Opinião > Pêndulo chileno Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. RAFAEL SILVA

    Bem que o Bolsonaro tinha razão quando disse que a nossa ditadura deveria ter sido muito mais rigorosa. Pinochet fez uma boa limpeza de vaga/bundos oportu/nistas e populistas incom/petentes disfarçados de revolucionários. Ou seja, na redemocratização chilena só ficou gente boa. Enquanto na nossa todos os vaga/bundos que tanto lutaram pelo poder acabaram conseguindo. Triste falar isso, mas é a verdade.

    Responda
  2. EDUARDO BASTOS

    Ah Chile... que sorte você teve ao receber Milton Friedman na década de 80. E que sorte você ter Pinera, um economista liberal austero e rígido (a FSP não deixa isso muito claro, mas é a realidade) que revolucionou a previdência daquela país. É só comparar Chile e Brasil para ver exatamente como perdemos o caminho do desenvolvimento econômico. Sorte para o Chile se Pinera ganhar.

    Responda
  3. Cloves Oliveira

    O Chile está no caminho certo para ingressar no clube dos países desenvolvidos, a despeito das viuvas do Allende ainda insistirem em manter o país no subdesenvolvimento. Um dos destaques do país é o programa "Start Up Chile", destinado a atrair empreendedores estrangeiros. Quem tem seus projetos aprovados recebe $30 000 para serem usados no custeamento dos projetos e manutenção pessoal. Economia estável, boa infraestrutura e pessoas com boa educação ajudam a atrair empreendedores estrangeiros.

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      Exatamente. Milton Friedman tem seus méritos neste caminho. Nada como um país ser maduro o suficiente para entender que o caminho correto chama-se liberalismo. O Chile fez o dever de casa, privatizou, reformou a previdência, investiu em educação básica e flexibilizou o mercado de trabalho. E aqui? Ainda estamos na pré-historia econômica.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.