Opinião > Vícios fúnebres Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    A lei que nos obriga a enterrar é abusiva. A tecnologia atual permite a criogenia e a manutenção do corpo em nossas casas sem ter que adotar essas práticas primitivas de colocar debaixo da terra.

    Responda
  2. MARCIA CRISTINA POLON

    Totalmente contraditório, o reporter quer fala que a familia do pobre que morre tem que pagar propina para ser enterrado e então vem a solução mágica, privatizar...só esquece que privatizando o pobre nem vai mais entrar nos cemitérios, ai sim vai ter que pagar, Tudo que o imposto pagava, hoje temos que pagar, pedagio, vistoria, placa, taxa de luz de poste, taxa de lixo, taxa de esgoto, tudo, lembra quando pagavamos IPVA e andavamos nas rodovias, e eram ótimas? o imposto foi criado para isto.

    Responda
  3. denise messer

    Artigo contraditório: o título sugere que o problema é porque o Estado tem o monopólio, como se a privatização fosse a solução. Não é! Isso está acontecendo no Rio, quem perde um familiar sabe as dificuldades criadas para vender as soluções, tudo nas mãos da privatização. A falta de transparência e de regulação sugere que o mesmo acontecerá em São Paulo.

    Responda
  4. Cloves Oliveira

    Nos países desenvolvidos, e mesmo nos emergentes mais organizados, a profissão de Diretor Funerário é regulamentada, reconhecida e exigida para que a funerária possa operar. Para obter a licença é preciso ter educação superior, especialização em Ciências Mortuárias e passar no teste nacional da profissão, como se faz no Brasil com advogados. Aqui infelizmente virou um negócio vulgar, operado por pessoas mal preparadas e muitas vezes, mal intencionadas; nem os mortos são tratados com dignidade!

    Responda
    1. Herculano JR 70

      Em minha opinião o estado ñ deve regular profissaõ alguma. Forma de impedir a oferta. Exame de profissão,como a ordem, nem pensar. O Exame da OAB é um absurdo Afinal ela representa advogados e tem muito interesse de impedir a oferta e aumentar a concorrencia, portanto ñ representa estudantes. Mas se ha exame o cusro deveria ser desnecessario. Passou é advogado. Passou é medico. Mesmo assim ñ deveriam ser feitso por entidades de classe.

  5. Herculano JR 70

    No caso de cremação existe a possiblidade de venda de caixão usado?

    Responda
    1. JOAO LUIZ S VENDRUSCOLO

      Uma boa pergunta! Mas, parece que eles cremam com o caixão. Será verdade?

    2. JOAO LUIZ S VENDRUSCOLO

      Uma boa pergunta! Mas, parece que eles cremam com o caixão. Será verdade?

  6. Herculano JR 70

    O artigo é meio contraditorio. Censura o monopolio mas aplaude a privatização, q tem sido passar monopolio publico para mãos privadas, muito pior. O q deve ser feito é a criação de normas de serviços e abrir a competição clara para os interessados, para serviços, caixões e acessorios. Melhor ainda era estimular a cremação, q deveria ser privada, q acaba de vez com essa historia de enterrar q alem de tudo polui com chorume.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.