Opinião > Ideologia nacional Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Mário Luiz Casaverde Sampaio

    Primeiramente, a pesquisa deveria ter abordado não direita ou esquerda, mas destinação orçamentária. A grande discussão popular hoje no Brasil está centrada em para onde deve ir o dinheiro arrecadado. Para uns para a educação, a saúde, programas sociais e focam melhorias imediatas para uma grande massa mais carente. Para outros, investimentos cujo interesse está mais voltado para o resultado final da aplicação do recurso. Portanto, é muito mais uma discussão sobre o rumo a ser dado ao dinheiro.

    Responda
  2. Alan Vieira

    Enquanto a massa for alienada e não estudar, sempre vão trazer o que quiserem com eles....

    Responda
  3. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

    O brasileiro pode não ser capaz de votar, porque o negócio é complicado. Mas é capaz de perceber que o que impede a volta da escravidão é o poder do Estado sobre o mercado. Confiar na boa vontade e humanidade do Capital? É ruim, hein?

    Responda
  4. joao schneider

    Então tá .... perguntas genéricas , respostas evasivas e existe um empate técnico entre esquerda e direita ? Algo tipo : sou gaúcho , logo gosto de acarajé.....

    Responda
  5. Denis Tavares

    Já não bastou a pesquisa ten denciosa (é, quem concordava que o motivo do desemprego eram as condições exteriores era classificado de esquerda; quem concordava que o desempregado é vag abundo e pre guiçoso seria de direita - chega a ser patética). Aí, agora, força a barra de novo e diz que a população é antiliberal (contrariando pesquisa que o próprio PTê encomendou à Fundação Abramo nas periferias de São Paulo).

    Responda
    1. Denis Tavares

      O próprio editorial mostra que as pessoas querem menos impostos, saúde e educação particulares. Isso é liberalismo. Mas, fica no raciocínio complexo de que o estado tem que promover o desenvolvimento (isso é abstrato e relacionado à estrutura - e promessas- atual). Essa pesquisa, o título desse editorial e o próprio editorial são patéticos.

  6. Rodrigo Carvalho

    Por essa lógica dos "valores" da FSP, qualquer sujeito que seja, ao mesmo tempo, gay, ateu e funcionário público, será certamente da extrema esquerda!

    Responda
  7. eduardo mello

    ué!!! ontem o brasileiro era predominantemente de esquerda e agora e meio a meio! e vc Folha é o que?

    Responda
  8. Hildebrando Teixeira

    O jornal comunista tenta convencer que quem defende oportunidade igual para todos é esquerdista, que piada!, é exatamente isso que defende o liberal e é tudo o que a esquerda do PT não fez em 13 anos ao não fazer reformas, não investir em infra-estrutura e piorar ainda mais o ensino público, garantindo incapacidade de ascensão social, resumindo, não preparou o pobre para exercer função bem remunerado e não agiu criou vagas, governou pra si mesmo e para quem lhes dava dinheiro.

    Responda
  9. Peter Janos Wechsler

    Moral da pesquisa: o brasileiro não é nem de direita, nem de esquerda. Muito pelo contrário.

    Responda
  10. Herculano JR 70

    Nem sou d direita nem d esquerda. Sou do contra. Contra o poder e por estado serviçãl pequeno em receita e sob controle d sociedade. Esse negocio d esquerda e direita nasceu d uma divisão geografica na Reunião d Estado Gerais na França. Uma divisão entre produtores, burgueses e operarios e os restantes, na esquerda, e os improdutivos , nobreza + clero, na direita. As ideias se misturaram e se perderam. Agora serve para marchar, tambem fora de moda: esquerda direita esquerda...Ñ tem cabimento

    Responda
  11. COLOMBO MELO

    A ignorância, a baixa formação intelectual da maioria do povo brasileiro, fazem este acreditar nos políticos como "salvadores da pátria", e mesmo que eles roubem escancaradamente, como aconteceu nos últimos anos, continua votando neles. O liberalismo só acontece em países em que a população não é tão desinformada.

    Responda
  12. Ivo Pera Eboli

    De fato o Estado é o grande responsável pela economia, mas não como operador direto através das Estatais, mas sim como um regulador da atividade econômica equilibrado, eficiente e honesto. Assim, considerar esse quesito como de "esquerda" talvez não seja apropriado. Nem esquerda nem direita, o certo.

    Responda
  13. Cloves Oliveira

    O fato de 76% acreditar que o governo deva ser o maior responsável pela promoção da prosperidade dá uma ideia dos desafios que temos pela frente. O governo não possui dinheiro. Tudo que faz é tomar recursos de um grupo e dar para outro. A maioria das pessoas ainda não entende, ou não possui incentivos para entender, que é a liberalidade econômica, ou seja menos governo, que cria prosperidade. Como o governo vai criar prosperidade se metade do que arrecada vai para manter a si próprio?

    Responda
  14. Hildebrando Teixeira

    Esse editorial só tenta consertar a vergonha que foi o artigo e a própria pesquisa do Datafolha sobre o assunto, mera peça de propaganda ideológica tentando diminuir do forte renascimento de valores conservadores na sociedade brasileira após a decepção com a esquerda petista. A Folhah tenta simular que tudo que é bom é de esquerda, como a própria defesa de liberdades individuais e de oportunidades iguais para todos, o cerne da filosofia conservadora. Lamentável.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.