Opinião > Dissonância na equipe Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. EDUARDO BASTOS

    Excelente editorial! Parabéns FSP! PRC chegou e já mostrou que pode revisar um posicionamento correto de sua antecessora. Os "amigos do rei" devem ser tratados como qualquer outra empresa. As taxas de juros devem ser iguais às de mercado. A FSP mostra que está de olho nas políticas clientelistas que sempre roubaram a república sob uma ótica keynesiana falha, errada e míope. O dinheiro do povo brasileiro tem que ser tratado com mais responsabilidade. PRC parece não entender isso.

    Responda
  2. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

    Editorial inepto. Trabalha para o mercado financeiro? Rabello de Castro é dos poucos Economistas neste país que pensam no benefício de todos. Lara Resende outro. Acha que juro real de 5% para empresas é subsídio? O que está distorcido não é o juro para as empresas e sim a taxa que os ilícitos do Copom definem como básica da economia. 10% de juro real contra 1% que nos seria cobrado do mercado internacional. Ouviu a delação do Palocci que começou a entregar este esquema? Saiu no JSB no sábado!

    Responda
    1. Claudio L Rocha

      O psdb pátrocinou nossa desgraça, são eles que governa. Para derrubar dilma e imporem neo liberalismo que fhc nao havia terminado, infernizaram o Pais até derrubar a eleita. Sabe para que: Analizem a reforma previdencia e trabalhista que libera até gravida trabalhar lugar insalubre, 12 horas trabalho e meia hora almoço tudo isso sem aumentar um centavo no salario, jornada intermitente que permite patrao pagar menos de um salario minimo. Eles mantem plantão comentaristas para td parecer bom

    2. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

      Precisam aprender a ler? A referência para o subsídio é a taxa selic que o governo decide o quanto quer pagar. Se ele coloca acima do razoável, o que é razoável parece ser subsídio. 5% de juro real em dívida de longo prazo é pouco? Se o governo estivesse com juro correto de 1% real na selic, não haveria subsídio. Por que ilicitude de governo ou inépcia administrativa dele deveria afetar o setor produtivo? Rentistas têm conflito de interesse na questão e não deveriam se envolver nisto.

    3. José Cardoso

      Comentário inepto. Os subsídios não serão extintos. Apenas aparecerão no orçamento. Empresa A está recebendo x reais de subsídio. Não fica debaixo do tapete.

    4. EDUARDO BASTOS

      Eu realmente não sei se você já teve uma discussão "pari passu" de Economia como a que você vem tendo aqui. Deveria gostar de expor seus argumentos e mostrar a falácia dos meus. Mas você só repete a mesma cantilena, sendo incapaz de analisar o fenômeno dos "juros do Brasil" como algo político e relacionado ao poder que o Banco Central tem para "remunerar" o Tesouro. Acho que os juros baixos são o reflexo de uma Economia sólida e não apenas uma "canetada" de burocratas.

    5. EDUARDO BASTOS

      O governo paga 10% no mercado interno porque pode lançar mais facilmente seus títulos através do Tesouro Direto e ter dívida em reais e não em dólares. Isso é óbvio, até mesmo para o melhor economista keynesiano. Depois que o Tesouro Direto foi lançado, as portas da esperança abriram-se para o governo. Se não tem dinheiro, qual a solução? Vamos gerar títulos e alongar o prazo dos que já existem. Vai ficar para o próximo governo pagar, não é? Assim, até eu governo.

    6. EDUARDO BASTOS

      Não perco tempo comentando os "seus" comentários. Isso aqui é público e não estou ofendendo ninguém. Apenas aponto sempre que existe uma interpretação mais simples e óbvia para isso. Juros altos no Brasil servem para remunerar o governo através de seus títulos. Eu não penso de cabeça para baixo. E acho que você deveria abrir mais sua cabeça, meu caro. Existem teorias e explicações que podem ser diametralmente opostas às suas. E você já se identificou como keynesiano. Eu não concordo com ele.

    7. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

      Vc pensa de cabeça para baixo. O empresário que tem acesso ao mercado externo pega lá fora, se tiver receita em US$ compatível com o investimento. O meu problema é o meu governo pagar com os meus impostos 10% de juro real no mercado interno se poderia pagar 1% no mercado externo, e colocar o meu país em depressão com desemprego e violência desumanos. Este é o meu problema, mas parece não ser o seu. Não entendo porque perde tempo comentando meus comentários. Faça os seus em paralelo.

    8. EDUARDO BASTOS

      Se você fosse um empresário e tivesse a opção de 1% real no exterior e quase 10% aqui, o que você faria. É a lei da oferta e da procura. Simples. Crowding out.

    9. EDUARDO BASTOS

      Se você fosse um empresário e tivesse a opção de 1% real no exterior e quase 10% aqui, o que você faria. É a lei da oferta e da procura. Simples. Crowding out.

    10. EDUARDO BASTOS

      Insisto porque é o óbvio ululante. Para retirar dinheiro dos investidores, aumenta-se os juros. Isso é Economia básica. O governo precisa desta "isca". Como eu já falei, olhe para a dívida pública brasileira e você terá a noção do estrago. Sei que governo não é PJ, mas também sei que o dinheiro não cresce em árvore. Baixar juros agora é insano. Só para quem defende um keynesianismo de quermesse.

    11. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

      Vc insiste neste tema. Já lhe expliquei que governo não é o mesmo que PF/PJ. Não morre e entra em falência. Por isso que o mercado internacional nos cobraria 1% de juro real e não temos porque pagar 10%. Esta sua visão de fluxo de caixa negativo precisando pegar dinheiro é muito simplista para justificar o juro. Se fosse assim qualquer projeto de investimento teria juro estratosférico. E tem mais, em 2013 quando subiram o juro tínhamos sup. prim. e déf. nom. de 2%. O juro q causou o rombo.

    12. EDUARDO BASTOS

      Definem as taxas porque precisam de dinheiro. E por que precisam de dinheiro? Porque se endividaram além da conta. Analise os dados. Você verá que não há como o governo se financiar sem que a taxa de juros esteja alta. Não importa se há ou não conchavo entre governo e empresas (eu acho que sempre existiu). O que realmente importa é que matemática do governo não fecha se ele não consegue captar dinheiro no mercado para fechar seus buracos.

  3. Cloves Oliveira

    As estratégias estão postas e cabe a cada um tratar de implementa-las. O momento de discordar já passou, do contrário o ruído vai começar a espantar os investidores. Pode-se até discutir as melhores maneiras de atingi-las, mas questionar a essência seria insubordinação. A mudança não é uma destinação assim como a esperança não é uma estratégia

    Responda
  4. Claudio L Rocha

    O psdb pátrocinou nossa desgraça, são eles que governa. Para derrubar dilma e imporem neo liberalismo que fhc nao havia terminado, infernizaram o Pais até derrubar a eleita. Sabe para que: Analizem a reforma previdencia e trabalhista que libera até gravida trabalhar lugar insalubre, 12 horas trabalho e meia hora almoço tudo isso sem aumentar um centavo no salario, jornada intermitente que permite patrao pagar menos de um salario minimo. Eles mantem plantão comentaristas para td parecer bom

    Responda
    1. Alan Vieira

      Eles que patrocina a desgraça dos pobres, querendo sanciona reforma trabalhista, reforma da previdência, e perdoando dívidas dos patos amarelos.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.