Demétrio Magnoli > Na França, urnas aposentaram uma elite política e fabricaram outra Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. antonio brandao

    Para mim "urnas aposentaram uma elite política e fabricaram outra". Nada mais legítimo. Difícil encontrar a perfeição, mas o que é importante na maturidade de um sistema político é a mudança radical de uma elite de comando. Surge uma cara de 38 anos, restaura o sonho. Pode ser que no final não dê em nada... Não creio !

    Responda
  2. Flavio Matos Petroli

    É muita inocência imaginar que essa pseudo "nova onda" não estaria atrelada ao sistema político estabelecido. Trata se do mesmo sistema vestindo uma nova roupagem para tentar se manter no poder. Como dizem eles "controlar as mudanças para que as coisas continuem as mesmas". O velho e bom " t r o u x i s m o!".

    Responda
  3. MARCELO PITTA COELHO

    Alguém acreditaria que o PT, depois de tudo que aprontou se recuperaria tão rapidamente? Pois é, mas aconteceu. Porque a esquerda é hegemônica culturalmente por aqui, domina as universidades, o ensino básico, a cultura... depois da redemocratização o país tornou-se praticamente refém cultural da esquerda. Tem seus esbirros na mídia, na Justiça, no Ministério Público, na cultura, e fizeram o serviço. Agora, os chefes do esquema monstro montado nos anos PT, são o Temer e o Aécio, não Lula e cia.

    Responda
    1. MARCELO PITTA COELHO

      Portanto, não é difícil que, em vez de um Macron, tenhamos um Lulon" novamente. Lula é réu em cinco processos, condenado em um, mas está todo dia em cima de um palanque fazendo campanha eleitoral antecipada, Dirceu foi liberado provisoriamente é está por aí vociferando e ameaçando. Parece normal isso? Se parece, não é, só é possível devido ao predomínio cultural da esquerda. Não defendo Temer e Aécio, comprometeram-se, mas obviamente são acessórios ao grande esquema armado nos governos petistas.

  4. José Cardoso

    Pelo que eu entendi, ele conseguiu essa maioria legislativa porque a eleição é por distrito e em 2 turnos. Assim, com 30% dos votos por exemplo no país todo, consegue-se quase 2/3 na câmara. Eu acho um sistema que distorce a representação dos eleitores. Já pensou se a Le Pen tivesse ganho e contasse com essa maioria? Era o fim do mercado comum. Mas como dizia o Nelson Rodrigues, quem não tem sorte acaba morrendo atropelado por uma carrocinha de abacaxi. Os Franceses tiveram sorte.

    Responda
  5. Peter Janos Wechsler

    Veremos o que acontecerá no fim. Os eleitores franceses mostraram maturidade. O artigo, talvez não intencionalmente, é uma laudo à social-democracia. Um estado com viés de esquerda em assuntos sociais e viés de direita globalizante em assuntos econômicos. Fracasso retumbante dos socialistas de ara/que (Mélenchon) boliv/arianos e da extrema direita naz/ista (Le Pen).

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      "da social-demicracia"

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.