Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Herculano JR 70

    Ignorante, quem ñ é? Mas, “uma” ideologia e inércia são estados de estabilidade social. Acontece q a sociedade precisa mudar, portanto precisa mudar de ideologia e vencer inércia. Mas deve cair em outra e iniciar uma nova inércia. Um mundo mutável ideologicamente, portanto sem inércia, talvez fosse muito instável e levar a insegurança. Precisamos de referencias fixas, pelo menos por um tempo. Quanto a tomada de decisões, é dialético. Uma tese leva a suas contradições.

    Responda
  2. Vera Maria da Costa Dias

    Ignorância, ideologia, inércia e falta de caráter, são os males. Sempre se pode ter um "entendimento" propício da lei, para atender os insaciáveis das castas daninhas. Eleições diretas não estão previstas por isso e aquilo. Afastar presidente legítima também não estava previsto, mas deu-se um jeito.

    Responda
  3. celso bittencourt

    "Subdesenvolvimento não se Improvisa; é Obra de Séculos" N.Rodrigues

    Responda
  4. Lucio Kammer

    Falou e disse. É isto e pronto. Mas, mesmo assim, fica a pergunta: quando será que o povo vai entender que Constituição não se muda ao bel-prazer, muito menos para atingir os interesses dos reclamantes.

    Responda
  5. maria gouvea

    Arrogância, falta de auto crítica e mau caratismo, os males da mídia expressa neste texto e representados pelo autor são

    Responda
  6. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Sim Vinicius, além da ignorância, ideologia e inércia muita saúva e pouca saúde.... /Claudia.

    Responda
  7. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

    Só quem acertar mais de 50% do Enem vota. Que tal?

    Responda
  8. Fábio Quaglia

    Excelente análise!

    Responda
  9. Wagner Nobuo Hanaoka

    Ignorância de quem? Ideologia de quem? Inércia de quem? Das elites ou dos pobres? Eu aposto que são os dos primeiros.

    Responda
  10. Nestor Bercovich

    Desde sua altura de homem do poder mediático o Vinicius nos chama de id/iotas, e faz de conta que não sabe que a demanda por eleições diretas encerra um clamor por participação popular nas decisões. A democracia foi negada com o golpe de Cu/nha, Temer e tuca/lhas, e agora com a imposição da agenda de "deformas" imposta pelo poder económico contra a vontade popular. Por isso a legitimidade e atualidade de Eleições Diretas Já!

    Responda
    1. Flávio Rezende de Carvalho

      Sonha, neném...

  11. Luiz Carlos de Abreu Albuquerque

    Finalmente, um texto sensato vindo da seção de editoriais da Folha de SP, mostrando que, para alguns jornalistas, a lógica, a razão, a imparcialidade e o respeito intransigente às leis ainda imperam.

    Responda
  12. Cloves Oliveira

    Se houvesse uma receita pronta para o desenvolvimento, não haveria mais países pobres. Mas ha de se concordar que a ignorância é uma das principais barreiras. Não é possível construir uma grande nação com um povo que possui um QI médio de 87. Nesse nível de inteligência, os conceitos subjetivos, e mesmo os objetivos, são difíceis de absorver e impossíveis de compreender. O aprendizado, independente do sistema, sempre será deficiente, até porque o que mais importante aprendemos é fora da escola.

    Responda