Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. GERMAN C ALFONSO R

    Regras implícitas de convivência nos supermercados, nas escadas rolantes, nas calçadas, nos restaurantes dos Estados Unidos. Será?? Certa vez, estava numa grande loja de departamento em Nova Iorque e uma mulher simplesmente surtou com o todos no elevador porque as pessoas não desceram para que ela, seu filho e seu carrão de bebê pudessem entrar. A grama do vizinho é sempre mais verde.

    Responda
  2. José Cardoso

    Essa diferença de comportamento realmente chama a atenção. E não resisto à tentação de uma "profunda" explicação sociológica. Os europeus do norte são mais individualizados que os do sul, que por sua vez são mais do que nós latino americanos. É muito menos comum por exemplo indivíduos sozinhos em bares ou eventos aqui do que lá. Assim, para eles, apropriar-se do espaço público é uma inaceitável manifestação de puro egoísmo. Aqui, eu coloco uma mesa na calçada para meu grupo, não para mim...

    Responda
  3. ROGERIO LUIZ

    Ainda bem que o próprio colunista enxerga que ele também faz todas essas coisas que crítica pois quando estava no supermercado não tinha capacidade de perceber que atrapalhava os demais. É questão de educação sim, coisa que o dinheiro não compra. Temos que reclamar com o sr. Mario prata.

    Responda
  4. Peter Janos Wechsler

    Pois é. Falta muito para o brasileiro respeitar a regra de que os direitos dele acabam onde começam os do outro. Ele é mais igual do que os outros. Civilidade, palavra desconhecida em Pindorama.

    Responda
  5. Egon Luiz Rodrigues

    Canso de ver essas coisas no dia a dia! Brasileiros reclamam dos seus políticos, mas no seu dia a dia tem comportamento de malandro!

    Responda