Luiz Felipe Pondé > Existem dois tipos de populistas; um deles poderá ser o próximo presidente Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Cardoso

    Tem também o populista empresarial, que defende baixar os preços dos produtos e serviços prestados pelo Estado aos empresários (eletricidade, petróleo, juros de bancos estatais, impostos sobre as empresas) para conseguir financiamento eleitoral. Os votos populares conseguem pagando bons marqueteiros com esse dinheiro, e jurando que essa concentração de renda é necessária para o país acelerar seu crescimento.

    Responda
  2. NELSON PRADO ROCCHI

    Doria não é populista e será o próximo Presidente.É a favor das privatizações das Estatais, fontes de licitações superfaturadas e propinas de volta e dos Bancos públicos fontes de empréstimos a fundo perdido e propinas de volta, diminuição drástica do Estado com demissão de comissionados e de funcionários fantasmas, fim do capitalismo de compadrio e implante do capitalismo de risco e fim do privilégio da Elite burocrática,corporativista,ineficiente e corrupta dos três Poderes.Presidente moderno.

    Responda
  3. Mauro Machado Gonzaga

    Pondé se corrói por não ser artista nem intelectual é apenas um bo-çal.

    Responda
    1. Ricardo Borges

      Mais um leitor comentarista que ataca a pessoa do articulista por ser incapaz de atacar o conteúdo do artigo. Haja paciência.

  4. Marcelo Costa

    "Um novo estereótipo da sua imagem, no contexto mais recente, é o de um evangélico contra gays. Um fanático religioso com ares de resposta ao 'horror esquerdista'. Afora jovens raivosos e com dificuldade de sociabilidade, esse tipo tende a atrair o mercado clássico dos eleitores populistas de extrema direita..." No caso de homens, tende a atrair aqueles que pegam menos mulheres." Hehehe... Perfeito!

    Responda
  5. celso bittencourt

    “Os homens são tão Simples que quem quer Enganar sempre encontra Alguém que se deixa Enganar.” - Nicolau Maquiavel

    Responda
  6. NACIB HETTI

    A qualidade do resultado está diretamente vinculada à qualidade do eleitor jovem (preponderante). Por enquanto ele está preocupado onde vai sacudir o traseiro no próximo fim de semana.

    Responda
  7. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    É estranho ceticismo recheado de vaticínios.... /Claudia.

    Responda
  8. Francisco Sobreira

    Estaremos, pois, em uma sinuca de bico em 2018: a volta daquele senhor que iludiu milhões de brasileiros, ou aquele militar de extrema direita.Às vezes, ao ver a situação a que chegamos, me sinto um sortudo por saber que não vou viver muito tempo. Mas os meus filhos, ou meus netos?

    Responda
  9. Luiz Carlos de Abreu Albuquerque

    Brilhante texto como de praxe. Ótima constatação : "[artistas], normalmente, entendem de política tanto quanto um bebê entende de física quântica". Perfeita a comparação, principalmente, se considerarmos a classe artística brasileira.

    Responda
  10. Cloves Oliveira

    O problema é que o populismo, contrario ao liberalismo ou o marxismo, não é um bloco coerente de conceitos políticos e varia de país para país. O populismo italiano é diferente do populismo venezuelano. O populismo brasileiro se assemelha mais a um regime tecnocrático que assume que o povo possui apenas um desejo, ou uma vontade: comida no prato, daí o fome zero. A vantagem das democracias liberais é que são justamente o contrário: espaço para diferentes perspectivas e alternativas políticas.

    Responda
  11. osmar Carneiro

    Parabéns, Pondé. Por saber o que foi o 18 do que mesmo?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.